quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Lineage - Manifesto Private

Título Alternativo: "Custo-Benefício FTW"

Ainda vou escrever um pouco mais a respeito do meu histórico com MMO's. Por enquanto, basta dizer que tive experiências diversas com muitos MMO's diferentes, tanto em servidores privados quanto oficiais; tanto como jogador, quanto como GM. A partir desta experiência, resolvi me manifestar a respeito dos servidores privados e a mentalidade que percebo por trás de suas administrações e, especialmente, de seus jogadores.


Manifesto Private

Tenho me deparado, em minhas andanças por fóruns de servidores privados, com tópicos e mais topicos mostrando a lenta e agonizante descida dos mesmos rumo ao fechamento e, posteriormente, esquecimento.

Não são poucos os servidores que tiveram seus "dias de glória" e agora amargam períodos cada vez mais extensos com problemas mais ou menos técnicos (DB corrompido, GMs corruptos, versões desatualizadas, bugs cada vez mais horrendos, etc...). A verdadeira praga final que termina por sepultar de vez as chances de recuperação de qualquer um destes servidores é sempre a mesma:


Ausência completa de capacidade do Administrador do servidor

Bancar o Admin de um server, contratar e pagar a conta, qualquer um faz. Especialmente com a profusão de guias a respeito e facilidade de obtenção dos arquivos necessários para levantar um servidor de jogo.

Daí para SER um Administrador decente, é um mundo inteiro de diferença. Mais do que ter a cabeça no lugar e ordenar suas prioridades, o bom Admin precisa ter uma equipe capaz em mãos, poder confiar em seus GMs e saber gerenciá-los.

Só isso? Não. Há problemas que nenhuma equipe dos sonhos resolve. Os principais são:


Os Motivos que Levam a Jogar num Private Server

Por que alguém deixa de jogar um jogo em seu servidor oficial e opta por jogá-lo em um servidor pirata?

* Pelos amigos?
Possivelmente, mas desnecessário. É possível fazer amizades da mesma forma em um servidor oficial. Os ambientes de comunicação estão todos abertos e acessíveis, não é uma comunidade fechada.

Mesmo encontrar brasileiros em um servidor americano ou europeu não é nenhum desafio. Encontro-os diariamente e poucos são anti-sociais.
------------------------------------

* Pela linguagem?
Igualmente desnecessário. Se a língua inglesa é um desafio, então vá jogar Erinia, Cabal Online, Ragnarok, ou qualquer outro jogo que já tenha sido traduzido (bem ou mal) para o Pt-BR. Se você busca um jogo online de qualidade, aí a história é outra.

Bem-vindo ao novo mundo e prepare-se para encarar o mundo lá fora. O predomínio atual da lingua inglesa é uma realidade e pode ser encarado com facilidade, mesmo por quem não se interessa em aprender a língua.

Há muitos sites e guias em português para os jogos mais populares. A própria comunidade ajuda muito neste sentido.
------------------------------------

* Pelo custo?
Sim. Esta é a principal razão e um dos dois pilares da falácia que são os servidores privados. Players infestam estes servers para escapar dos custos de se jogar num servidor oficial.

Para quê? Para encontrar GM's e Admins que gerenciam sistemas de "doações" afim de extrair o máximo de lucro pessoal às custas dos jogadores. A "manutenção dos servidores" é sempre apresentada como algo digno de sacrifício.
"Vamos doar um pouco de nós mesmos para o bem da maioria"
Existe algo mais altruísta e falso do que isto?

Quanto realmente custam tais servidores? Para que evitar pagar 15~25 reais por mês se você vai encarar cobranças de 2.000~4.000 reais por mês de uma equipe que você nem conhece para receber, em troca, um serviço de péssima qualidade e itens pelos quais você nem mesmo se esforçou para merecer?
------------------------------------

* Pelas Rates?
O outro ponto sustentado pelos defensores dos servidores privados... creio ser o ponto que mais comprova a burrice de quem se mantém acreditando que são os melhores locais para jogar...

Acordem, jogadores! Vocês estão sendo tendo a mente tolhida justamente por aqueles interessados que continuem jogando onde estão: os próprios membros das equipes de administração, que sustentam que "no Oficial não é tão fácil", "no Retail demora séculos para se conseguir isso", "aqui você pelo menos tem uma chance de ser top". Preciso realmente dizer o quanto isto é enganoso?

As rates dos servidores oficiais são baixas? Sim. Mas não são o demônio que fazem parecer ser. Sabem por quê? Porque há inúmeras implementações para auxiliar os jogadores a encararem estas rates.


Upando em um Servidor Oficial

Estive tendo, como visto pelos posts deste blog, a experiência de upar do zero vários personagens no Servidor Oficial Franz, do Lineage II. A pergunta é: como tem sido?

Respondo: extremamente compensador. Contamos com NPC para buffs até o level 62; temos equipamentos mid-grade de graça até o grade C; itens até Top C à venda por preços ridículos em lojas de npcs; Pets facilmente upáveis; dungeons rápidas que rendem quase um nível inteiro em menos de meia hora...

Isso parece o Oficial? Upa-se mais rápido do que em muitos servidores privados. Mas atenção. Upar mais rápido não é sinônimo de "mais fácil". Fazemos por merecer e o jogo nos recompensa à altura. Estamos com personagens beirando o level 52, com equipamentos mid-B encaminhados e hatchlings em level 5X, prestes a virarem Striders. Isso dentro dos 35 dias ganhos ao adquirir a CD-Key e jogando pouco por dia.

Ainda assim, é o Oficial, onde:
  • os sistemas de jogo funcionam sem bugs;
  • onde não teremos Wipe;
  • onde sabemos que o servidor não vai fechar de um dia para o outro porque as "doações" não cumpriram com o previsto; (francamente...)
  • onde as atualizações são feitas dentro dos prazos e com frequência.

Visto tudo isso, creio que as pessoas ainda frequentem servidores privados por simples desconhecimento do que rola num servidor Oficial e, finalmente, porque ainda não pararam para fazer a real matemática da situação:


Vocês não estão jogando "de graça"

Todos os jogadores de um servidor privado estão sustentando a forma de vida parasítica que são os Administradores dos servidores. Estes farão de tudo para enganá-los com promessas de updates e falsos sistemas de jogo que tentam contornar as dificuldades de implementação para fazer parecer que o jogo foi atualizado de acordo com o servidor oficial.

Ninguém vai doar como forma de gratificar os Admins por seu bom trabalho. Todas as doações são feitas visando a recompensa prometida. Seguindo a idéia, não são somente os "doadores" que sustentam um servidor. Sem os outros jogadores, os doadores não teriam concorrência para gerar a necessidade da "doação".

Enfim, no frigir dos ovos, custa muito mais jogar em um servidor privado do que no Oficial, para todos os envolvidos e a única pessoa que se beneficia é o Admin. Ele está oferecendo um produto que não pertence a ele (pirataria) enquanto efetua um comércio irregular e tenta esconder isso sob a forma de "doações voluntárias".

Claaaro, as doações são "voluntárias". Doa quem quer, certo? E quanto temos uma situação hipotética como:
Se vocês não doarem X.000 reais até o dia Y, o servidor fecha e vocês perderão tudo.
Ainda parece "voluntário" para alguém?

Enfim, quem paga a conta de um servidor privado? Obviamente, o doador, que está gastando seu dinheiro e seu tempo para garantir a renda do Admin do servidor, em troca de migalhas recebidas dentro do jogo. Menos obviamente, o jogador não-doador, que está desperdiçando seu tempo em um investimento completamente instável. Assim que a fonte secar, o Admin vai se retirar e todos ficarão de mãos abanando.

Ou vocês realmente acham que o Admin vai ficar pagando a conta para que os outros joguem no lugar dele? Enquanto vocês pagam e jogam, ele estará usando o dinheiro de vocês para melhorar as próprias condições de vida no mundo real e, quem sabe, comprando Keys e GTCs para jogar outros jogos em servidores Oficiais, pois ele é mais esperto do que os jogadores que o sustentam.

Enfim, finalizando. Tudo o que escrevi acima baseia-se em experiências próprias e pessoais que vivenciei. Não há nenhum exagero ou invenção. É somente um apelo ao bom senso e à inteligência de quem estiver lendo. O resultado desta equação toda é simples:

Vale muito mais a pena jogar em um servidor Oficial, pois além de contar com um serviço decente, você saberá para quem está pagando e o quanto isso estará custando, em valores mais exatos do que somente um "caixa de doações". Toda a experiência de jogo é completamente diferente e superior. Não há comparações possíveis.

Espero que o longo texto seja de ajuda para alguém e que seja levado em consideração quando necessário. Agradeço a atenção.

Nenhum comentário: