domingo, 9 de novembro de 2008

Manifesto Private - Strike 2

Título alternativo: "Dragões e Lordes do BRasil... como começou?"

A questão financeira de um servidor privado é sempre um fator delicado de se tratar.
  • Quanto realmente um servidor custa para ser mantido no ar?
  • Quanto o Admin poderia estar recolhendo, a título de "salário"?
  • Existe algum rateio/divisão de lucros entre os membros da Staff? Será que os GMs são pagos para fazer o que se pede deles?
  • O quanto os jogadores sabem a respeito de tudo isso?

Transparência

Se o assunto é tratado de forma esquiva pela Staff, não tenham dúvidas: alguém está embolsando o dinheiro das "doações". Se o assunto é tratado de forma direta, com informações a respeito dos custos do servidor, por exemplo, já é um bom sinal, mas ainda não é nenhuma garantia.

Onde participei de uma Staff, nem mesmo os próprios GMs tinham estas informações. Quando o Admin dava as caras, ele mesmo só aceitava tratar com um membro da Staff a respeito, e mais ninguém. Somente quem fosse "de confiança" podia ficar sabendo dados mais detalhados sobre os fluxos financeiros entre as doações, os custos e "o resto".

Compreendo os motivos do Admin para isso. Afinal de contas, o histórico realmente vai contra a transparência. As pessoas que ficam sabendo dos detalhes não costumam ficar por perto da Staff e do Server por muito tempo...

Reforços para a Staff?

Historicamente, mesmo que seja alguém de confiança, as pessoas que tomam contato com a parte financeira do servidor tendem a sofrer do "Mal de Mammon".

Vide o ocorrido neste curioso servidor. Pouco tempo depois de um wipe e já passando por vários conflitos interessantes, a base de players já estava sofrendo um bocado, quando a Staff resolveu que era hora de confiar um pouco mais e aumentar de tamanho, recrutando alguns jogadores. Nasceram, assim, os primeiros GA's (Game Assistants), cuja função deveria ser cuidar do atendimento aos players, repassando aos GM's os casos que deles dependessem.

A idéia é boa, mas foi muito mal executada devido a uma série de problemas:

  • Os GA's tinham poderes parciais de GM. Não era muita coisa, mas o suficiente para que pudessem cometer abusos. Praticamente todos os GA's ajudaram seus amigos ingame e/ou seus Clãs e Allies. Seja tankando mobs, matando rivais, ou mesmo ajudando a dropar itens.
  • Os GM's acabaram tornando-se ausentes (muitos, na época, estavam jogando Star Wars Galaxies ou SilkRoad online com o Admin...) em relação aos GA's, deixando-os "abandonados". Sem ter a quem recorrer, os GA's não conseguiam resolver nenhum problema mais grave, tirando o sentido de atender aos players e aumentando as chances de abusarem de sua posição.
  • GM's ausentes não tem como fiscalizar. Simples assim. Os GA's passaram a fazer o que desse na telha, simplesmente pq não havia ninguém para puní-los e o próprio corporativismo da Staff impedia que as denúncias de jogadores surtissem qualquer efeito. Nenhuma prova valeria enquanto houvesse a palavra do próprio GA para se defender...
A partir daí, tivemos:
  • GA's Abutre (Thunderfire) e Millhouse (Surio) convivendo com seu clan a ponto de estarem com eles no TS usando suas accounts de GA;
  • GA LukeSkyWalker turbinando sua account de player com itens que ele venderia ingame mais tarde
  • GA Necron tankando mobs de LoA, auxiliando seus colegas de clan ingame;
  • GA/GM/Developer Forgereth summonando Kariks e favorecendo players ingame, sob a fachada de "evento surpresa"
  • GA Escamoso oferecendo informações sobre a localização de PKs e de Clãs agressivos para que fossem caçados; (só pq vou jogar a merda no ventilador não quer dizer que vou me dar tratamento especial... =] )
  • GA's teleportando membros de seu clan para os locais de interesse (Raids, Bosses, cidades mais distantes);
  • GA's repassando aos seus amigos informações sobre os bugs que os GM's descobriram e estavam tentando consertar, para que abusassem antes do conserto;
Vê-se que boa coisa não sairia daí. Eis que alguns destes GA's (os dois primeiros, pra ser mais direto) receberam uma tarefa de confiança: ajudar nas implementações e testes de mobs pós-Wipe.

Tamanha demonstração de segurança e confiança nas pessoas erradas não poderia passar sem consequências graves.

Entre as principais consequências, temos a criação e manutenção de uma área altamente bugada, com mobs fracos demais, com níveis altos demais e, consequentemente, recompensas altas demais. Além disso, tivemos a criação de um novo servidor, concorrente, como consequência direta disso.

Ex-GA, novo Admin

O acesso aos arquivos do servidor, somados ao conhecimento real das finanças, provavelmente foram os fatores motivantes da criação do servidor concorrente. GA's saíram em conjunto, alegando que não tinham "suporte da Staff para atendimento".

Tudo bem, a justificativa era válida, pois a Staff estava bastante improdutiva. Onde mais você acharia respeito em uma Staff onde o "estamos trabalhando no server para o melhor conforto dos players" é igual a "estamos jogando qualquer outra porcaria durante nosso tempo livre"?

Infelizmente, essa justificativa vale mais para o caso de um GA largar o cargo e voltar a ser player, não para largar o server e abrir a porcaria de outro servidor bugado...

O GA Abutre copiou os arquivos do servidor e, motivado pelos princípios altruísticos de "montar e manter um servidor melhor para todos os players, ao contrário do atual onde estou" (leia-se "vi que dá dinheiro e quero tentar viver disso"), montou o seu próprio server. Um ou mais dos outros GA's o acompanharam, para fazer parte da Staff na "nova casa".

Se despediram (quando o fizeram) com palavras vazias e desculpas esfarrapadas. Em um ponto eu lhes dou razão: havia uma falta crônica de Administração no server. Mas como isso sempre foi uma marca histórica, não era de se dar tanto valor assim.

Até porque eu perguntaria:
"O que os faz pensar que serão Administradores tão melhores assim?"
Conhecendo pessoalmente as pessoas envolvidas (ambos os Admins), sei que a resposta seria:
"Ahn... pensar...? D'oh!"
Assim nasceu mais um inferninho Servidor Privado mal-administrado.
Como Assim?

Ok, ok. Esta é a hora em que o leitor, sabendo de quem estamos falando, me pergunta:
"Como assim mal-administrado? Você já viu o tamanho do LordsBR? Já contou quantos servers e players eles têm?"
Eu pergunto de volta:
"Já viste onde eles estão agora?"
Quantidade não é necessariamente sinônimo de qualidade. Só significa que as estratégias de marketing e de pão e circo têm surtido melhor efeito. Também significa que a sujeira dos GM's está sendo melhor varrida para debaixo do tapete.

Logo que o Abutre largou o DragonBR para abrir o Lords, ele vendeu um carro e "largou o emprego" para se dedicar full-time ao servidor. Percebendo as limitações da plataforma L2Off Hybrid C1/C3, tratou de colocar uma plataforma L2j e vestiu a camiseta de programador-defensor do Java. Nada contra a linguagem, mas os servidores L2j da época eram verdadeiras aberrações.

Ainda assim, os jogadores acabam caindo em qualquer conversa fiada, a ponto de financiar até mesmo um negócio destes... Enfim, vemos que a administração do Abutre levou a bons frutos e ele nada na grana até hoje. Alguém duvida? Ouçam a gravação de uma das reuniões com os players do server dele:




Rende ou não Rende?

A pergunta mágica parece ser esta, mas não é. Como todo o empreendimento, pode ou não render, mas depende do equilíbrio e desequilíbrio de alguns fatores, tais como:
  • As capacidades e estratégias do Admin
  • A composição da Staff
  • A inteligência dos players
O marketing, a corrupção da staff, a plataforma e tratamento de bugs... tudo isso são consequências das duas primeiras opções e parte da terceira.

A escolha da versão do server deve se adequar às capacidades da Staff e ao público-alvo desejado. A composição e tratamento da staff está intimamente relacionadas aos atos de corrupção dos GMs. Já a inteligência dos players.......

Se forem mais burros, continuarão jogando e propagandeando mais tempo em um server onde as coisas não vão bem. Se forem mais espertos, saberão se mover em conjunto para lugares melhores aos primeiros sinais de incapacidade da Administração. Por outro lado, Administrações competentes fazem com que esta relação funcione ao contrário, mantendo todos os tipos de jogadores (eventualmente os ineptos buscarão servidores mal-administrados para poderem "ser alguém")...

É por esta balança inglória que se guia a rentabilidade de um servidor.

Party Solo...?

Lembrem-se de que não adianta você ter tudo, se está sozinho em um servidor vazio.

Mesmo que um Administrador prometa que vai manter o servidor rodando, não importa a que custo, enquanto houver ao menos um "bom jogador" online.

Isso é o mesmo que você ir a uma boa festa, feita em sua homenagem, acompanhado de um monte de fotos de pessoas legais, mas nenhuma estará lá de verdade.

Saibam valorizar bem as coisas. Um Administrador deve saber valorizar seus jogadores e os jogadores devem saber valorizar o seu esforço e a sua diversão enquanto jogam. Senão, todos acabarão presos a círculos viciosos envolvendo maus jogadores e maus admins... algo nisso tudo soa familiar?

Isso tudo são alguns exemplos claros, a partir de casos verídicos. Espero que gostem e aguardem os próximos capítulos.

4 comentários:

Alex Reis disse...

Muito bom, tio skald, muito bom.

Anônimo disse...

Travar posts sobre server privado p nao ter comentario, q feio seu Drama Player, server BR é mesmo uma merda, assim como os players...

Skald Arnok disse...

Elfo Azeram,

até onde me consta, não estou impedindo comentários. Ao contrário, os estimulo sempre que possível.

Quem pode não gostar da coisa são os próprios maus admins. A principal causa dos servers privados (não só aqui, mas tb lá fora) serem simples merdas boiando online.

Algo mais útil a comentar?

Obs.: Prefiro "Drama Observer". Afinal de contas, os Drama Players em questão estão espalhados pelos próprios privates. O que não é o meu caso.

Mateus Pacheco disse...

Oba...

Alguns aparetivos/dicas dos próximos capítulos?