terça-feira, 18 de novembro de 2008

Manifesto Private - Adeus DBR

Título alternativo: "Rest in Pieces"

Uma "Era de Ouro"

Era o que esperávamos, ao menos.

Tudo apontava para isso, pelo menos. A Staff estava reorganizada, com funções definidas para cada membro e controles rígidos sobre o que cada um estava fazendo. Os chars players com poderes de GM estavam apagados, o Admin estava banido do próprio server, relegado somente a cuidar das funções financeiras.

Novos players estavam chegando em números crescentes, podíamos reiniciar o marketing, pois cada vez menos gente lembrava-se dos erros do passado e das situações adversas pelas quais o server passara. Os players atuais, com seus clãs e alianças crescento, lutando, conquistando e antagonizando-se, davam vida cada vez maior ao servidor.

O que poderia dar errado, sendo que todos os planos estavam sendo executados à risca e novos projetos, ainda mais ambiciosos, estavam começando a sair do papel?

Duas situações especiais afligiam ainda o server, nos fazendo perder o controle sobre o ambiente e pondo nossos projetos abaixo:
  1. Os Inevitáveis Retornos do Administrador
  2. A infestação de Bug Abusers, resultado de uma péssima escolha de Versão
Ambos os problemas interligados e, infelizmente, sem solução. Voltarei um pouco a fita para explicar isso melhor.
Reestruturação da Staff

Como forma de lidar com as ausências do Admin, a Staff se reorganizou, tendo então membros interessados em levar o server pra frente a qualquer custo. Cada um assumiu um ou mais papéis e responsabilidades, entre regras, fórum, atendimento a players, db, doações, etc.

As doações ainda nos eram um espinho complidado de se lidar. Especialmente por conta da quantidade de jogadores que já havia sacado a fraqueza do sistema.

Cada vez mais e mais falsos doadores apareciam, gerando novos banimentos e punições. Mas como se aplica uma punição sem poder sequer ter certeza a respeito do merecimento? Como saber se um doador é falso ou não quando a única pessoa capaz de prestar esta informação não está disponível?

Nem mesmo a disponibilização de um GM só para tratar das doações serviu para muita coisa. O GM LukeSkyWalker praticamente logava só para passar itens para seu próprio char player, ao invés de atender aos doadores. Quando muito emitia algums announcements e esperava 15 minutos...

Era só qualquer outro GM logar para ser atacado por uma torrente de doadores.

O principal evento desta fase foi, com toda a certeza, o momento em que contivemos as ações dos GMs usando fake chars com poderes de GM. Isso foi feito a partir da deleção e banimento de todas as contas com chars deste tipo. No processo, os chars do Admin foram deletados e o mesmo, banido do server. Mas eis que ele retorna, com uma nova versão do server.
Versão Piorada

O server rodava em uma versão híbrida C1/C3. Haviam, na época, os primeiros rumores sobre uma versão C4Off ripada do server oficial. No embalo, o Rykra (Admin) conheceu uma figura que ofereceu essa tal versão "completa e sem bugs" de um server "C4Off". O preço?

US$ 4.000,00

Entre a própria Staff, consideramos que o Rykra estivesse cantando de galo e o custo real estivesse por volta de 2 a 3 mil Reais. Mesmo assim, era um investimento grande em algo incerto - considerando o quanto o Admin conhece realmente do server oficial. Pedimos se haveria a possibilidade de testarmos o server antes da compra, para garantir que fosse realmente completo e sem bugs. Perguntamos somente para ter a segunda surpresa da noite com a resposta do Admin:
"Tarde demais. Já testei e comprei. Está tudo igual ao Oficial, não vi porque não comprar logo antes que aumente o preço."
Certo. Como explicar para o pobre coitado que uma versão de server não "aumenta de preço", mas o contrário? Que essas versões simplesmente "caem" nas redes P2P e se multiplicam gratuitamente... eu mesmo já dispunha de uma versão idêntica e gratuita em menos de duas semanas - já que o Admin não quis confiar em mim para me passar uma cópia, arranjei por conta própria.

