sexta-feira, 15 de maio de 2009

Common Items

Em resposta a dúvidas vistas ingame e a um questionamento que me foi feito por e-mail, vou me deter por um momento e explicar um pouco a respeito dos Common Items, implementados a partir do CT2 Gracia - Part 1.


O que são?

Os Common Items seriam versões "simplificadas" das armas, armaduras e jóias normais que, por sua vez, passaram a serem tratadas como Superior Items pelo jogo.

Esta "simplificação" diz respeito tanto ao custo e rendimento dos itens, quanto à facilidade de obtê-los. Onde antes uma arma Top-D custava 1,5 milhão de adenas, é possível conseguir sua versão Common por cerca de 80.000 adenas.

Ao contrário dos Shadow Items, os Common Items não são temporários. Eles existem e duram por todo o tempo que o jogador quiser mantê-los, podendo ser guardados em warehouse, comercializados entre players e com npcs, ou até mesmo cristalizados.

Além de custar muito mais barato, os Common Items, ao serem Cristalizados, rendem uma quantidade proporcionalmente inferior de Cristais.


Quais as Limitações dos Common Items?

Os Common Items não podem sofrer nenhum dos seguintes efeitos:
  • Enchantment - não podem receber efeitos de Scrolls of Enchantment
  • Augment - Não podem receber Augment Effects
  • SA - As armas Common não podem receber SA
  • Set Bonus - As armaduras Common não rendem bônus por Sets fechados, independente do grade e condições.
Apesar de não renderem Set Bonus, as Armaduras Common de Grade B (Gloves e Boots apenas) e A são Seladas e podem ter seu Selo retirado normalmente - a um custo muito menor em AA, diga-se de passagem - mas a retirada deste Selo não libera nenhum Set Bonus ou qualquer outra vantagem que não seja cosmética. Ou seja, a retirada destes Selos serve somente para fazer com que as Botas e Luvas combinem com o resto do Set.


Quais são os Common Itens existentes?

Todas as armas, armaduras e jóias de Grade D até Grade A existem tanto como Common Items, quanto como Superior Items. Equipamentos no-grade e S+ continuam existindo somente em versão Superior. Os Common Items S até existem em banco de dados do servidor, mas não estão implementados para drop/obtenção no servidor oficial.

Em outras palavras, é mais barato comprar todos os equipamentos Top-D Common do que investir adenas nos itens low no-grade. Da mesma forma, equipar-se com itens Common Top-C é muito mais barato do que comprar os itens Superior Top-D.


Como é possível obter os Common Items?

Os Common Items dos grades D e C podem ser comprados, até o Top-C, nos npcs normais - Jewelry, Grocery, Armor e Weapon Shops. Lembrando sempre que os itens Top-D e Top-C só podem ser encontrados nas maiores cidades, como Giran, Rune e Aden. Além da opção de compra, estes itens podem ser facilmente dropados de mobs.

Os Common Items dos grades B e A só podem ser obtidos por drop ou por comércio entre players.

A chance de drop dos Common Items é similar à chance de drop das próprias partes para craft dos mesmos, no caso dos itens D e C, sendo um pouco mais raros nesta mesma relação para os itens B e A.


Vale a pena usar Common Items?

A resposta para esta pergunta sempre vai variar muito em relação às condições financeiras, nível de experiência e equipamentos atuais do personagem.

Uma arma Common A é uma maravilha para agilizar a evolução de personagens low-level, considerando que eles tenham recursos para suprir a necessidade de Soulshots-A.

Neste sentido, em relação às Armas Common, é sempre uma questão de comparar o ganho em P/M.Atk contra os benefícios que a arma atual oferece. Toda a evolução de Common Items que envolva o aumento de Grade dos equipamentos é bem-vinda, pois nada se perde.

Já trocas que envolvam largar um Superior Armor Set, uma Arma com SA, Jóias Augmented, etc; devem ser calculadas - e testadas na prática - com bastante cuidado antes de serem realizadas levianamente.

Meu próprio personagem trocou alegremente um Set Avadon Superior por um Nightmare Common, apenas para voltar ao Avadon logo depois. O ganho em Casting Speed compensava mais. Mantive o Set Superior B até poder fechar um Set A Superior.

O mesmo não ocorreu com a arma. Uma arma C com SA Magic Power perde para uma Common A, em termos de M.Atk. Já chars Melee que tenham uma arma B com SA Health, por exemplo, resistirão muito mais à troca.

Em resumo, as trocas de armadura normalmente não valem a pena, já o uso de uma Arma Common, levando-se em consideração a economia em Adenas e a eventual perda de capacidade por SA/Enchant/Augment, costuma ser uma boa idéia até poder pegar uma Arma Superior - especialmente válido para as armas B e A.

Nenhum comentário: