terça-feira, 5 de maio de 2009

Conhecendo o Kratei's Cube

O que é o Kratei's Cube?


Tratei a respeito do Kratei's Cube pela última vez durante os posts a respeito do PTS Gracia - Parte 2. Em um resumo rápido, ele é uma Arena Fechada de PvP/PvE para personagens a partir do nível 70. Em partidas para até 25 jogadores, com duração de 20 minutos, o Cube está repleto de monstros e é dividido em inúmeras salas, com portas abrindo e fechando aleatoriamente a cada 20 segundos.

Os personagens inscritos entram para o Cube em busca do maior número de pontos para vencer a partida. É aqui que o sistema tem suas variações em relação ao que estamos acostumados a ver. Sendo uma Zona de Combate, é permitido o ataque normal a personagens jogadores, sendo que não se perde Exp ao morrer, nem se recebe Penalidades por Morte. O jogador morto pode reentrar instantaneamente no Cube. No final das contas, a morte é somente um contratempo momentâneo que vai reduzir um pouco a contagem de pontos do personagem morto.


Críticas e Atualização

O Kratei's Cube foi bastante criticado e até mesmo abandonado pelos players pela escassez de recompensas aos participantes. Entrar num mini-game sem vencedor para gastar Shots e ganhar muito pouco é realmente uma atividade sem sentido. Felizmente, a NC demonstrou um raro momento de sanidade e atendeu às críticas da comunidade, melhorando as recompensas.

O Kratei's Cube está relacionado com o sistema de aquisição de itens por Fantasy Island Coins junto à NPC Paddies. O ganho de moedas por partida é fixo em 10 Coins por participante que ficar até o final. Não há necessidade de ter permanecido vivo durante todo o período. Esta quantidade de moedas dobrou desde a implementação original do sistema. O mesmo ocorreu com a premiação de Exp/Sp, que foi aumentada drasticamente (informações apontam para um aumento de 10x nas quantidades por faixa de nível).

Exemplo da Antiga taxa de Recompensa.

Esta atualização nas premiações faz parte das implementações do Gracia Final.


Acesso, Registro e Sala de Espera

Como já informado anteriormente, o acesso ao Kratei's Cube é a partir de qualquer Gatekeeper do jogo (fora das cidades iniciais), escolhendo teleportar-se para Fantasy Island e, chegando lá, através da NPC Paddies, escolhendo teleportar-se para o Kratei's Cube.

[imagem]

O registro é feito junto ao NPC Kratei's Cube Entrance Manager. As partidas ocorrem de meia em meia hora (00:30, 01:00, 01:30, e por aí vai...), com os registros podendo ser feito até 3 minutos antes de começar a próxima disputa.



Faixas de Nível e Requisitos de Entrada

Personagens a partir do nível 70 podem se registrar, contanto que cumpram os seguintes requisitos:
  1. Estar com no máximo 80% do inventário (peso e slots) ocupado;
  2. Não estar em estado Caótico (PK) e/ou de posse de alguma das Espadas Malditas (Akhamanah ou Zariche)
  3. Não estar inscrito em outras modalidades de competição PvP (Olimpíadas, Handy's Block Checkers, Underground Coliseum)
  4. Não estar dentro do período de 3 minutos antes de começar a próxima partida
Todos os personagens, no momento da inscrição, devem escolher a faixa de nível adequada ao seu personagem e concorrerão somente com outros personagens que estejam na mesma faixa de nível. As faixas de nível vigentes são:
  • 70 ao 75
  • 76 ao 79
  • 80 em diante

Após o NPC aceitar o registro da inscrição, o personagem estará livre para ir a qualquer lugar e fazer o que quiser. Lembre-se, entretanto, que o personagem será teleportado automaticamente para a Sala de Espera do Kratei's Cube quando faltarem 3 minutos para o início da partida. Portanto, tente não ser peça-chave em nenhuma atividade com outros jogadores, para não acabar deixando-os na mão.

[imagem]

"Isso só aconteceu porque o nosso tanker sumiu de repente! Alguém viu para onde ele foi?"


Interior do Cubo

Faltando 3 minutos para o início da partida, todos os personagens inscritos são teleportados automaticamente para uma das Salas de Espera do Kratei's Cube, de acordo com a faixa de nível ao qual o personagem pertence. Dentro da Sala de Espera, você estará na companhia de todos os outros inscritos, além de um NPC Kratei's Cube Match Manager.

Aqui dentro, antes de começar a partida, não há nada a fazer além de esperar e, eventualmente, interagir com os outros inscritos. Como é uma Zona de Paz, não é possível atacar ninguém, muito menos iniciar Duelos.

Nas instruções está escrito: "Puxe a Barba do Anão para entrar!"

Ao término do período de Espera, todos os personagens serão teleportados para Salas aleatórias dentro do Cube. Este teleporte inclui uma sessão completa de Buffs para cada personagem, de acordo com sua classe (sistema solícito este, não acham?).

As Salas variam muito pouco em tamanho, sendo que todas elas contém um Kratei's Watcher, gerenciando os buffs/debuffs da área, além de 2~5 mobs dando respawn a cada 10 segundos. O visual dos monstros é único e até mesmo divertido.

Todos os monstros da área dropam apenas Herbs e Event Items, quando aplicáveis. São monstros relativamente pouco resistentes, embora sejam ameaçadores em conjunto com certos debuffs ambientais gerados pelo Kratei's Watcher.


Kratei's Watcher

No centro de cada sala, há um tipo de Totem chamado Kratei's Watcher. Este totem pode ser atacado normalmente e tem apenas 1 ponto de vida, com respawn de 5 segundos. Muita atenção, pois este é um fator estratégico importante tanto para a otimização das pontuações, quanto para definir quem ganha e quem vence nos PvPs dentro do Cubo.


O Kratei's Watcher define os buffs e debuffs de cada Sala. A cada respawn ele alterna de cor entre Azul (Buffs) e Vermelho (Debuffs). Os buffs são regenerações aceleradas de HP, MP e/ou CP. Os debuffs costumam ser perda de HP por Flame, Poison ou Bleed. Muito cuidado, pois os Kratei's Watcher Azuis são alvo dos monstros da sala e de outros jogadores que conheçam o sistema.

Procure sempre manter o Kratei's Watcher de sua sala em "Modo Azul", batendo nele caso a regeneração providenciada não esteja agradando. Com meu Necromante, costumo deixar o Watcher com Regeneração de MP x3 para poder lançar magias de ataque e debuff sem parar. Desta forma, o MP está sempre no máximo.

Ao atacar outro player, sempre tente começar desabilitando o Kratei's Watcher da sala dele. Um Bleed ou Flame nestas horas costuma ser uma ajuda e tanto. [+maldade]


Competição

A Competição entre os participantes inscritos para o Kratei's Cube ocorre por meio da pontuação marcada pela morte de monstros e players durante as partidas. Cada monstro ou jogador abatido vale 3 pontos para o jogador que o matou. A sua pontuação pessoal aparece bem grande, no alto da tela.


A pontuação de cada participante da mesma faixa de nível pode ser conferida pelo ícone de combate no alto da tela, ao lado da bússola.

Sai vitorioso o personagem com a maior pontuação. Entretanto, apesar de poder se dizer "vencedor" e de ganhar mais Exp/SP por ter a maior pontuação, não há muito mais em que esta colocação interfira.

O motivo, portanto, para a competição entre jogadores é somente tentar reduzir a pontuação dos outros personagens e poder aproveitar um ambiente diferente para caçar e abater alvos diferentes de NPCs, sem perdas para nenhum dos lados.

Táticas únicas podem ser utilizadas dentro do Kratei's Cube. Desde a busca por alvos usando a lista de participantes associada ao comando '/target', até o uso das portas como cobertura para a preparação de emboscadas. Lembre-se sempre de ficar do lado de fora das salas que estejam com debuffs ativados e ataque os alvos que virarem de costas para interagir com o Kratei's Watcher.

A morte dentro do Kratei's Cube envia o personagem direto para a Sala de Espera, onde ele deve falar com o Kratei's Cube Match Manager e escolher "Enter the Cube" para poder voltar à partida.



Recompensas
  • Fantasy Island Coins - 10 moedas por participante. Até segunda informação, é um prêmio fixo.
  • Pontos de Experiência - cerca de 5.894 pontos por monstro morto na Faixa de Nível 70~75.
  • Pontos de SP - cerca de 589 pontos por monstro morto na Faixa de Nível 70~75.


Para ter direito às Recompensas, um personagem precisa:
  1. Ter participado de toda a partida
  2. Ter alcançado um score mínimo de 10 pontos
  3. Não sofrer desconexão durante a partida
  4. Não escolher desistência junto ao Kratei's Cube Match Manager


Vale a pena?

O Kratei's Cube é um ótimo recurso para variar um pouco a evolução do personagem, alterando o grind para um ambiente um pouco mais inesperado, onde os monstros realmente não são a maior fonte de preocupações, mas a presença de outros jogadores hostis.

O acesso aos itens de recompensa obtidos através das Fantasy Island Coins também é um atrativo interessante e, com a reforma dos valores ganhos em Exp/Sp, chega até a valer a pena como campo de caça, especialmente considerando o baixo risco.

Recomendo. ;)

Obs.: As imagens serão acrescentadas aos poucos. O post sai mais cedo à pedido. ^^

Nenhum comentário: