quarta-feira, 22 de abril de 2009

MUD - Multi-User Dungeon

Durante o último período de manutenção do Line, na tarde de ontem, acabei reencontrando uma paixão antiga - meu início no mundo dos MMORPGs, mais de 10 anos atrás - os MUDs.

MUDs são MMOs em texto, normalmente jogados via Telnet ou clients específicos para a conexão.

Como os MUDs foram condenados pelos jogos mais modernos - e visualmente mais agradáveis, diga-se de passagem - a quantidade de jogadores costuma ser baixa. Apesar disso, ainda existe uma quantidade impressionante de servidores, como se pode conferir no agregador de MUDs MudConnect.

Passei por lá e fui direto conferir um MUD em estilo fantasia medieval - mal havia começado o feriado e estava faltando a dose diária de RPG. Peguei o MUD Anime Planet para testar e relembrar. Com pouco tempo de jogo, um dos Imortais do jogo - classe dos jogadores que foram elevados a um status similar a GM Helper - começou a conversar comigo e, após conferir meu IP, já me perguntou, em bom português, se eu por acaso não seria brasileiro. ^^

Por uma grande coincidência, esta Imortal também é brasileira e moradora do interior de São Paulo. O que começou como apenas um teste transformou-se em uma viagem completa pela alameda das lembranças mais distantes de jogo e um divertimento simplesmente enorme.

O importante em um MUD não é somente o jogo em si, mas a forma impressionante como a falta do gráfico parece aumentar a interação entre os jogadores. O ambiente social é onipresente e muito difícil jogar sem acabar se envolvendo nas conversas e ações dos outros jogadores.

E vocês, já conheceram algum MUD?

Caso tenham curiosidade e/ou a oportunidade, confiram o Anime Planet. Nem que seja para saber como funcionavam os MMOs antes de haver uma interface gráfica de verdade, na época em que os MUDs reuniam centenas - em alguns casos milhares - de pessoas.

Para mais informações gerais, consultem o Neka Cafe.

Um comentário:

Isma disse...

ha, eu lembro que a gente matava aula pra jogar hohohoho