Os problemas da versão? Não saberia nem por onde começar.
  • Talvez pelos laboratórios de poções em Ivory Tower. Um local para os jogadores craftarem poções junto aos npcs, usando como materiais Herbs que dropariam em todos os mobs do jogo. No Oficial as poções são craftadas por meio de Common Craft, coisa que não estava nem perto de funcionar nesta cópia mal-feita.
  • Talvez pelas centenas de npcs que estavam sem nenhum diálogo, htmls limpas. Nem mesmo os npcs de Heine estavam funcionando.
  • Falando em Heine, os castelos e sieges funcionando muito mal ou sequer ativando. A Siege de Innadril, por exemplo, nem podia ser marcada e, caso acionada, iniciava sem npc algum, kickando todos os participantes instantaneamente e terminando sem vencedor.
  • Isso sem contar inúmeros npcs configurados de forma a serem fáceis de matar e dando zilhões de exp ao serem mortos.
  • Mobs de Lair of Antharas em Aligator Island e Forest of Outlaws. Por algum motivo, não me faziam muito sentido... migração, talvez?
  • Sem contar o sistema de Pescaria e a Monster Derby Track, só para citar dois dos sistemas pós-C1 que simplesmente não funcionavam.
Que raios de versão era essa? A resposta, infelizmente, foi a esperada.

Era mais uma versão híbrida de C1. Tentando emular aspectos do C4 com enganações e adições que logo ficaram populares como uma variação de um server que o L2Extreme havia abandonado.

Nosso Admin havia comprado gato por lebre, gastando o dinheiro do servidor em algo que só serviria para ganhar tempo, mas que traria mais problemas do que soluções.

Meus trabalhos de correção batiam, todas as noites, em reclamações e cobranças do Rykra, que queria saber se o que eu estaria colocando era realmente "fiel ao Oficial". Imaginem: passar dias inteiros revirando scripts e fuçando a internet para ter certeza absoluta do que está certo e errado, fazer de tudo para confirmar a informação e, no final, ser questionado por um noob que acha que sabe alguma coisa a respeito de Lineage 2. Sounds nice for anyone?

Se alguém ainda tem dúvidas sobre os motivos pelos quais eu abandonei a função de GM no DBR, considerem este o segundo.

Holy Buggers

Desde o wipe que levou à implementação da versão mais estável que o DBR já conheceu, vários bugs foram criados pela Staff, por puro desconhecimento e descuido em relação à posição dos mobs e seus atributos. Colocar os mobs é fácil, mas conferir se estão com os dados corretos em relação ao Oficial não é tão simples assim.

Como resultado, Devil's Isle não só continuou com os monstros incorretos, como os mesmos ainda por cima vieram com tabelas de recompensas de monstros nível 75, mas força comparável a monstros de nível 40. Sem contar que eram os monstros de Tower of Insolence que os noobs da Staff distribuíram por lá...

Foi este o principal bug que levou ao banimento em massa de um clã e meio num dos piores dias do servidor. O conflito escalou rapidamente em cima de uma falsa acusação, seguida de provas que nunca foram exibidas, nem mesmo para a Staff.

Em um rápido resumo, as acusações que foram recebidas não poderiam ser qualificadas, mas acenderam uma suspeita sobre um jogador. Este jogador, já sendo vigiado por outro GM por certeza de botting, foi punido imediatamente, mas sem os comunicados que vinham sendo apresentados para justificar as punições.

Apesar dos meus pedidos de paciência, os amigos dele resolveram "protestar" e começaram a agir de forma que se enquadrava como "Ações contra o Servidor". Se não fossem as ações precipitadas de ambos os lados, não teriam sido necessários os banimentos executados naquele dia, contra o clã DarkTemplars e metade do clã TR - a outra metade saiu "em respeito" aos amigos perdidos.

Não muito tempo depois disso, veio a nova versão bugada que o Rykra comprou. A migração foi tranquila. O problema foi o reconhecimento do novo server e os seus novos bugs.

Não fui o único a reconhecer a versão. Rapidamente, outros jogadores também perceberam não apenas as diferenças em relação ao oficial, como também as falhas e bugs deste inferno de servidor.

A partir daí, a rotina de atendimento a players e os trabalhos de implementação de novos conteúdos foram substituídos por:
  • Patrulhamento do Server em busca de buggers
  • Análise das acusações recebidas
  • Policiamento sobre os novos GAs e GMs
  • Separação das acusações procedentes e do que eram acusações criadas para atacar desafetos
  • Caça aos bugs nos scripts e db antes que fossem descobertos e utilizados pelos players
Simplesmente encerraram-se os trabalhos de atualização e manutenção do servidor. Algumas coisas até puderam ser implementadas, apenas para o novo retorno do Rykra.
O Eterno Retorno

Havíamos organizado as coisas para funcionarem por meio de votações.

Dessa forma, a sugestão do GM FURY foi rejeitada. Como estávamos de posse de uma cópia realmente ripada do servidor C4Off, houve a sugestão de "reiniciar" o DBR, simplesmente dando uma despedida para os players e fechando tudo inesperadamente, para reabrir com um novo nome, parecendo um novo servidor, para ninguém nunca saber que era o DBR. Literalmente, uma saída à francesa para fugir da má fama que o server já carregava - isso em 2006.

Pela mesma decisão por votos, foi aprovado um desconto nos preços dos itens de doação, para estimular mais doadores. Demos duas semanas para o Admin se pronunciar a respeito. O silêncio dele foi considerado consentimento e executamos a alteração... apenas para ele aparecer logo depois (não chegaram a se passar 20 minutos) esbravejando e ordenando que a mudança nos preços fosse desfeita.

Segundo o Rykra, "não é assim que se faz para estimular doações".

Aparentemente, a resposta dele para tudo são "promoções relâmpago" (bônus de X% nas doações) e "inclusão de itens personalizados do servidor". Até parece que ele não pegou a Lila - que ele "inventou", diga-se de passagem - copiada direto de um dos fóruns de desenvolvedores para private servers. Se era assim, por que ele não se manifestou antes?

Em indignação, a Staff inteira o abandonou à própria sorte, MummRa primeiro e todos os outros em seguida. Creio que apenas RaDiX ficou, na época. Os outros foram voltando aos poucos, mas eu preferi me manter firme na decisão.

No que me disseram:
"ele mudou, pode voltar a ser GM que agora tudo vai dar certo". (leia-se "ele não vai mais interferir no nosso trabalho")
Eu respondi, em todas as vezes:
"Já cansei de ouvir falar que o Rykra mudou. Simplesmente não vou mais acreditar até ver provas"
E as provas jamais foram apresentadas. Ao contrário, os GAs e GMs seguintes foram, um a um, abandonando o barco.
Orgulho Cego e Decadência

Compreendam. Nunca foi por "querer um server fiel ao Oficial", ou para fazer um "DBR melhor".

Sempre foi uma questão de que o DBR é propriedade do Rykra e nenhum outro GM pode tentar fazer mais do que ele sem sofrer as consequências.

Nenhum player pode reclamar de algo sem acabar sendo considerado parte do problema. O Admin é tão poderoso que pode voltar atrás até mesmo no próprio banimento.

Banimentos, aliás, são algo que se reverte com o pagamento de módicas quantias, como no caso do Rocker, que recebeu a "oferta" de pagar R$ 50,00 para ser desbanido. O banimento dele foi justo, por fraudar uma doação e ser pego em flagrante. Não havia nenhuma justificativa possível para desbaní-lo por nada menos do que efetuar a dita doação expressiva. Ao oferecer um atalho por menos, o Rykra faz o mesmo que "aceitar propina".

Mas tudo bem, ele é o Admin e faz o que bem entende. Exceto que nenhuma das decisões dele visa outra coisa que não o próprio bem, mesmo que em detrimento do servidor.

Lembrando sempre que, quando ele diz "pagar do próprio bolso" o server, não é bem verdade. Já foram usados os Cartões de Crédito da mãe dele, da irmã dele e até mesmo do irmão do Thunderfire (ex-admin choraminguento do finado LordsBR). O que será que os players pensariam disso?

Enfim, ele poderia ter uma Staff dedicada de verdade, administrando o server dele de maneira exemplar. Jogávamos no próprio server sem usar poderes de GM em nossos chars players que, diga-se de passagem, não foram descobertos sem que disséssemos quem éramos (no meu caso, Yggy). Mantínhamos updates em dia, trabalhávamos tanto para manter as regras sendo seguidas, quanto para corrigir bugs.

O que deu errado?

O Admin nos forçou até o limite a aceitarmos decisões muito, mas muito ruins para o servidor. Decisões que iam contra o que trabalhávamos e contra o interesse comum, tanto da Staff quanto dos players.

Foi isso.
O Adeus que Fiquei Devendo

Este post, diferente de outras partes do Manifesto, não é destinado a ajudar ninguém. Esta é a despedida que fiquei devendo a todos os jogadores do DragonBR daquela época e a todos os que vieram antes e depois. É quase um mea culpa pelo destino do servidor, exceto que a culpa não é minha, claro.

Saí à francesa em respeito ao servidor, pois se eu jogasse tudo no ventilador - como tinha vontade de fazer - acabaria causando mais danos ao servidor do que os jogadores mereciam.

Desde o meu retorno ao Lineage, acabei me afeiçoando novamente a esta comunidade de players e tentando disseminar um pouco de bom senso para ajudar a todos, na forma do Manifesto.

A intenção original é que sirva como apontamentos do que players, game masters e admins podem fazer para que seus próprios servidores sejam melhores. Enchi de críticas, pois sem ver os erros, não há como saber o que precisa ser consertado/evitado.

Já esta parte do Manifesto é diferente. Além de ser minha despedida, é a reação às atitudes finais da Staff DBR. Ofereci auxílio mais uma vez, fiz apontamentos a respeito de onde eles estão errando e do que podem fazer para melhorar.

Simples direções que, caso seguidas, reergueriam rápida e completamente o servidor. Como não é do interesse deles, dadas as respostas apresentadas tanto a mim quanto aos outros players do que sobrou de sua comunidade, então que assim seja.

Descrevi aqui um resumo de como foram os meus últimos meses como GM e como parte da comunidade do DBR, deixando claro o que se passou e como funcionou o servidor, como visto pela Staff, durante aquela época.

Considerem esta minha despedida oficial de tudo o que se relaciona ao DragonBR. Posso até voltar a citá-lo em anedotas, mas não voltarei a me relacionar com o servidor em si. Espero poder manter contato com parte da comunidade, relembrando os tempos divertidos. De resto, fica um apelo:

Por favor, cavem uma cova bem funda e enterrem o servidor logo de uma vez. De bruços. Senão, vocês sabem quem vão precisar chamar, não?


13 comentários:

Mateus Pacheco disse...

Salve Skald...

Mais um grande post.. parabéns!

Talvez você possa me responder uma coisa: Por onde anda Mummra, citado acima?

Abraços...

Skald Arnok disse...

Posso tentar localizá-lo. Assim que souber estarei postando um tributo a ele. ^^

A FESTA disse...

Eita, eu participei dessa decadência.
Foi osso demais!

Snarf

Kamoso disse...

Uma vez DBR, sempre DBR.

Devo muito a esse server, afinal foi nele q conheci o meu atual clan.

Carrego a bandeira dos DarkTemplars a quase 5 anos, com orgulho.

Agradeço por todas as diversões que o DBR proporcionou, mas qualquer server com admins corruptos está fadado ao fracasso, os bugs e doações mal-feitas soh "pioraram" tudo.

Abraços, e até um dia.

Kamoso
DarkTemplars

CoioteBH disse...

Foi no DBR que comecei a jogar Lineage...e foi nele que conheci meus muitos amigos de lineage: a turma do Darktemplars...

Esse problema de mentes pequenas administrando, erroneamente, grande projetos, infelizmente é algo comum de se ver em todas as áreas....

Meu char, nunca foi banido no Dbr, mas como o dito, sai em respeito aos meus amigos banidos...

Spider disse...

foi ae que aprendi a jogar 1 pouco de l2.. lembro de quando skald era lider do thule =)

bom conheci galera do DT neste server e to com eles ate hj..

pena q tem nego q nao sabe administrar 1 bom server...

skald anda por onde?

PoHa/PoHeTa disse...

DBR foi meu primeiro server de L2...
nao sabia nem oque era isso, la conheci alguma pessoas que ate hj sao meus amigos!
conheci o DarkTemplars, que apos algum tempo me tornei membro...
mas teve muita coisa acontecendo no server, muita ditadura sem necessidade, por isso sai.
mas eh bom relembrar os velhos tempos =D

Skald Arnok disse...

Para quem andou perguntando, Skald anda pelo Franz, com o nick de Elehir, membro do DarkStalkers.

Sem mais experiências como GM ou em private servers. O tempo no DBR já foi o suficiente para encher o saco disso. ^^

Um abraço a todos que andam acompanhando o blog!

kikodark disse...

Foi ali q comecei a jogar e ali q aprendi a jogar L2, hj em dia nao jogo mais. Gostaria de achar um serve "parecido", pois fiz grandes amigos alias ficava praticamente quase todos os dias ali jogando e conversando, sinto saudades ate hj falo com meu irmao das tretas e da verdadeira amizade q tive ali. mais o serve em sim teve grandes falhas. É um sonho mais poderia acontecer, encontrar todos num so serve. ja participe do clan Thule e adorei!!!
Mais tudo bem abraço para todos amigos !!!!
Ass. Kikodark

NEXUS - Eletrotecnica e Informatica disse...

Foi meu primeiro server tbem, antes do primeiro wipe quando tinha a ally DragonForces com os clan Mercenarios e BW eu era do BW tempo bom.

Penas que rykra deu wipe por causa da ally.

Um abraço a todos que jogou la.

Se alguem soubre do Mummra me dem um alo ai. foi um grande GM sou fan dele. grande pessoa.

Vlw

Anônimo disse...

bom comeco

NNobre disse...

Verdade. Mumu deixou saudades.. Ate hoje eu falo do DBR e continuo com a galera do Evil em outro server..
Estamos no LineageII.com.br
Quem tiver por la manda pm
NNonbre

FenixNegrO disse...

Saudades do tempo do DBR, não pelo admin, mas pelos amigos que fiz por lá.... Quem sabe eu não volto a jogar L2 um dia... Talvez eu vá para o server do Brandomil...

Flws