quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ergo Proxy

Título Alternativo: The Pulse of Awakening... can you hear it?

Resumo:
Ergo Proxy (エルゴプラクシー, Erugo Purakushī?) é um anime de suspense e ficção científica, produzido pelo estúdio Manglobe e apresentado no Japão a partir de 25 de Fevereiro de 2006 pelo canal WOWOW de TV via satélite. Dirigido por Shukō Murase e escrito por Dai Satō, Ergo Proxy mistura animação em cel digital 2D, modelagem computadorizada 3D e efeitos especiais digitais. A série também mistura elementos de ambientação steampunk e pós-ciberpunk, enquanto o enredo foca diretamente na evolução psicológica e mentalidade de seus protagonistas.


Gênero: Pós-Ciberpunk, Horror, Mistério
Duração: 23 Episódios


Sinopse:
A história começa na futurística cidade de Romdo, construída sob um domo para proteger seus habitantes do ambiente estéril da Terra, após um desastre ecológico global. Na sociedade utópica de Romdo, humanos e andróides (chamados de AutoReivs) coexistem em harmonia pacífica sob um sistema de gerenciamento total de recursos.

Entretanto, uma série de assassinatos cometidos por robôs descontrolados, infectados pelo virus Cogito, começa a prejudicar o delicado equilíbrio social. Em segredo, o governo está realizando experimentos secretos com uma forma de vida misteriosa chamada Proxy, acreditando que a chave para a sobrevivência da humanidade reside nos resultados destas experiências e nos segredos das células do corpo do Proxy.

Re-l (também escrita como Real, pronunciada como "Rielle") Mayer é a investigadora destacada para investigar alguns dos assassinatos, junto com seu parceiro AutoReiv Iggy. Ela encontra, além de um AutoReiv infectado pelo Cogito, uma figura monstruosa, incrivelmente rápida e flexível. Investigando, Re-l descobre que o monstro é a criatura chamada Proxy. O outro protagonista, um imigrante chamado Vincent Law, trabalha em condições precárias, na esperança de um dia alcançar o status de cidadão, revelando algumas das falhas da pretensa utopia de Romdo. Sendo falsamente acusado da destruição de sua parceira AutoReiv, Vincent acaba sendo caçado pela polícia até deixar a cidade. Perseguido no exterior por Re-l, os dois acabam viajando pelas terras estéreis para descobrir a verdade a respeito da catástrofe, dos domos e, principalmente, da relação entre os Proxies e o Destino da Humanidade.

Dentro da cidade de Romdo, as várias seções do governo são denominadas Bureaus - O Bureau de Inteligência, o Bureau de Saúde e Bem-Estar, o Bureau de Segurança, entre outros. Os AutoReivs são considerados "Acompanhantes" ou "Entourage", dependendo de seu modelo e papel a desempenhar.

Similar ao que ocorre em filmes como Matrix, os humanos que vivem na cidade foram de alguma forma criados artificialmente, nascendo de AutoReivs deformados e inchados.

Cada ser existente assume um propósito. Este propósito é chamado "raison d'etre" (Razão de viver) e consome cada personagem no decorrer da série. Como exemplos, temos a raison d'etre dos AutoReivs, que é servir e proteger os humanos, assim como o propósito de Dedalus é servir e proteger Re-l. Por outro lado, há o raison d'etre de Creed - Lealdade e Manutenção da Ordem, assim como a Raison d'etre do Conselho Governante - Amar o Criador. Todas estas razões de viver levam os personagens aos seus limites físicos e mentais, à medida que percebem o quanto estão presos aos seus própris destinos e criadores.


Abertura (Opening) dos episódios:

Música: Kiri
Artista: Monoral

Encerramento dos episódios:

Música: Paranoid
Artista: RadioHead


Download:
Torrent - http://www.haitou.org/download.php/785/AnimesPLUS_Ergo_Proxy.torrent - (requer cadastro no http://www.haitou.org )


Curiosidades:
  • No primeiro eposódio, quando Vincent coloca leite demais no Cereal, derramando um pouco, a palavra "Awakening" (Despertar) é formada pelas primeiras letras que bóiam.
  • Vários personagens têm os seus nomes em memória a filósofos, como Husserl, Kristeva, Derrida, Berkeley, Deleuze e Guattari.
  • A sociedade de Romdo segue os padrões de Platão de modelo guardião social ideal, com regras filosóficas e controle da informação.
  • O nome de Monad Proxy vem da palavra "Monad" como sendo a primeira origem de todas as coisas e, no Gnosticismo, refere-se ao "Deus que dá origem aos deuses menores".
  • A personagem Pino segue uma trajetória similar à história de Pinóquio - suas experiências com Re-l e Vincent são similares à jornada de Pinóqui para se tornar um garoto de verdade. Também é uma homenagem ao personagem Pinoco, do mangá Blackjack. Pino significa "beber" em latim. Este significado provavelmente está ligado à capacidade de aprendizado de Pino, que "bebe sabedoria", como se chamava o aprendizado em latim.
  • O Vírus Cogito é uma referência à frase de Descartes "Cogito ergo sum" (Penso, logo existo), assim como o próprio efeito do Vírus sobre os andróides, que passam a ter livre arbítrio e consciência da própria existência.
  • Cada episódio é chamado de "meditatio", também em referência a Descartes, cujo trabalho mais famoso, Meditações, é uma série de meditações a respeito de várias idéias filósoficos.
  • Dentro da Câmara do Regente Donov Mayer, as estátuas de duas pessoas deitadas, do lado direito, representam as estátuas Dia e Noite, de Michelangelo, dispostas sobre o sarcófago de Giuliano di Piero de' Medici, na Capela de Medici, na Florença. No anime, a figura feminina (Noite) representa a voz de Lacan, enquanto a figura masculina (Dia) é a voz de Husserl. As estátuas do lado esquerdo são baseadas nas estátuas Amanhecer e Crepúsculo, também de Michelangelo, dispostas sobre o sarcófago de Giuliano di Lorenzo de' Medici, na Capela de Medici. No anime, a figura feminina (Amanhecer) representa a voz de Derrida, enquanto a figura masculina (Crepúsculo) representa a voz de Berkeley)
  • Os robôs (AutoReivs) tem um sistema chamado Aplicativo Turing, que pode ser ligado e desligado de acordo com a vontade do Humano que o estiver operando. O Aplicativo permite a livre conversação e raciocínio em níveis humanos por parte do robô. O nome do Aplicativo é referência a Alan Turing, que propôs o "Teste Turing" como forma de testar os níveis de senciência de uma Inteligência Artificial.
Fonte parcial: Wikipedia

3 comentários:

Alex Reis disse...

Se não fosse tão detalhado seu blog eu ate animava a postar uns animes legais q ano vendo, tio skald. Bwahuahauahua

Ae
Fuiii

Anônimo disse...

Vou dar uma conferida no anime ^^

Bom, vou dar uma força para quem não entende patavinas de torrent [ja me perguntaram se era algum salgadinho e milho Oo] e vou deixar aqui o endereço do hinata-sou que tem qualidade em arquivos pequenos compactados com o h264 (x264).
http://www.hinata-sou.com.br/paginas/index2.php?page=kbssa/ergo.html

Skald, pode incluir o link lá encima?? =P
Aqui deixo uma listinha de animes que valem a pena serem vistos e todos podem ser encontrados no Hinata-sou:
-Elfen Lied [meu preferido]
-Fate Stay Night
-Claymore [se você assistir esse não leia o mangá pois eles conseguiram distorcer e estragar a história]
-CodeGeass [muito bom]
-Read or Die
-Read or Dream [ova do read or dream]
-Hellsing
-Blood+
-Lain

Enjoy

by GenAn.

Anônimo disse...

A cara!^,na boa,eu sou uma boa fã de shonen,mas poxa,gostei muito mesmo desse Ergo Proxy,concordo com vários animês bons citados como Hellsing,Lain,porém,pode ser velho o animê que citarei aqui,mas vale mesmo a pena tambem conferir a nova versão de Evangelion,tah baita /phoda/!^^
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Naruto...Oo' valew cara!