terça-feira, 30 de junho de 2009

Gracia Plus - Crypts of Disgrace

As Criptas da Desgraça+




Um Histórico da Área

Durante o período de existência do Reino Órquico, as tribos conhecidas como os Batur, Morek e Turka Orcs foram banidas de Immortal Plateau.

Devido a este banimento, estes orcs não puderam mais enterrar seus mortos nas terras se seus ancestrais e, consequentemente, estabeleceram um grande complexo de criptas e sepulcrários a leste de Valley of Lords.

O tratamento e diferenciação recebidos acabou por fazer germinar um rancor profundo na alma dos Orcs banidos. Este rancor estava tão enraizado que mesmo após a morte, seus espíritos são incapazes de descansar, tornando-se espectros vingativos, tomados pelo ódio, que assombram a área, conhecida agora como as Criptas da Desgraça.

Para piorar ainda mais a situação, um bando de Anões violadores de túmulos se estabeleceu nas redondezas, passando a saquear em segredo as criptas dos Orcs. Com isto, a ira dos fantasmas cresceu ainda mais.

Os motivos que levaram ao banimento das 3 tribos já foram esquecidos há muito tempo pelos Orcs de hoje em dia. Alguns Orcs, inclusive, gostariam de permitir que os antigos guerreiros descansassem em paz. Estes Orcs iniciaram uma campanha para aniquilar os Violadores de Túmulos, não apenas com um exército normal, mas contando principalmente com aventureiros e mercenários contratados.



Composição e Evolução

A área inteira se encontra dividida em duas partes. Ao sul da estrada que leva para Schuttgart, marcado em azul no mapa abaixo, se encontra o Graverobber Hideout, um campo de caça recomendado para personagens pela faixa de níveis 20~30.


Ao norte da mesma parte da estrada, encontram-se as Criptas em questão, marcadas em vermelho no mapa. Esta área tinha, como principal utilidade, a evolução de Scavengers por volta do nível 30, que podiam fazer estoques inteiros de Greater Antidote durante a caça.


A parte das Criptas foi alterada e agora é um campo de caça voltado para grupos de usuários de Lança de níveis 80~85. Os monstros desta área aparecem com o nome em branco para personagens de nível 82. Confira, na imagem abaixo, um Contaminated Morek Fighter com o ícone de "Fraqueza contra Lanças".



Fauna Local

Os Fantasmas de Orcs que habitam a área continuam parecidos com o que eram, em seus atributos, exceto pela mudança enorme no nível de experiência. Confiram abaixo os detalhes a respeito de suas características:



Contaminated Morek Fighter
Raça: Humanoid
Atributo Elemental: Earth Attribute
Multiplicador: HPx3
P.Atk+ / M.Def++
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)



Contaminated Batur Fighter

Raça: Humanoid
Atributo Elemental: Earth Attribute
Multiplicador: HPx4
Comportamento: Passivo, Não-Social
P.Atk+ / M.Def++
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Grande Resistência contra Adagas e Rapiers
Grande Resistência contra Fist Weapons
Grande Resistência contra Two-Handed Swords
Resistência contra Blunt Weapons
Resistência contra Dual Swords
Resistência contra Espadas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)



Contaminated Batur Commander
Raça: Humanoid
Atributo Elemental: Earth Attribute
Multiplicador: HPx4
P.Atk+ / M.Def++
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Grande Resistência contra Adagas e Rapiers
Grande Resistência contra Fist Weapons
Grande Resistência contra Two-Handed Swords
Resistência contra Blunt Weapons
Resistência contra Dual Swords
Resistência contra Espadas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)


Turka Commander in Chief

NPC




Turka Troop Commander
Raça: Undead
Atributo Elemental: Dark Attribute
Multiplicador: HPx5
P.Def++ / M.Def++
Usa Armadura Pesada (+P.Def/-Evasion)
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Grande Resistência contra Adagas e Rapiers
Grande Resistência contra Fist Weapons
Grande Resistência contra Two-Handed Swords
Resistência contra Blunt Weapons
Resistência contra Dual Swords
Resistência contra Espadas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)

Normalmente, ao matar um Orc do tipo Contaminated, outro do mesmo tipo aparecerá imediatamente. Entretanto, há uma chance de um Turka Commander in Chief aparecer rapidamente e, logo depois, um Turka Troop Commander aparecerá, surgindo por debaixo do solo. Esteja pronto para isto sempre que um Commander in Chief aparecer.

É possível também que o Commander in Chief reapareça e suma novamente, após o Turka Troop Commander ser derrotado. Esta segunda aparição é seguida pelo aparecimento de um Treasure Box e um Guardian of the Burial Grounds. O Guardian desfere ataques muito fortes, então tomem cuidado quando ele aparecer.




Estratégias de Caça

Personagens que quiserem caçar solo nesta área devem lembrar-se de que estes monstros são resistentes contra todas as armas, exceto as Pole Arms. Tendo isto em mente, é perfeitamente possível caçar solo nas Criptas.

Os Contaminated Morek Fighters, encontrados na base das criptas, são o alvo ideal, pois além de serem passivos, eles não ajudam nenhum dos mobs em volta. Personagens caçando solo devem dar preferência a este alvo.

Já o grupo ideal de caça, composto por 1 Buffer, 1 Healer, 1 Singer, 1 Dancer e 1~2 Damage Dealers, devidamente equipados com Pole Arms, deve poder caçar com um ritmo estável. Tendo armas e armaduras devidamente preparadas para combater o Atributo Elemental Terra, é possível montar o grupo com apenas 1 Damage Dealer e com um Party Buffer a menos.

O melhor local para um grupo se posicionar e manter um bom ritmo de agrupamento de monstros é na formação rochosa acima das Criptas, onde há alguns pilares. Cheque primeiro, cuidadosamente, o layout do terreno. Além disso, é necessário que os Damage Dealers estejam cientes de como cada um vai se comportar, para evitar que os monstros "escapem" e matem o resto do grupo.

Estando sobre os altares, é possível receber, aleatoriamente, Blessed Focus, um buff de 1 minuto que aumenta a Taxa de Ataques Críticos em 14, ajudando na caça. Este buff é cumulativo com o Focus normal.

Whip, autor original deste tópico, experimentou a caça em grupo nas Critpas usando um Spectral Dancer, fazendo as vezes de Tank e puxando os monstros. O ponto verde no desenho abaixo é o local onde o Tank começa, enquanto o ponto amarelo demarca o local onde o resto do grupo espera para matar os monstros. O Tank segue a linha tracejada, chamando os Contaminated Morek Fighters e puxando-os para o topo da Cripta, onde serão trucidados pelos Damage Dealers.

Podemos ver isto na prática no vídeo abaixo, onde Whip "puxa" 15 mobs para cima de um dos sepulcros:




Testando a Resistência a Ataques de Elemento Terra

Curiosamente, todos os monstros das Criptas da Desgraça atacam com Atributo Elemental Terra. Itens para atribuir Resistência a Terra podem ser obtidos com facilidade em Hellbound, dropando Wind Stones dos monstros de Sand Swept Dunes, por exemplo. Colocando estas Wind Stones em sua armadura lhe dará o efeito desejado, de Resist Earth - a resistência é sempre contra o Elemento Oposto.

Além disso, um Spectral Dancer pode usar o buff Dance of Earth Guard, que aumenta em 30 pontos a resistência dos membros do grupo a ataques com Elemento Terra.

Quanto à diferença no dano recebido ao usar Armaduras com e sem Atributos Elementais, temos a seguinte situação: Whip testou isso com um Spectral Dancer de nível 82, usando um Set Dynasty Heavy e buffado por um Prophet. Abaixo, os status do seu personagem, pronto para o combate:

Mais abaixo estão os danos recebidos de um Contaminated Batur Fighter:
  • Com 0 de Resistência contra Earth Attribute, Whip recebeu um dano médio de 236.
  • Com 120 de Resistência contra Earth Attribute, o dano médio do mesmo monstro foi de 181.
  • Com 150 de Resistência contra Earth Attribute, o dano médio foi de 140, quase metade do dano recebido por um personagem com 0 de resistência.


Resultados da Caça na Área

A primeira percepção em relação ao custo-benefício de caçar nas Criptas da Desgraça é a facilidade de acesso. Como a área é acessada diretamente via Gatekeeper pela cidade de Schuttgart, o tempo de deslocamento é bastante curto, embora o custo possa ser alto se você estiver em outra parte do mundo. Acessar Schuttgart via teleporte só é compensatório quando feito através de teleportes indiretos, passando por Aden->Goddard ou Oren->Rune.

Quanto aos itens encontrados nos monstros da área, consegue-se principalmente Metallic Fibers, partes de Armaduras Grade-S e materiais avançados de criação de itens, como Orichalcum e Leonard.

O NPC Karuda continua em seu acampamento, junto da entrada da área. A partir de uma quest iniciada a partir dele, você obtém Cursed Grave Goods ao matar os Orcs da área. A troca de Cursed Grave Goods por itens de criação segue a seguinte razão:
  • 8 Cursed Grave Goods => 1 Leonard
  • 12 Cursed Grave Goods => 1 Orichalcum
  • 15 Cursed Grave Goods => 1 Adamantine
  • 500 Cursed Grave Goods => 1 Recipe de Arma Dynasty (Grade-S80)
Considerando o custo de acesso à área e a dificuldade de caçar aqui, uma recipe de arma Dynasty pode muito bem ser a recompensa adequada. Entretanto, é possível ter um bom lucro com a venda de Leonard, Orichalcum e Adamantine como resultados da caça.

Os pontos de experiência obtidos ao caçar em um grupo de 6 integrantes podem ser conferidos na imagem abaixo, tirada durante o PTS Coreano, com rate de 4x para os Pontos de Experiência e Vitality 3. No servidor normal, com Vitality 0, um Contaminated Batur Fighter daria 12.788 pontos de Experiência para cada integrante de um grupo de 6 personagens, enquanto um Contaminated Batur Commander daria 13.512 pontos.



Conclusões

Então, a reconstrução da área das Criptas será um sucesso?

Descontando os usuários de Lanças e Armaduras Pesadas, que podem vir a jogar solo na área; e grupos formados em torno destes mesmos personagens, as opiniões iniciais são de que os grupos mais diferenciados não verão tanta diferença em relação à parte inferior de Forge of Gods, em termos de dificuldades e recompensas.

Esta passou a ser uma área onde a caça em grupo depende exclusivamente de uma boa configuração da mesma, além da comunicação entre os próprios integrantes. Com um grupo mal organizado, sem os buffs corretos à disposição e/ou sem boa comunicação, a caça pode facilmente se tornar ineficiente.



Para mais informações a respeito dos Atributos Elementais defensivos, veja também:

3 comentários:

Norimaro disse...

Aew

O que houve? Deixou de atualizar o blog por quê? =(

Pow, adoro ver essas atualizações do L2 aqui detalhe por detalhe.

Skald Arnok disse...

O hiato ocorreu e está se prolongando devido a uma soma de vários fatores.

Problemas com a hospedagem de imagens, edição de múltiplos posts, remontagem do template, adição de algumas ferramentas novas, beta test do Aion e dedicação excessiva ao L2, são alguns destes fatores.

Tenho 30+ posts aguardando revisão para serem lançados no blog. Só me faltam as condições (tempo) para conseguir editá-los o suficiente para que valham a pena.

Assim que possível (férias do trabalho ajudarão), estarei recolocando as coisas nos devidos trilhos. ;)

Anônimo disse...

Já que não posso ajuda-lo na tarefa, pelo menos posso elogiar pelo trabalho.

Parabéns pela seriedade e dedicação a postagem de material altamente detalhado.