terça-feira, 16 de junho de 2009

Apresentando: AION Online

O que é AION Online?

AION: The Tower of Eternity é (mais um) MMORPG de fantasia e ficção científica cuja história e ambiente tratam de um conflito épico entre 3 facções. Uma das "sacadas" aqui são que os personagens jogam com apenas duas das facções, sendo a terceira composta por NPCs, controlada inteiramente pelo servidor.


Status Atual de Lançamento

Aion teve seu lançamento comercial coreano em 25 de Novembro de 2008. Os servidores chineses abriram comercialmente em 16 de Abril de 2009 e os servidores americanos e europeus estão atualmente em estágio de Closed Beta, com previsão vaga de Open Beta e subsequente lançamento para Setembro/09.


Resumo da História e Ambientação

Em Aion, os personagens jogadores pertencem a uma de duas facções rivais: os Elyos ou os Asmodians.

O mundo em que o jogo se passa, Atreia, já foi completo e harmonioso, mantido inteiro por seu Deus, Aion, em sua morada, a Torre da Eternidade, que compreendia todo o centro do mundo.

Uma grande catástrofe se abateu sobre a Torre e a despedaçou-a, junto com o mundo inteiro, que ficou dividido em duas metades, libertando, no meio do caos, a raça dos Balaur.

Os Balaur são uma raça belicosa que estava aprisionada em um Abismo extra-dimensional. Eles buscam vingança contra seu aprisionamento e não desejam nada menos do que dominar o que sobrou de Atreia, matando todos os Elyos e Asmodians que puderem no processo.

Cada metade de Atreia sofreu mudanças, de acordo com a presença de seus Lordes e a energia Aetheria que os mesmos manipulam. A metade superior percebeu somente uma mudança para melhor, tendo mais luz solar e vendo uma beleza maior surgir em meio a sua população, os Elyos. A metade inferior conheceu somente as sombras e as sobras da Torre, fazendo com que seus habitantes tivessem de desenvolver pele mais grossa, cascos, garras e chifres, assim como olhos capazes de enxergar no escuro, tudo de forma a sobreviver no ambiente cada vez mais hostil e escuro em que viviam.

O conflito entre as 3 facções tem, entre seus objetivos, o controle sobre o Aether, uma substância vital para permitir o vôo e controlar as energias místicas remanescentes da Torre da Eternidade. O Abismo é a única área onde é possível encontrar Aether em quantidades realmente grandes. Entretanto, além de Aether, muitos Balaur também são encontrados lá, sendo que o Abismo serve como ponto de encontro e combate livre entre as 3 facções.

O lado escolhido e as decisões tomadas por cada personagem ajudarão a definir e moldar o destino final de Aion.


Classes e Personagens

O sistema de criação de personagens apresenta uma gama impressionante de opções de customização, lembrando muito os sistemas utilizados na criação de personagens em jogos como City of Heroes/Villains, The Elder Scrolls IV e Dungeons & Dragons Online.

As opções iniciais envolvem somente 4 Classes de Personagem, independendo da facção escolhida: Warrior, Mage, Scout e Cleric. Estas classes iniciais podem ser evoluídas, durante o jogo, para mais oito classes com diferentes e distintas especializações.


Jogabilidade

Um pouco mais travado que Lineage II e World of Warcraft, o sistema de jogo e combate de Aion me lembra, dentro da velocidade das ações, City of Heroes e Final Fantasy XI, jogos onde o personagem parece parar por alguns instantes ao começar um combate, como se estivesse sincronizando-se a um sistema de turnos.

Apesar disto, os sistemas de movimentação e saltos podem ser usados normalmente durante o combate, como em World of Warcraft, sem prejuízo quanto ao combate em si.

O sistema de vôo e combates aéreos, entretanto, foram bem desenvolvidos, com uma jogabilidade limpa, ágil e intuitiva que, ao contrário do sistema travadíssimo implementado no Lineage II, não obriga o personagem a estar no mesmo nível de altitude de seu alvo, nem corta o acesso às suas skills habituais.


Sistemas de Interatividade e PvPvE

Os sistemas do jogo mantém um registro de atividades de cada facção em cada servidor, onde os atos dos jogadores e sua resistência em relação aos Balaur vão ir acionando consequências programadas para determinadas situações, sempre alterando o ambiente e áreas dos servidores. Assim sendo, após os momentos iniciais, não haverão servidores iguais.

A evolução dos personagens é facilitada tanto por quests, quanto pela possibilidade de se evoluir por meio dos combates PvP no Abismo. Os Balaur, controlados pelo sistema, também podem agir tanto como inimigos, quanto como aliados, sempre de acordo com as atitudes dos jogadores e com as condições de cada área.


Gráficos

A engine Crytek foi muito bem aproveitada, criando cenários tão belos e detalhados, quanto alienígenas. Tudo parece transpirar elementos de fantasia por todos os poros.

Os personagens, em si, são consistentes e fluidos em suas animações, chegando a agir independentemente com emotes de acordo com o ambiente em que se encontram. A física do jogo é eficiente e os danos por queda, pavorosos.

Sem dúvida alguma, Aion é o MMORPG mais belo e bem detalhado que já tive a oportunidade de jogar.


Comercialização

É certo que Aion será comercializado sob o modelo P2P (Pay to Play = Pague para Jogar). Espera-se uma mensalidade de US$ 15,00 (padrão para o mercado de MMOs P2P) e um custo de US$ 40,00 pela cd-key original - US$ 60,00 pela edição de colecionador.

Cada região, contudo, pode aplicar formas diferenciadas de comercialização. Os servidores chineses, por exemplo, fazem a cobrança por tempo de jogo e sem necessidade de compra de uma cd-key inicial.

Não há, até o momento, informações a respeito de servidores gratuitos de Aion, nem oficiais, nem privados.

Igualmente, ainda não há nenhuma informação a respeito de qualquer empresa brasileira candidatando-se à futura comercialização das keys e time cards para o jogo.


O Efeito "Publisher"

Todo jogador mais atento de MMOs sabe que a principal diferença entre um jogo e outro não está somente nos fatores encontrados ingame, derivados dos developers, mas na publisher do jogo.

As estratégias e opções de atendimento adotadas por cada publisher são o que fazem cada MMO realmente único em seu estilo próprio.

De um lado temos a Blizzard, com uma abordagem abrangente e tentando abraçar a todos os estilos, em busca da maior quantidade possível de jogadores. De outro lado, temos a Square-Enix, com sua abordagem mais elitista, segundo a qual é um privilégio real jogar e manter-se jogando FF XI.

Em algum ponto no meio do caminho, infelizmente, temos a NCSoft, com sua abordagem "topamos tudo em troca de sua mensalidade". O 'infelizmente' da frase anterior refere-se especialmente ao fato de que Aion tem a NCSoft como publisher.

As consequências da abordagem da NCSoft podem vir a condenar o potencial imenso do Aion. As quantidades de bots ativos no Aion têm se mostrado quase tão grandes quanto o número inicial de players dos servidores orientais. Caso a NCSoft continue se mostrando tão permissiva quanto no Lineage II, então Aion se tornará mais uma terra-sem-lei de Sellers, Farmers e Botters. O que seria uma pena, visto o potencial do jogo.


Requisitos de Sistema

Mínimos à época do Closed Beta:
CPU: Pentium 4 2.8GHz ou AMD Athlon 2800+
RAM: 512MB
VGA: GeForce 5700 ou Radeon 9600, DirectX 9c ou melhor
Espaço em Disco: 20GB de espaço disponível
OS: Windows XP ou Vista

Recomendado:
CPU: Pentium 4 3.0GHz ou AMD Athlon 64 3000+
RAM: 1GB
VGA: GeForce 6600 ou Radeon x1550, DirectX 9c ou melhor
Espaço em Disco: 20GB de espaço disponível
OS: Windows XP ou Vista


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