terça-feira, 14 de abril de 2009

Manifesto Private - Mental Breakdown

Uma vez, há muito tempo atrás, num server muito distante, um Admin cedeu à tentação e aceitou o que seria, na visão dele, a melhor opção para o server, a fusão com outro servidor. Era para ser, mais exatamente, a entrada para um grupo de servidores, de rates variadas, sendo que faltava um server low-rate, como o dele, para que o grupo estivesse realmente oferecendo todas as opções possíveis para os seus jogadores.

Este servidor inicial, que chamaremos de L2Faction "Server A", apresentava uma certa média de players online, variando conforme dia da semana e hora do dia. Os servidores do grupo apresentavam, em sua soma, mais do que o triplo de jogadores. A decisão era óbvia: para dar um boost no crescimento do Server A, colocá-lo como uma opção distinta em meio a um público maior já estabelecido atrairia mais novos players do que qualquer estratégia de marketing.

O problema da decisão, neste caso, foi a ação necessária para permitir a união dos servidores sob um mesmo DB. Devido às versões diferentes de servidor, o Server A teria de se adaptar ao DB do grupo e realizar um Wipe, poupando a todos de eventuais aberrações e bugs gerados por uma conversão de versão mal-feita. O tempo e esforço necessários para uma conversão bem-feita estavam, aparentemente, além das capacidades dos Admins e de suas respectivas equipes.

O resultado final foi a perda de mais de 60% da "base fiel" de players do servidor - aqueles que defenderiam o server a qualquer custo - e cerca de 70% da base total de jogadores. Os novos jogadores vieram do grupo de servidores, atraídos por um ambiente novo e limpo, sem a necessidade de novos registros e criação de contas, pois a mesma era compartilhada entre os servidores do grupo. Isso fez com que a base de jogadores do grupo se diluísse um pouco mais e cada servidor registrou queda em seu movimento, pois houve um aumento no número de ambientes, com queda no número total de jogadores.

Foi uma pena, pois pensávamos ter encontrado algo raro. Finalmente tínhamos um servidor onde o Admin e sua equipe eram solícitos e acessíveis, respondendo com agilidade a quaisquer pedidos e problemas, sempre com bom senso, até mesmo na hora de dar uma resposta negativa. É um ambiente raro em que as disputas entre os players não contaminam a administração e o ambiente do server, que permanece isento. Infelizmente, como sempre, a grana e os planos de sucesso superior falaram mais alto, fazendo com que todos os envolvidos pagassem o preço pela ambição.

Onde mais veríamos casos assim...?


Em uma nota completamente não-relacionada (será?):


Parece que fui ouvido por algum Poder Superior e finalmente colocaram o último prego no caixão do DBR. O servidor inteiro, com site e fórum a tiracolo, parou de responder por volta do final de fevereiro. É interessante, pois parecia que eles estariam com uma atuação diferente desta vez.

Rykra apareceu com uma equipe de GMs interessados e com papéis bem definidos. Havia atendimento, scripters, eventos e moderação no Fórum. Só faltou o que os players mais pediram:

Uma NOVA Administração.

Não adianta dourar a pílula, não adianta mandar embora quem discorda, não adianta fingir que as pessoas mudam completamente da noite para o dia. Assim como um Skald sempre será um Skald, um Rykra sempre será um Rykra. E uma das piores coisas que alguém pode ser, quando se quer manter seu público cativo, é um Rykra.

Houve acerto, por parte da administração do DBR, ao realizar um Wipe. O ambiente estava estagnado, com bugs a rodo e muitos resultados de duping em andamento. Convenhamos, não é nada saudável ter moedas de doação dupadas quando esta é a fonte de renda do administrador servidor.

Mas quais foram os erros neste Wipe?

Vejamos... *puxando a lista de n metros do bolso*

Quando o motivo alegado para o Wipe é a existência de bugs na versão utilizada do servidor, não se reinstala a mesma versão após o zeramento. Isto é simplesmente estúpido.

Vantagens "pós-wipe" podem ser anunciadas para atrair novos jogadores e manter a base de antigos, como forma de compensar o que perderam. Doações com 50% de desconto não se enquadram como uma "compensação pós-wipe"... é pura exploração comercial e não vai atrair mais do que donators, que não formam uma grande base de jogadores, servindo mais para afastar os recém-chegados. Sem contar que, para o Rykra, toda e qualquer atividade para "dar um agradinho aos jogadores" sempre foi resumida em:

Rykra: "Vamos fazer uma promoção de DBR Adenas!" <- era quase como se isto fosse a resposta para todo e qualquer problema. Ouvi isto muitas e muitas vezes no TS....

Sem contar que a compensação aos donators anteriores dependia dos próprios provarem as "doações" que haviam feito, reenviando seus comprovantes de depósito. Pena que isso não é algo informado no momento da doação, penalizando todos os que consideraram que suas doações terminaram no momento em que receberam suas DBR Adenas. Como é que as criaturas iriam saber que precisavam guardar ad infinitum seus comprovantes... não é como se isso fosse ajudar a manter a base de donators... apenas reduz a entrega de DBR Adenas.

Com a reinstalação do server, quaisquer correções que tivessem sido aplicadas aos seus bugs anteriores foram perdidas, fazendo com que voltassem. Imaginem os players tentando trocar de classe e vendo seus npcs favoritos sem nem mesmo a opção de iniciar uma quest...

Divulgação do servidor em outros fóruns e sites? Nada. Isso com certeza não é necessário, pois a crença firme do Rykra sempre foi que:

Rykra: "Eles podem falar mal e até sair do server, mas no fundo todos vão voltar pro DBR um dia."

Claaaro! Já vimos como isso funcionou na época do Warlord level 20, quando mais de 300 players abandonaram o server para sempre. Vimos como funcionou à medida em que 600 servidores melhores foram abrindo e captando jogadores, sem que houvesse uma única mudança para melhor por parte do DBR. Essa, com certeza, é a melhor estratégia: não fazer nada, esperando sentado pelo retorno dos jogadores.

O problema do foco somente em doações é o excesso de donators, que acabam sufocando o mercado. Isto se torna especialmente crítico quando a moeda de doação é comercializável ingame, gerando um comércio secundário que enfraquece - e eventualmente acaba zerando - o fluxo de doações. Sem contar que a transformação de todos em donators - primários ou secundários - afasta a presença de "real players".

Então, resumindo: mesmos bugs continuaram; novos bugs surgiram; os jogadores que tiveram suas contas zeradas encontraram, como único estímulo para upar, uma promoção mequetrefe de 50% de desconto na moeda de doação; a nova Staff escolhida para renovar o servidor encontrou um Admin desinteressado, que esperava que a mera nomeação de GMs resolvesse todos os problemas, contanto que não o contrariassem nem mexessem nas doações; absolutamente nenhuma divulgação do servidor em meio algum. Não me parece um cenário promissor.

Isso sem contar com as críticas! Como pude esquecer das críticas? Eu mesmo dei uma folga, larguei um pouco do pé do DBR, para que não ser acusado de estar me dedicando a fechar o servidor. Heh, como se isso fosse uma preocupação real. O Rykra nunca precisou de ajuda para quebrar o server. Ele sempre teve ajuda extensa para tentar manter seus players. Os críticos sempre foram o pretexto para as coisas estarem ruins e sempre levaram a culpa pela incapacidade do admin - "Se tem algo de errado com o server, a culpa é de quem está denegrindo nossa imagem". Fazer o que se as reclamações procediam.

Enfim, agora é oficial:

Adeus DBR!

Sempre se esforçando em tentar ser o melhor server BR de Lineage II (Fail) - sem contar que tentou ser o primeiro (Double Fail) - acabou, na memória dos jogadores, como sendo somente "Aquele lugar onde aprendi a jogar, mas não valia a pena para ficar". (Multi Fail)

Pelo menos agora o Rykra vai poder se dedicar direito aos jogos em que passava praticamente todo o seu tempo livre enquanto sua Staff de GMs precisava dele para dar liberação na solução de problemas, como Silkroad Online, The Crims e, principalmente, Star War Galaxies

A história de todo ex-jogador do DBR...
(Final Fail...)

Obs.: Será que alguém sabe o que aconteceu com o LordNaner?

Em tempo.

Como era de se esperar, onde um private server desaparece, mais trinta surgem no lugar. Um destes novos servidores é composto por vários membros da Staff do DBR.

Dá até graça de ver os players se enganando achando que o Rykra não faz parte da Staff.

http://www.thebbps.com/blog/wp-content/uploads/2008/09/the-simpsons-d-oh-mini-posters-71133.jpg

4 comentários:

Mateus Pacheco disse...

Fala grande Pedro!

Beleza cara?!

Depois de ler seu texto - muito bom, como já era de se esperar - me remeto a teoria da evolução das espécies: "O indivíduo mais adaptado se sobresai diante dos outros!"

Mas é isso... bola para frente!

* * *

Deixa eu te contar uma coisa... como ainda não estou com internet em casa, fui a uma lan house a umas duas semanas e encontrei uns carinhas lá que começaram a joga L2 na mesma época que eu.

Pois bem! Achei interessante comentar com eles sobre as novas atualizações do Gracia e todas as possibilidades que ele traz. Um assunto muito interessante para nós dinossauros.

Entrei no site oficial e falei:

-Ta vendo ai Filipe, essas SS ai são da nova atualização do L2: O Gracia!

Para meu grande "contentamento" tive a incrível resposta:

-A táááá... esse aí que é o LineAge C7 neh?!

hauahauahau

Isso aí Pedro... Abraços!

Skald Arnok disse...

Huehuehuheuheuhehueh!

Pior é que se desse pra colocar um C na frente, está tão distante do C5, que ficaria mais para um C11, pelo número de expansões que houveram no caminho. XD

Estou preparando vídeos e imagens do Gracia Final, direto do PTS, além da tradução (ENORME) das Patch Notes. Assim que for preparando cada parte, vou postando. ^^

Valeu a presença, Fester! Estarei acompanhando o WebFester tb. ;)

Billion disse...

Uia!O bom e velho(talvez não tão velho assim! xD )Skald ainda existe!O único GM que era anão que nem eu! ^^
Realmente,qndo jogava no DBR,achava q era o melhor server...Hj,é só onde eu aprendí a jogar E onde conhecí grandes amigos!
Enfim,pelo menos o Rykra se fudeu! xD
Ainda joga,ou é GM em algum server Skald?

FreezeHBR disse...

Demorou muito pra isso ocorrer :P
Um dia tb fui DBR Forever, hj estou rindo pq aquela merda acabou :D