sábado, 8 de novembro de 2008

Manifesto Private - Strike 1

Título alternativo: "Ligando o Ventilador"

O Começo


As coisas já não cheiravam bem desde o início. E quando digo início, quero realmente dizer "início". Afinal de contas, foi onde comecei a jogar.

Pouco me importava o que fazia ou deixava de fazer uma Staff de GMs. Eu ainda estava aprendendo a jogar e, enquanto o jogo pudesse progredir tranquilamente, tanto melhor.

Logo descobri o Fórum e a subsequente diversão que ele significava. Tópicos inesquecíveis, como as longas discussões a respeito do uso de Gatária e Mana Drug, as baboseiras do Sinistro, as teorias sobre os motivos do server estar fora do ar, a incrível Origem de Lord Naner e os intensos tratados ortográficos do Eskilo.

Era a fase de conhecimento e adaptação aos players. Estilos sendo aprendidos e conhecidos, espaço sendo demarcado. Com o tempo, passei ao grau seguinte, conhecendo aos poucos a Staff... até a imersão.

Admin + Char Player = Merda

Ao receber acesso acidental às áreas restritas do Fórum, tive tempo suficiente para ler muitos tópicos e aprender mais sobre a Administração em 15 minutos do que em todos meses que passara jogando até então. Isso foi pouco depois do Wipe de transição para uma versão "estável" do C3.

O principal tópico que me chamou a atenção foi um em que os GMs estavam identificando, entre si, seus "chars players", além de combinarem uma maneira de equalizar a forma como seus chars ficariam equilibrados, em termos de poder.

No caso, o consenso seria de que usariam uma quantia pré-definida da moeda de doação do server para equipar seus personagens. Dessa forma, não usariam poderes de GM nem outras forma de edição.

O Admin do server interviu de forma ríspida e violenta, afirmando:
Admin - Não vou aceitar edição de chars no meu Server
No que recebeu, de um dos membros da Staff, a resposta:
GM - É mesmo? E o Warlord de level 20 que você criou, Admin?

Admin - Não é da sua conta
Como resultado do Warlord level 20 - não editado, segundo o Admin - este GM e mais algumas centenas de players abandonaram o server, no momento em que este se mostrava mais promissor.

Não foi esta a única consequência do ato impensado e arrogante. De tabela, os GMs ficaram sem ter um consenso a seguir em relação aos seus chars players, desequilibrando completamente a situação e abrindo margem para futuros abusos.

Provavelmente, o Admin não queria que os GMs repetissem os seus próprios erros do passado. Isso, ou estava mais interessado em evitar que moedas de doação fossem adquiridas (pelos próprios GMs) sem que houvessem as doações em si.

Ecos do Passado

Com o tempo, fui desencavando histórias anteriores ao meu tempo no servidor.

Entre as histórias pré-wipe, havia a briga interminável entre o Admin do server e o líder de um dos clãs proeminentes do servidor. Esta briga tinha cunho pessoal e levou à criação de um clã de personagens dos GMs só para se contrapor.

O ápice foi quando os jogadores tomaram um dos castelos e o clã dos personagens editados pelos GMs foi atacar para tirá-los de lá. Foi o momento em que a farsa foi exposta, com vários chars editados sendo denunciados. Claro que isso nunca passou de um boato, pois não sobraram provas dos fatos. Vamos continuar acreditando que era mentira de "maus perdedores".
Ausências e Decisões

Um fator muito difícil de se lidar em uma Staff é a falta do Admin.

Sem ele, não há quem gerencie o sistema de doações, não há quem dê a palavra final sobre correções de bugs, manutenções do server, punições, regras e, especialmente, updates.

Mas o que fazer quando, com ele, as decisões já vem prontas e qualquer pedido de opinião ao resto da Staff é mero protocolo?

Neste sistema, os GMs destinariam-se somente ao atendimento a players. Mas então, para que serviriam os GAs? De que adianta centralizar os processos do servidor em torno de um Admin relapso?

A Staff acabou se desenvolvendo por conta própria e se virando. Assumir as rotinas em torno do server, manutenções, correções, implementações, estabelecimento de regras e suas execuções, moderação de fórum, escambau a quatro. Tudo isso foi organizado e funcionou perfeitamente, com grande desgaste aos envolvidos. Até o momento em que o Admin reapareceu.

Cada retorno da Administração parecia servir para desaprovar tudo o que fora feito em sua ausência. Nada era feito da forma como deveria, mesmo que o mundo discordasse, era só a opinião distorcida do Admin que valia. Nisso, mais de uma vez a Staff se desfez, com cada um indo para um lado.

Sonhos

Não chego a tirar completamente a razão do Admin. Seus motivos, inicialmente, eram válidos. Fazia o que fazia por gostar do jogo. Mas acabou por se perder bastante do caminho. Aparentemente, pela mesma época em que as doações se mostraram um negócio muito interessante.

Oportunismo meu fazer esta relação? Talvez.

Após o Wipe e a consequente "profissionalização" do sistema de doações, as ausências aumentaram, junto com a aparente falta de interesse. Some isso ao fato de que todos os GMs que tiveram contato com a parte financeira do server acabaram rapidamente caindo fora para abrir seus próprios servidores... coincidência?

O problema termina sendo o orgulho cego e a gana de manter o sistema da forma como "funcionava antigamente". O problema é que "antigamente" era tudo mais simples. Hoje em dia, qualquer ignorante pode pegar as versões prontas de um server, seguir uma receita de bolo e colocá-lo no ar. Agora manter isso sozinho, de forma relapsa e querer que funcione já é um pouco de exagero. Claro que não termina nisso.

Idéias a respeito de quem estamos falando? Aguardem os próximos episódios.

Nenhum comentário: