terça-feira, 22 de setembro de 2009

Manifesto Private - Final

Título Alternativo: "A Regra de Ouro"

Em uma mudança radical em relação à linha que as edições do Manifesto vinham seguinte, mas mantendo ainda a idéia por trás das palavras em cada um dos posts, minha primeira, última e principal conclusão e dica é:

Divirta-se Sempre!

Não importa onde for jogar ou o que for jogar.

Tenha sempre a certeza de estar acompanhado por jogadores com os mesmos interesses, para não precisar fugir à própria natureza.

Jogue solo se assim achar melhor.

Se o jogo estiver se revelando ruim, mal administrado ou, simplesmente, tedioso, não sofra por besteira. Mude de jogo ou de servidor.

O tempo que separamos para o lazer pessoal é importante demais para ser desperdiçado em atividades que gerem mais frustração do que diversão.



O Destino do Manifesto

Inicialmente, quando iniciei este Manifesto, pensava em revelar alguns exemplos práticos para embasar a teoria de que vale mais a pena investir um pouco de dinheiro e jogar as versões originais dos jogos do que perder tempo jogando num servidor privado só para enriquecer o bolso de algum Admin às custas da manutenção da versão pirata de um MMO.

Em minha cruzada, acenei para alguns servidores e Admins, ora positivamente, ora negativamente. Vi servidores nascerem e morrerem. Recebi convites para ir analisar pessoalmente novas propostas para os mesmos servidores. Aceitei todos, passei pelos servidores, normalmente mantendo o anonimato mas, em geral, me mantive à distância de suas Staffs, mantendo para mim o que estava encontrando e seguindo a postar tanto a respeito do Manifesto, quanto outros conteúdos.

Entretanto, a idéia foi amadurecendo e crescendo com o tempo, revelando que também não adianta investir cegamente em um jogo original se ele estiver fadado ao fracasso, ou se você não tiver o perfil para a jogabilidade oferecida. Não adianta seguir na onda de um grupo e tentar se adequar a um jogo que não tem nada a ver com você.

Em suma, não permaneça jogando em um jogo/server onde você não esteja se divertindo, independentemente da situação, você sempre sairá perdendo, especialmente quando, ao olhar para o horizonte, você não vir nenhuma situação futura muito diferente.



Este também acaba sendo o meu mea culpa, pois arrastei comigo vários jogadores que nunca deveriam ter investido no Lineage II. Eles perderam tempo e dinheiro às minhas custas e divertiram-se muito menos do que deveriam e poderiam, caso a opção de MMO fosse outra.

A eles, devo desculpas e compensação. Vou procurar já outro jogo para arrastá-los novamente! <-- Obviamente, não aprendendo a lição.



Afinal, Private ou Oficial?

Ainda acredito firmemente que vale MUITO mais a pena investir em um servidor oficial e mantenho para mim um certo nível de admiração e repulsa pelos servidores privados.

Fico admirado com a capacidade que têm de manter seus jogadores, mesmo com tantas falhas em contraponto a tão poucas virtudes. Mas tenho uma séria repulsa a todo o princípio por trás da manutenção dos mesmos.

Ainda assim, não vou recriminar quem prefere manter-se em um servidor privado. O máximo que posso oferecer é informações, esclarecimentos e algumas opiniões. O que cada um faz com isso é decisão própria e pessoal.



Closure

Enfim, aqui termina o Manifesto Private, com a lição final de que, mais importante do que jogar o jogo A ou o jogo B, no Server Y ou no Server Z, deve-se sempre manter em mente a diversão em primeiro lugar.

Jogue onde for mais feliz e não hesite em anunciar para seus colegas de jogo/guilda/clã suas opiniões a respeito do assunto. Saiba reconhecer seus próprios interesses e valorize a sua diversão, pois não vale a pena sacrificar o próprio passatempo em nome da diversão alheia. A partir do momento em que você faz isso, deixa de ser um hobby e passa a ser praticamente um emprego.

Grato pela atenção e pelas contribuições.

Nenhum comentário: