segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"A Conversa"

Temos que conversar.

Sim, eu também odeio estas palavras. Mas, às vezes, é algo necessário e vem para o bem maior. Enrolações à parte, vamos ao assunto:

Visivelmente, minha rotina de updates e guias foi pro saco.

O mais recente post do Solaufen (belo post, por sinal) deixou claro que algo está errado.

Meu ânimo com as coisas é o que está errado.

Nos períodos em que estive mais animado, produzi mais posts e consegui realizar um trabalho melhor no blog. Deve haver algum padrão aí, mas não sei exatamente qual...

What's the Pattern, Doc...?

Meu desânimo atual tem algumas origens simples, outras nem tanto.



Bots Galore!

Em primeiro lugar, mesmo após tantas conquistas e avanços em pouco tempo de jogo, finalmente nos vimos frente aos desafios de upar personagens acima do nível 75 em um ambiente que consegue ser ainda mais dominado e influenciado por bots.

Para quem ainda não conhece os servidores oficiais, digamos que não seria exagero afirmar que 90% dos personagens encontrados nas áreas de level 75+ são, na realidade, bots.

Isso nunca foi problema antes, pois sempre nos rendeu uma diversão extra ao dar PK e tomar os locais onde quiséssemos upar.

O problema agora é o risco de perda cada vez maior, com a certeza de que a resposta a um bot morto será rápida e cruel, com risco de drop dos nossos suados equipamentos S.

Temos que conviver com a realidade de que, sem apoio, precisamos perder tempo procurando por áreas livres de farmers para upar. Lembrando que, se não tivermos companheiros de clã à disposição, temos que upar sem healers, pois o único healer dentro do nosso círculo de BRs parou de jogar por culpa da Crise Financeira.

Isso que nem falei nas War Tags de nosso clã atual...

Infelizmente, estou sem Screenshots de quando estivemos em War contra praticamente todo o servidor... Claro que wars contra bots não representam risco ou perigo, até um dono dos bots - Grand Khavatari 85/80/80/80 com skills OE'd em até +30 e Hero constante - logar para se vingar.

Mais uma party de bots passando por Dion



Clã Anti-Bots... Até que Ponto?

Além disso, após um período inicial de graça e felicidade, nossa mais recente troca de clã, do DarkStalkers para o Eximius, esfriou bastante. Saímos de um clã "BR-only" semi-parado para um clã "multinacional" bastante agitado e promissor.

Com a saída do benefício da linguagem familiar, entraram as duvidosas dificuldades de tradução - não deste que vos tecla - e conflitos culturais. Apesar disto, tivemos bastante movimentação e atividades que nos eram singulares antes, como Raids frequentes e participações um tanto quanto divertidas em Castle Sieges.

Nosso novo clã, entretanto, pareceu se mostrar bastante engajado em caçar, reportar e PKlizar os botters. Nada melhor do que ter apoio nesta luta inglória e impossível de ser vencida.

Entretanto, com a recente saída do líder do clã, várias cores se revelaram e a caça aos bots perdeu muito de seu gás, com parcerias sendo feitas com clãs botters e até mesmo aceitação de vários membros em relação a isto.

Pior do que isto, guerras movidas sem sentido, o recente kick de todos os membros do clã e a crescente falta de participação de todos os membros têm feito com que o login sirva cada vez mais para usar o chat apenas, com o roster do clã composto por cada vez mais espadas apagadas.
Em resumo, o jogo virou um MSN mais colorido e bem menos divertido.
A dúvida é até quando o Eximius vai aguentar a atual fase. Ou o líder volta e assume a coisa de vez para fazer funcionar, ou o clã vai quebrar e teremos que procurar nova casa. Preferencialmente um clã mais forte, embora o mesmo vá provavelmente significar que teremos de aceitar alguma automatização na evolução de nossos personagens...



Endgame para Quem?

O conteúdo endgame do Lineage II, que pareceu estar se aproximando rapidamente desde que entramos para um clã "maior", simplesmente escapou para além do nosso alcance de uma hora para a outra.

O ranço do Eximius contra os bots serve contra nossas intenções quando os Epic Bosses são protegidos e farmados pelos clãs e allies dominantes, botters em sua maioria.

Em resumo, não haverá endgame para nós, a menos que adotemos a mesma estratégia e larguemos um programa upando nossos chars enquanto tentamos o apply para estes clãs/allies. Não é uma opção interessante e, por si só, acaba sendo desanimadora.



"Futuro" do Jogo

No mês em que completamos um ano de jogo nos Servers Oficiais do Lineage II, a NCSoft vai estrear os servidores ocidentais de Aion Online. Os efeitos desta estréia ainda são estimados, mas creio que o impacto possa ser bastante maior na base de jogadores de Lineage II do que em qualquer outro jogo.

Quanto mais penso no assunto, mais me desanimo com o irônico destino em que um novo jogo da mesma empresa vá ser apresentado, repleto e dominado por botters, farmers e sellers de forma ainda mais intensa do que o próprio Lineage II vem sendo. É sério, confiram qualquer site de sellers para terem uma idéia. Se precisarem de links, o Google os têm de sobra.

Isso que o jogo nem foi lançado ainda...

Em resumo, estou tirando o mês em "férias do Line" para acompanhar cuidadosamente as reações do que sobrou da comunidade e ver o que ainda vai restar depois da passagem do "Tufão Aion".



Opções de Jogos

Acidentalmente, no desânimo que se seguiu a estes pensamentos e considerações, acabamos olhando para frente e desejando já poder jogar o Diablo III.
Olhando para frente, olhamos para trás - juro que fará sentido - e, quando menos esperávamos, já estávamos reinstalando Diablo 2 e setando as redes via Hamachi para jogar partidas com personagens novinhos em folha.
Diablo 2. Nunca. Foi. Tão. Divertido.

Ao mesmo tempo, fui apresentado pelo Scrotcho a um jogo que vim evitando até recentemente. Conhecia somente como "aquela cópia do WoW" - concepção muito errônea da minha parte, eu sei - e não via motivos para investir nem sequer o tempo de um trial em um jogo que me parecia a versão mais feia e com menos jogadores do WoW e do Line.

Caótico, divertido e fácil de diferenciar amigos e inimigos!

Para minha grata surpresa, Warhammer Online: Age of Reckoning foi o primeiro MMO a me arrancar risos e me proporcionar momentos reais de diversão nos meses recentes. O sistema de evolução do jogo, baseado em uma combinação genuína de PvE, Questing, Exploração e muito, mas muito PvP, ficou orgânico e praticamente perfeito.

Estou apenas no início do jogo e em contato constante com a comunidade para saber o que me espera no final, mas continuo empolgado ainda assim.
Conseguir uma Cd-key por 15 dólares, ao invés dos R$ 99,90 pelos quais o jogo vem sendo comercializado nas lojas brasileiras, foi um fator decisivo.
Como já citei acima, não considero que o Aion Online seja uma opção válida. O jogo ficou muito bonito de se jogar, mas a infestação de bots e sellers tem um agravante ENORME quando você não pode PKlizá-los por serem da mesma facção. A solução é aguardar para ver se a NCSoft vai usar as mesmas respostas mecânicas aos bot reports, como já é de praxe com o Lineage II.

Recepção Calorosa no Aion, Sellers desde o primeiro segundo.

Por último e mais inesperado, criei uma conta no Shaiya. Um MMO F2P que realmente seria o irmão pobre, feio e esquecido do Lineage II - ou, se preferirem, o irmão rico e glamuroso do Last War... *Pa-Dum Pshhh*

Juro que não foi efeito da crise existêncial, apesar de eu estar passando por uma; nem efeito da crise econômica, apesar de eu também estar sentindo seus efeitos.
A questão foi um e-mail de divulgação que recebi, anunciando o sorteio de 4 notebooks Alienware m17x para jogadores de qualquer país que tenham personagens em nível 10+.
Em meio à busca por diversão e opções de jogos, pensei: "por que não?". Imaginem só, existe até a possibilidade de eu vir a gostar do jogo e converter o blog em um compêndio de dicas e faqs sobre Shaiya...


Pelo menos as elfas são mais "interessantes" aqui... *-*

Em uma nota adicional: caso a situação que citei por último venha a ocorrer, por favor, alguém pegue uma arma e me mate. Obrigado.



Enfim, como o blog não se escreve por conta - percebam que tentei e, nos últimos dois meses, todos os posts são de minha autoria ou do Solaufen, o que comprova esta constatação - vou me puxar para concluir os últimos guias - a saber: Hellbound, Fortress Faqs, Manifesto Private e Gracia Plus - sobre Lineage II.

Ao mesmo tempo, para que o blog não fique parado, estarei postando também textos pessoais e respondendo a qualquer feedback recebido. Comentem, postem ou mandem suas sugestões, dêem qualquer sinal de vida, isto tudo contribuirá para os novos posts.

Por fim, não estranhem se aparecerem textos e guias voltados ao Warhammer Online. Quem ainda não teve a chance de testá-lo pode me enviar um e-mail para receber o trial de 10 dias sem limitação de nível. Juro que nunca vi um jogo que anime tanto pelo seu PvP frenético e equilibrado. O_O

Waaaagh!

Nenhum comentário: