sexta-feira, 1 de maio de 2009

Liderança de um clã

Estava eu a observar giran... Tantos jogadores, tantos clãs... E em seguida me perguntei:

- Quantos desses líderes de clã são realmente capazes de liderar? -

Estava pesquisando sobre liderança e encontrei diversas fontes, algumas mais e outras menos confiáveis, mas a maioria delas diz que um líder precisa possuir no mínimo, os seguintes atributos:

  • Disciplina
  • Responsabilidade
  • Respeito
  • Dedicação
  • Paciência
  • Empatia
  • Determinação
  • Otimismo

Um líder efetivo terá, no mínimo, estas características (resaltando, este é o meu ponto de vista). Na maioria das vezes, os líderes ativos no jogo não são nada mais que gerentes: Eles administram os membros do clã como recursos, sem na verdade se importarem com os desejos ou anseios dos membros. É bem possível que muitos possuam algumas destas qualidades, mas em geral eles não conseguem combiná-las para um efeito real.

Também é possível que o verdadeiro líder do clã não esteja no topo da cadeia: O melhor amigo do líder, o veterano do clã, qualquer um dos membros (não necessariamente o de nível mais alto, mas entre os mais ativos). Este membro, subjetivamente, é, provavelmente, o elo mais importante entre o líder do clã e seus membros. É o jogador que possui influência ,as vezes sem saber, que pode enterrar um clã ao sair dele.

É a ele(ou a ela) que os outros reportam resultados ou desafetos, não por simples respeito, mas pelo desejo de estar na companhia dele/a, de participar dos resultados objetivados por ele, e ficar satisfeito em dizer que fez parte disso.

E volto-me novamente, numa comparação com a realidade, para olhar aqueles jogadores que tanto desejam fechar um set, craftar uma arma, evoluir um pet... Tudo isso, dentro de um clã. Eu mesmo, sou atualmente o ponto mais alto de um clã que, diga-se de passagem, varia dias de vento em popa com dias parados sem vento, mas foi uma conquista muito maior do que eu esperava.

Mas serei eu líder ou apenas um gestor dele?

Nenhum comentário: