domingo, 2 de novembro de 2008

[Guia] Kamaloka - Halls of Abyss

Título alternativo: Kamalokeando

Kamaloka é a palavra da vez no Gracia.

Significado?

É uma nova instanced dungeon do Lineage 2, implementada a partir do último update, o Gracia - Part 1. Pode ser acessada somente em grupos de 2~6 jogadores, sendo restrita por faixas de nível. A própria Kamaloka tem um "nível base", permitindo a entrada de personagens até 5 níveis acima ou abaixo deste. Por exemplo, uma Kamaloka de nível 23 permitirá a entrada de participantes entre os níveis 18 (5 abaixo) e 28 (5 acima).

Cada cidade de Elmore-Aden, a partir de Gludio, possui 2 Kamalokas, acessíveis através do npc Guard Captain. A relação de cidades, assim como os níveis base das Kamalokas e Guard Captain de cada uma, é a seguinte:
  • Gludio Castle Town: Bathis (levels 18-31)
  • Dion Castle Town: Lucas (levels 28-41)
  • Town of Heine: Gosta (levels 38-51)
  • Town of Oren: Mouen (levels 48-61)
  • Town of Schuttgart: Vishotsky (levels 58-71)
  • Rune Township: Mathias (levels 68-78)
Ao entrar na Kamaloka, todos os buffs ativos são automaticamente cancelados, com exceção dos buffs dados por npcs. Em outras palavras: deixe para pegar os buffs lá dentro.

A instance, em si, é composta por uma sala apenas, com um único monstro dentro, bem ao centro. Este monstro normalmente é aggro, portanto, cuidado ao aproximar-se dele. Para quem quiser levar pets para upá-los lá dentro, cuidem de deixá-los à distância, especialmente quando os pets ainda estiverem com level mais baixo. Muitos dos bosses de Kamaloka têm ataques com dano em área.

O monstro, em si, segue o estilo Raid Boss. Não bate tão forte, mas é bastante resistente. Isso é a principal dificuldade em uma Kamaloka, pois a Instance dura exatos 30 minutos, contados a partir do momento da entrada. Caso não se consiga derrotar o monstro dentro do tempo, o grupo é ejetado para fora sem receber recompensa nenhuma. Quem morrer durante o combate só precisa escolher "Go to Village" (se não houver Ress disponível) e reentrar pelo Guard Captain novamente.

As primeiras Kamalokas podem ser feitas tranquilamente em duplas ou trios, tendo sempre alguém para levar dano e alguém que cause dano. Indo em dupla com um Healer/Buffer, por exemplo, é garantia de que a Instance falhará, a menos que o Healer pretenda "segurar a barra" levando o dano. As Kamalokas a partir do nível 40 já requerem mais pessoal e estratégia, pois os monstros são mais difíceis.

Vantagens de fazer esta Instance? Os pontos de experiência ganhos e os drops obtidos. Em termos de experiência, as primeiras Kamalokas sempre rendem 1 nível inteiro para cada participante. As Kamalokas 43+ já passam a render 30~50% de um nível, o que é consideravelmente alto para os níveis envolvidos. Os drops sempre são itens inteiros, scrolls de enchant e/ou várias partes de itens, sempre de grau compatível com o nível dos participantes.

Os monstros já conhecidos nas Kamalokas já visitadas por este que vos escreve:

Kamaloka 23
Boss:
Tipo: Ogro
Quantidade: Solo
Estratégia: Bater e Bater. O Boss não é muito resistente, nem bate muito forte. O maior incômodo neste combate são os Stun Attacks em área que ele usa.
Dificuldade: Fácil
Imagem:
Kamaloka 26
Boss: Ol Ariosh
Tipo: Ol' Mahum Commander
Quantidade: Com Followers periódicos e cumulativos
Estratégia: Matar os followers sempre que aparecerem, para que não acumulem.
Dificuldade: Fácil
Imagem:

Kamaloka 33
Boss: Crimson Hatu Otis
Tipo: Kranrot
Quantidade: Solo
Estratégia: Este Boss tem pouca força e resistência mediana. Seu maior perigo, no entanto, consiste no ataque especial que usa, fazendo dano alto em área em torno de si. O ataque é praticamente anunciado quando o Boss pára de atacar e corre até algum membro do grupo (pode ser até mesmo contra o tank, o Boss vai parar e correr um pouco). Neste momento, ele fica imóvel por alguns instantes, dando tempo para o grupo recuar e evitar o dano. Intercalar ataques e fugas é a melhor forma de derrotar este Boss.
Dificuldade: Fácil
Imagem:
Kamaloka 36
Boss: Seer Flauros
Tipo: Monster Eye
Quantidade: Com followers periódicos e cumulativos.
Estratégia: Como na Kamaloka 26, matar os followers rapidamente para que não acumulem. O Boss usa somente ataques mágicos. Recomendo, portanto, que todos os membros do grupo estejam com suas jóias em dia.
Dificuldade: Fácil a Moderada
Imagem:
Kamaloka 43
Boss:
Tipo: Stakatto Queen
Quantidade: Com Followers que não atacam, somente curam o Boss (Healers). Inicialmente um follower por vez. Com menos de 30% de HP chama até 3 followers simultâneos. Não acumula mais do que 3 deles.
Estratégia: O Boss ataca com Flame Strike (Dano em área, elemento Fogo), muito cuidado com os pets. Os followers são a maior dificuldade neste combate, pois reaparecem rapidamente depois de mortos e curam o Boss em pouco tempo, podendo virar a mesa rapidamente. O Boss deve levar bastante dano, mas o foco da luta deve estar nos Followers, que ficam melhor se forem Silenciados e Presos, ao invés de mortos, pois imobilizados e inutilizados eles não podem fazer nada, nem reaparecer.
Dificuldade: Moderada a Difícil
Imagem:

Kamaloka 46
Boss: Weird Bunei
Tipo: Dragão Marinho
Quantidade: Solo
Estratégia: Bater muito. Requer pelo menos 4~6 fontes de dano constantes. Mages devem usar seus summons para auxiliar. Ataca com magias de dano em área (elemento água) e frequentemente lança Petrify em membros do grupo de ataque.
Dificuldade: Fácil a Moderada
Imagem:
Kamaloka 53
Boss: Kaim Abigore
Tipo: Demônio
Quantidade: Com followers que explodem, causando dano em área.
Estratégia: Bater muito e, principalmente, manter atenção aos Followers. Há duas formas de lidar com eles: imobilizando-os ou esquivando-os. Tenha na party alguém capaz de imobilizá-los, para que, desta forma, sejam mortos, ou todos os membros da party mantenham-se atentos para ver quem será perseguido por cada Follower. Após algum tempo de perseguição, o Follower desaparece, sendo questão do alvo apenas correr para "cansá-lo".
Dificuldade: Moderada a Difícil
Imagem:
Obs.: Fico devendo, no momento, os outros nomes e imagens.

Update! Além desta Kamaloka, já conhecida e cujo nome completo é "Kamaloka - Halls of Abyss", também existe a nova "Kamaloka - Labyrinth of Abyss", mais difícil e com regras próprias, a ser tratada em um guia a parte. Aguardem!

4 comentários:

Ananda Soldateli disse...

Kamaloka!!!! Só seria melhor se o Shin aparecesse mais cedo... ¬¬"

Kamui / Shin disse...

Eieieieieiei...

Culpe a sociedade por exigir diploma superior das pessoas para se pagar mais pelo mesmo trabalho de pedreiro que fazemos :P

Ananda Soldateli disse...

Culpar a sociedade é complicado demais. Prefiro culpar algo mais próximo, e palpável, e verde...

Anônimo disse...

Primeiro: ótimo post.
seguindo: Fizemos Kama ontem, lvl26 e dou a sugestão que não se mata o follower do boss. estavamos com um DD e 1 tanker e um healer(que vos escreve). Não usei heal em nenhum momento. Nenhum dos dois mobs conseguia dar danos suficientes para tirar HP do pessoal, o follow era praticamente um brinquedinho.
(Auxiliei o pessoal com wind strikes arrasadores!)
a party não passava do lvl 29.

valeu aí!