segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Trial - Final Fantasy XI

Passeando e lendo mais alguns posts do blog do GM Dave - para quem não conhece ainda e curte relatos e histórias cômicas de MMORGS, leitura obrigatória! - acabei sendo atraído por um link que ele postou "por acaso", só pelo risco de alguém clicar ali.

[GM] Dave?

Recapitulando de forma resumida.

O blog em questão chama-se "Bannable Offenses". É o blog utilizado por um GM do Final Fantasy XI para relatar causos do seu dia-a-dia, tanto como jogador, quanto como GM do jogo.

Com o tempo ele foi expandindo e relatando no blog casos pessoais e histórias off-game, tanto do trabalho quanto de sua casa, relacionamentos e muitos outros contos.

Se são histórias verdadeiras ou não, fica a cargo da confiança dos leitores, mas isso não vem ao caso.

O interessante mesmo é ler e conferir o dia-a-dia, pelo ponto de vista de alguém que trabalha no atendimento a consumidores de um jogo sem sequer gostar das pessoas que atende.

Aliás, tratando-se de GM Dave, ele não gosta de nenhum exemplar da raça humana, com raras exceções reservadas a si mesmo, à própria esposa e à filha do casal.

O Link

O link postado é, nada mais, nada menos que o acesso à inscrição para um Free Trial de 14 dias do Final Fantasy XI, replicado logo abaixo:


Este link leva diretamente ao FilePlanet. A partir dali, é necessário postar um código anti-botting para ter acesso ao cadastro e download da versão Trial do jogo.

Em seguida, instalando e iniciando a interface da PlayOnline, realiza-se o cadastro na rede online da Square Enix e, consequentemente, a partir da registry key recebida por e-mail após o primeiro cadastro, a criação da Conta Trial, começando a contar o tempo de teste.

PlayOnline interface

O Jogo

Nem preciso dizer que, como um fã incondicional de Final Fantasies pela vida toda, sempre tive esta curiosidade "imorrível" para conhecer o décimo-primeiro episódio da franquia.

Também não precisaria, mas acho importante comentar que, como jogador de vários MMOGs, fiquei completamente perdido com todas as interfaces do FFXI, desde o cadastro e registro de nova conta - não são feitos em um site, mas no próprio jogo - até as funções mais básicas, como movimentar-se, lutar e usar o chat.

Final Fantasy XI começa de forma curiosa, com uma criação de personagens mais simples e, ao mesmo tempo, mais atraente, com a escolha de raça e aparência contando com um verdadeiro desfile único para cada opção disponível entre raça e sexo.


Animação que rola durante a criação de uma personagem da raça Mithra

Outra surpresa é que a escolha de classe só define a arma inicial do char, enquanto a escolha de raça define a roupa inicial. Um char que comece como um Warrior pode, a qualquer momento, trocar para qualquer outra classe, sem perder os níveis adquiridos como Warrior.

As classes acrescentam alguns pontos de atributos à base recebida durante a escolha de raça. Darei mais detalhes em um post próprio, com apenas informações genéricas para não encompridar demais este aqui.

Também é possível a escolha de cidades e server, ao final da criação do char. É sempre importante saber onde seus amigos estão jogando (se for o caso), para não criar um char e sair evoluindo-o no servidor errado. Existem itens que facilitam isso, chamados World Passes, mas isto também é um detalhe para mais tarde.

É sempre bom começar na cidade natal da sua raça, para receber itens e acessar missões extras.

Interfaces

O jogo é, a primeira vista, mais lento e desajeitado do que a média dos MMOGs. Mas esta impressão só vai até você plugar um joystick Playstation2-style no PC. A partir daí, toda a movimentação e controle começam a ficar mais fáceis.

Demora um pouco para se achar no chat, menus, e inventário.

Também recomendo muito a edição de qualquer uma das Macros para agilizar a consulta ao Mapa - é isso ou ter de ficar abrindo o chat só para digitar /map a cada 5 minutos enquanto você tenta encontrar algum lugar na cidade inicial.

Os combates são simples e, durante os primeiros níveis, parecem bastante algo turno-a-turno, devido à similaridade de Atk.Speed entre o char e os inimigos.

Com o tempo, as classes e armas vão diferenciando-se dos inimigos, removendo esta impressão inicial.

Começar em San d'Oria requer um coração de pedra, pois o jogador terá de ganhar os primeiros níveis chacinando inocentes coelhinhos.

Não que os oponentes das outras cidades sejam muito mais ameaçadores, mas matar coelhinhos... vamos lá... hehehe

Comentei sobre menus um pouco antes e é um ponto importante para jogadores de MMOGs. Quem conhece os jogos da série Final Fantasy já está habituado a isto, mas jogadores de MMOGs realmente não costumam precisar ficar navegando por menus DURANTE combates.

Com um pouco de prática, entretanto, até mesmo este sistema torna-se algo natural e até mesmo mais prático do que outras formas de combate. É durante a navegação nos menus que o player agradece pela velocidade dos combates não ser tão frenética como em outros jogos.

Aliás, durante os combates, sempre cuide para ficar de frente para seus oponentes. Wow-style.

Replay e Evolução

Pela possibilidade de poder variar entre todas as classes de personagem, o jogo acumula um fator replay absurdo. Se jogar solo de Black Mage não está fácil - meu caso - troque para Warrior ou Thief. Se bateu uma vontade de jogar em party, troque para White Wizard.

Estas trocas são instantâneas, sem sequer a necessidade de relogar o char e sem perder nenhuma informação do mesmo.

Troca de Classes via MogHouse

O sistema de quests não é muito intuitivo e a localização dos npcs necessários muitas vezes deve ser feita "na raça", vasculhando os cantos das cidades. Felizmente, há sites e guias de referência em grande quantidade, para facilitar a vida dos jogadores mais casuais.

Conseguir dinheiro é uma tarefa árdua no início do jogo, podendo causar bastante frustração até que o jogador se acostume com o fato de que o dinheiro não se encontra fora das cidades - não exatamente - mas dentro.

Ao contrário dos outros MMOGs, não se consegue dinheiro matando Abelhas, Vermes ou Coelhos. Animais não têm carteiras.

O dinheiro é obtido pela venda dos itens que estes animais deixam cair. Se você estiver sob efeito de um buff chamado Signet, relacionado à uma competição constante entre as Nações do jogo, você também obterá Crystals, utilizados para a criação de itens.

Todos estes itens podem ser vendidos a preços ridiculamente baixos nas lojas dos NPCs - 14 gil por item, quando o custo das armas mais baratas é de mais de 200 gil... - ou, em pacotes de 12 itens, a preços bastante altos na Auction House, em leilões para os outros jogadores.

Este é o segredo para obter dinheiro rápido e relativamente fácil. Vá upar em áreas onde pode matar os monstros rapidamente, junte pacotes de 12 crystals ou outros itens e coloque-os à venda na Auction House, vendo antes o preço das últimas vendas do mesmo item, para saber qual é o preço médio que vem sendo praticado.

Jogadores de WoW sabem muito bem o quanto este sistema facilita a vida.

Acho que estas seriam as principais dicas para iniciantes. Alguma contribuição?

Nenhum comentário: