terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Validade de um MMO - IV

Longo Prazo - Mais de 1 Ano e Além - Lineage II

Título Alternativo: "Manifesto Private - Strike 3 e Fora!"

Martelo um pouco mais a informação de que, de todos os MMOs que joguei, passei mais tempo nos reinos de Lineage II do que em qualquer outro.

Como também faço questão de deixar claro, não sou o que se pode chamar de um jogador hardcore. Estou a meio caminho de lá, mas ainda me identifico mais como um pouco mais entusiasmado do que um jogador casual. Realmente me aprofundo em um jogo de acordo com as informações que posso trabalhar a seu respeito.

Neste campo, Lineage II sempre me rendeu muito material de pesquisa e muitas informações para moldar na forma de guias e manuais, atividade que executo desde muito antes deste blog sequer existir.

Para tudo, entretanto, existe um fim. Creio que este possa ser o meu final em relação ao Lineage II.

Vamos por partes.



Lineage II

Passei, no total, mais de 3 anos relacionando-me com o Lineage II.

Olhando para trás, vejo um período turbulento, com muitas idas e vindas, traições de ambos os lados e muitas Discussões de Relação - as notórias DRs. A questão é que o Lineage nunca me prendeu por longos períodos de tempo, pois sempre houve alguma Crise que me afastasse do servidor onde estivesse jogando.

O interesse pelo jogo, entretanto, sempre esteve aceso, pelo menos até que eu tive a oportunidade de conhecer o jogo por inteiro, fora de um servidor privado bugado.

Foi então que eu morri como jogador de Lineage II.

Após tanto tempo, como exatamente isto aconteceu?


Conteúdo - Mantendo o Interesse dos Jogadores

Este sempre foi um dos trunfos do Lineage II, o conteúdo.

Em uma análise superficial sobre as engines utilizadas, é um "MMO típico", profundamente baseado na evolução de personagens pelo Grinding - a atividade mecânica e acerebrada de ficar dias e dias (substitua, no endgame, por meses e meses) matando os mesmos monstros nos mesmos locais para evoluir um único nível e/ou obter uma única peça de equipamento.

Um jogo destes pode ser interessante para jogadores hardcore, especialmente quando acompanhado por gráficos exuberantes e um mundo relativamente extenso para ser explorado. Entretanto, para a maioria dos jogadores ocidentais, o nível de dedicação ao jogo, ao ponto de ignorar suas falhas, necessário para manter o interesse por tanto tempo, é inaplicável.

Recompensa precisa ser sentida com uma certa frequência, inferior à contagem de tempo em anos, por favor.

Aí é que entra o Conteúdo.


Opções Extras

Todas as opções de jogabilidade que distraem os jogadores do grind diário enquadram-se neste ponto muito importante. O Lineage II dispõe de muitas engines em funcionamento para ajudar a anestesiar e manter o interesse dos jogadores, especialmente após as expansões mais recentes.

Para o Conteúdo PvP, temos as Guerras de Clãs, Sieges a Castelos e Fortresses, Arenas, Coliseu e Coliseu Subterrâneo, Kratei's Cube, Olimpíadas, entre outras opções.

Para o Conteúdo PvE, temos as Raids e Epic Bosses, Dungeons, Instances, Pailakas, Pailakas Rim, Kamalokas, Hellbound e Gracia, entre outras opções. Lembrando que o conteúdo PvE, apesar de diverso, pode muito bem recair facilmente em Grinding novamente, sendo interessante, mas não eficaz isoladamente.

Para conteúdos diversos, servindo como passatempos mais ou menos lucrativos, temos a Pescaria, Loterias, Eventos (sempre com meio pé no PvP e sendo formulaicos em sua essência - mais detalhes em um post à parte), Colecionáveis, entre algumas poucas opções diferentes neste meio.

Isto só para citar, por alto, a relação de conteúdos "alternativos" ao grinding. Com certeza seria conteúdo para interessar um grande número de jogadores por um bom tempo, considerando ainda a inclusão periódica de mais engines extras.

Onde está o problema?

Por que é tão difícil que um jogo com tantas opções mantenha sua base de jogadores?

Por que é tão fácil abandonar o Lineage II a ponto de um grupo de mais de 20 jogadores empolgados se veja reduzido a 5 ou 6 apenas em questão de meses? (só para citar um exemplo pessoal)


Comunidade e Gerenciamento

De todas as engines citadas acima, as que trariam maior variedade e sensação de mudança constante ao jogo seriam as engines de PvP, onde não se enfrenta a máquina, mas jogadores reais do outro lado da conexão. Pelo menos esta era a idéia básica a respeito.

A realidade, entretanto, nos prova que as engines que não podem ser farmadas constantemente por bots (Underground Coliseum, Kratei's Cube), ou que não resultem em recompensas rápidas e lucrativas (Kratei's Cube, Arenas, Coliseum), não reunirão absolutamente nenhum jogador.

P: Qual é a graça de se inscrever com uma party no Underground Coliseum e não ter nenhum outro competidor para as partidas?

R: Nenhuma. Pura perda de tempo.

P: O que resta do Kratei's Cube, um espaço PvPvE para até 25 jogadores, quando não há mais ninguém interessado em lutar lá dentro?

R: Grinding contra mobs diferentes.

No resto das engines de PvP, os competidores sempre serão patrolados pela "elite". Jogadores que já estão nos últimos estágios do jogo, legítimos ou não. O desequilíbrio que o jogo permite é muito grande para uma faixa tão curta de níveis e equipamentos, valorizando as conquistas de quem está por cima e reduzindo a cinzas as conquistas de quem ficou por baixo.

As formas de se reduzir esta diferença de poder são:
  1. 1 - Afundar-se no grinding com devoção religiosa; ou
  2. 2 - Colocar um programa para evoluir o seu personagem por você.
Sem contar que o jogo está tão contaminado por botters, farmers e sellers que você fica realmente espantado de encontrar um só jogador "vivo" e legítimo nas áreas de alto nível, quanto mais um grupo inteiro que não esteja fazendo uso de um bot.

Há casos de clãs endgame que expulsam os membros que não façam uso de programas para evoluir seus personagens, pois não conseguirão seguir o ritmo e/ou mostrar resultados. Vi isso pessoalmente.


A Culpa

O péssimo gerenciamento da NCSoft, sendo permissiva em relação ao uso de bots e ao comércio de itens e personagens por dinheiro real é uma causa direta desta situação deplorável em que um jogo promissor se encontra, com menos de 3 mil jogadores em cada um dos 7 servidores - divida o número por 10 para ter a quantidade aproximada de jogadores "vivos".

A outra ponta da Culpa, já que a idéia é dar nome aos bois, está com os próprios jogadores. Consumindo e fazendo uso dos programas de botting, comprando a Adena e os itens oferecidos por dinheiro real, contratando Powerlevelling e comprando contas upadas por meios escusos, só se está financiando e garantindo a permanência da situação.

O próprio fato da "Elite" ser composta por botters e farmers de reputação estabelecida e diversas vezes comprovada, só ajuda a garantir que o status quo é praticamente imutável.

Com a atual base de jogadores, a NCSoft não seria insana de efetuar um banimento em massa dos jogadores que rompem com os termos de uso. Isso seria o mesmo que encerrar o jogo e desligar permanentemente todos os servidores, pois a quantidade de jogadores que restaria não serviria para povoar nem um quarto de um único servidor.


Ou será que não?

Seria uma esperança vã e infantil esperar que os jogadores que já abandonaram o jogo voltassem após uma "limpeza radical". Creio que os analistas de mercado que trabalham para a NCSoft já tenham feito suas pesquisas a respeito do assunto, comparado suas projeções e chegado à conclusão óbvia:

"Para limpar o ambiente atual sem perder o lucro gerado pelos maus jogadores, a melhor solução seria dar a eles um novo ambiente que lhes pareça mais promissor ainda do que o atual, sugerindo uma mudança de mercado e potencialmente duplicando todas as margens de lucro - para ambos os lados."

A partir de uma conclusão como esta é que deve ter nascido o Aion...

Pa-dum Pshhh....


A Decepção Pessoal

Após tanto curtir o jogo, chegando ao auge de minha experiência e dos meus personagens, a cruel realidade finalmente me alcançou.

Ver colegas de um clã legítimo (contrário ao uso de bots e compra de Adenas), com 4+ anos de jogo na bagagem, terem suas bundas seriamente chutadas dia após dia, sem absolutamente nenhuma esperança de uma reação séria, me fez perceber que ainda seriam necessários tediosos anos de investimento para alcançar de verdade o conteúdo endgame.

Passar dos níveis 7X para os níveis 8X com sucesso e poder aproveitar as opções finais do jogo envolveria, obrigatoriamente, o uso de um bot para evoluir meu personagem e a aceitação, de ambas as partes, de entrar para um dos Clãs que já se encontram no topo. Isso contando com a desistência de vários dos obstáculos no caminho e sabendo que não haveria praticamente nenhuma diversão inclusa no pacote.

E esta percepção foi minha última crux no Lineage II.

Futuramente, posso voltar ao jogo, aproveitando os personagens e equipamentos que manterei na conta, já desativada. Isso vai depender, é claro, dos conteúdos que forem implementados até lá e da situação da Comunidade de jogadores, caso o jogo consiga sobreviver por mais tempo.

Até lá, serei encontrado em outros MMOs. Seguindo a máis básica das regras:

Um jogo deve ser divertido. Do contrário, não há motivos para dispender dinheiro para jogá-lo.

Nenhum comentário: