domingo, 19 de abril de 2009

Gracia final countdown is near!

*Lendo sobre eu mesmo no post anterior* Certo, certo, certo... Mas dentre os detalhes, faltou o clássico "O Rykra que se exploda..." hehehehe

Especialmente agora, por ser oficial, a Dark Legion's Edge continuará a ser a minha arma favorita ^^

Agradecendo ao Skald (e aprendendo que blogs funcionam um bocado diferente de um programa de textos convencional), eu, Solaufen, cumprimento todos vocês, assíduos leitores do blog em seus momentos livres, pela leitura. Neste primeiro post, eu vinha pensando sobre o que eu deveria colocar nesta primeira vez por aqui. Olhei, olhei, olhei... E pensei "Guia para novatos!", porque não?

-*tom de sarcasmo* U-A-U! Guia para novatos, que criatiiiiiivo ein, Solaufen? - Poderiam pensar vocês.

Maaaaaaaaas... Um guia básico sempre ajuda. Eu já vi várias pessoas jogando sem saber O QUE estavam jogando. Como ninguém nasce sabendo, independente da situação, alguma estratégia sempre ajuda. Então, além deste já longo prelúdio, nós iremos agora para as dicas:


O mundo é grande

Depois de criado, o personagem estará a mercê dos problemas que podem surgir no jogo. PKs (player Kills), lags, um ataque mal planejado contra um monstro mais forte do que o esperado ou outra pessoa que ataca o monstro ao qual você já lutava (conhecidíssimo KS)... São todas possibilidades reais, e muitas delas levarão (invariavelmente) a morte do personagem. Se você não gosta desse tipo de interação, bem... Alerto-o de ir buscar algo mais ao seu gosto. Apesar da aparente crueldade deste comentário inicial, a grande maioria dos MMORPGs está neste nível, e isto faz deles jogos desafiantes, com algo a mais, relembrando-o de que você o joga com outras pessoas.


Pesquisa rápida sobre as classes

Saiba o que esperar da sua classe. Gaste uns cinco minutos para pesquisar o que ela poderá fazer mais para frente, e aproveite os níveis iniciais para saber qual é o estilo de jogo que lhe agrada mais. Existem 6 raças com um número razoavelmente grande de possibilidades, e pelo menos uma delas terá a sua predileção. É frustrante, tanto para quem evoluiu um personagem por um bom tempo quanto para as pessoas próximas a ele, ler a fatídica mensagem: "Não era bem isso que eu esperava dele..."


O primeiro dia é sempre o mais difícil

Dentro do jogo quase sempre existirá uma indicação (legível ou não) para ir até o personagem não-controlado-por-jogador (NPC) e interagir com ele. Para quem está começando tudo parece interessante (a maioria dos seus amigos mais experientes já deve ter dito "Uau... Olha só isso!"), mas vamos manter o foco. Depois de "falar" com ele (em geral, clicando na janela de diálogo que se abriu), sua primeira missão seráááááá... Derrotar alguma criaturinha nas proximidades! (Ei, você é o aprendiz, faça logo ou será "demitido!" XD). Logo após esta primeira missão, haverá uma indicação para falar com outros NPCs, próximos ou não. É a melhor hora de conhecer o mundo ao seu redor.


Missão impossível?

Aproveite as missões (quests) no início do jogo para economizar recursos e evoluir rapidamente. As missões iniciais são de rápido auxílio e após possuir mais intimidade com o jogo a evolução até o nível 20 não deverá demorar mais do que duas horas. As missões iniciais até este nível também o acostumam com a interface do mapa, e constantemente será feito uso dele. Também não esqueça de aproveitar-se dos recursos de novato: Personagens novos que chegaram ao nível 6 já podem usufruir de alguns buffs (magias benéficas) do newbie guide (guia dos iniciantes), o qual também usará de dicas para as missões de melhor recompensas para a sua evolução e cartões de troca para armas temporárias, um salva-guardas para o seu bolso.

Se evoluir sozinho, aproveite áreas abertas, nas quais caem herbs (Ervas de buff) e compreenda que matar monstros não tão fortes fazem com que sua evolução seja contínua. Monstros mais fortes podem fazê-lo parar para descansar mais vezes, e mesmo a experiência extra comparada aos monstros mais fracos não será suficiente para evoluí-lo rapidamente. Em grupo, acostume-se a ver seu papel e o dos outros no grupo: Se você é o mago de combate, não fique na linha de frente. Deixe que o healer (curandeiro) recupere a vitalidade do tanker (fighter)


Mas isso não custa muito?

Esta parte é outro ponto que pode matar a vontade de um jogador: A compra errada. Para jogadores de primeira viagem, sem amigos mais experientes, com problemas de sociabilidade ou qualquer que seja o motivo pela qual não tenha um auxílio extra, vale a premissa do Tio Patinhas: gaste apenas o mínimo necessário para fazer um futuro ótimo investimento futuro. Mas o que pode ser o investimento correto? Veja bem, os primeiros 20 níveis tornaram-se um "tutorial", no qual você não precisa se preocupar com recursos. Após esta barreira não existem mais soulshots/spiritshots de grade D ou superior a venda nos NPCs, comércio este nas mãos dos outros jogadores. Muito provável que você acabe por interessar-se em criar um anão próprio com o intento de auto-sustento. Você cria seus consumíveis, você vende os consumíveis e... Surpresa! Já está envolvido no mercado.

Mas... E se você não quiser criar um anão, um personagem a mais para evoluir e cuidar? Então vai precisar aprender a acompanhar o mercado vendendo e comprando conforme a maré. Algumas missões disponíveis nos níveis intermediários auxiliarão a angariar recursos, e (pelo menos, nos servidores oficiais) evento frequentes.


Todos por um! Ou quase...

Todos os jogadores de MMORPGs procuram por outros jogadores assíduos, com desejos e interesse de evoluir, ser o melhor... E você faz parte disso, então porque não juntar o útil ao agradável? Não existe jogo online atualmente sem hierarquia, grupos, clãs, conciliações de jogadores unidos em torno de um objetivo comum. O seu estilo e a sua personalidade serão o seu "currículo" para os clãs ao redor e sua aparição frequente chamará a atenção dos jogadores. Todos, sem exceção, querem um jogador assíduo ou, ao menos, um jogador de quem eles possam se lembrar.


E, dentro de um clã, quase sempre alguns problemas poderão ser resolvidos: evolução, recursos, companhia. Também dentro dessa estrutura, todos são (teoricamente) unidos o bastante para se defenderem, mais ou menos como uma matilha de lobos faria. Negligenciar ajuda para o clã irá retornar mais cedo ou mais tarde, com o ápice da expulsão do clã. Então saiba aonde e com quem você vai querer ficar.


Bom... Basicamente, era isso

Eu poderia me estender por mais tempo, com inúmeros detalhes extras, mas quis também ser um pouco genérico. Apesar de estar focado em lineage, os níveis iniciais em geral são parecidos na maioria dos MMORPGs, e a cada momento que passam, eles se tornam mais intuitivos, com cada um deles tendo seu charme especial.

Até o próximo post, conforme as interpéreis da vida permitirem!

Nenhum comentário: