Forge of the Gods+
Localização e Histórico
No extremo norte do Território de Goddard, encontra-se a Forge of the Gods, um emaranhado de cavernas entrecortadas por rios de magma semi-derretido, criadas e mantidas sob a influência do Dragão do Fogo, Valakas.
Sendo um dos mais poderosos servos de Shilen, Valakas fez o seu Lar nas profundezas abaixo dos campos nevados de Goddard. O resultado de sua escolha são os salões repletos de lava borbulhante que se escondem sob montanhas de picos cobertos de gelo eterno.
Após Valakas se estabelecer em definitivo na região, uma grande variedade de monstros adaptados ao ambiente infernal acabaram reunindo-se na Forge of the Gods e formando um ecossistema próprio.
O Campo de Caça de Forge of the Gods foi otimizado para servir melhor a grupos formados por magos de nível 78 em diante, sendo que os monstros com HP multiplicado por 6 (HPx6) começam pelo nível 77. A chance de interrupção de magias foi bastante reduzida para os conjuradores que se encontrarem caçando nesta área.
Outra mudança importante foi a distância até a qual os monstros podem ser afastados de seus pontos de origem, que foi bastante aumentada, reduzindo a chance de retornarem e aumentando as possibilidades de mob trains para uso de magias com dano em área.
Comportamento dos Monstros
Os Lavasauri que guardavam as salas de Forge of the Gods foram alterados para aparecerem somente à medida em que os monstros locais forem sendo mortos. No caso, ao invés de causarem o aparecimento de monstros pela aproximação de personagens jogadores, os Lavasauros surgem quando os monstros forem sendo derrotados.
Esta pequena mudança facilita bastante as estratégias a serem usadas e aumenta o aproveitamento das salas. Um grupo pode se preparar completamente para iniciar uma onda de novos monstros e aproveitar ao máximo os efeitos de danças e canções atacando e matando todos os Lavasaurus derivados das criaturas originais, ganhando mais experiência em curtas ondas de combate.
Confira, na imagem abaixo, um Lavasaurus, que surgiu no lugar de um monstro derrotado à esquerda da entrada da sala:
E aqui, os Elders, Juveniles e Majors que também podem aparecer à medida em que os monstros das salas vão sendo derrotados:
Antes do Gracia Plus, cada sala costumava ter 9 a 10 monstros. Após o update, esta contagem estará em 15 a 16 monstros por sala. Esta diferença, entretanto, tende a ser enganosa, pois os 9~10 monstros anteriores, ao serem atacados, causavam o aparecimento de monstros do mesmo tipo, aumetando a população de cada sala a até mais de 15 criaturas. Com a mudança de respawn para os Lavasaurus, a população das salas ficou menos variável e diretamente mais fácil de prever e controlar.
Abaixo, confira uma sala do andar superior de Forge of the Gods, povoada com Scarlet Stakatos:
Confira também um vídeo de um grupo de magos caçando os mesmos Stakatos, com magias de dano em área. O aparecimento dos Lavasaurus será detalhado mais adiante:
O principal efeito das mudanças de Forge of the Gods é que a caça nesta área foi bastante facilitada, contanto que se atente para as regras específicas dos monstros locais.
O comportamento e agressividade dos monstros de uma sala influencia e atrai os monstros da próxima sala. O alcance desta relação é aproximadamente o alcance dos efeitos de Danças e Canções e vai atrair mais ou menos novos oponentes de acordo com a posição do monstro atacado em relação à próxima sala (ou à sala anterior).
Podemos ver na imagem abaixo a amplitude do alcance de comunicação entre os monstros. Com esta característica, é possível gerenciar o ritmo de reunião de monstros atraindo também os monstros das salas vizinhas sempre que a população da sala atual estiver sendo eliminada. Assim, um grupo bem informado e organizado pode estar se beneficiando da população de mais de uma sala sem sequer saírem do lugar onde se encontram.
A dificuldade de caça foi ajustada de forma que um grupo composto inteiramente de magos, com um ou dois rechargers apenas, possa usar suas magias de ataque à distância e dano em área para formar e gerenciar seus próprios mob trains, sem a obrigatoriedade de ter um tank.
Tar Beetles e Tar Spites
Apesar das mudanças que facilitam a formação de mob trains, caçar em Forge of Gods não ficou exatamente uma brincadeira de criança. Novas dificuldades foram acrescentadas, sendo que a mais temida delas é a chance de aparecer um mob chamado Tar Beetle (Besouro de Piche) no local de respawn do primeiro monstro morto de cada sala.
A chance de aparecimento é irregular, não sendo algo comum ou frequente. O problema do Tar Beetle, entretanto, é que ele passa a representar um obstáculo ambiental a ser evitado e que não pode ser simplesmente eliminado.
O Tar Beetle não pode ser alvo de nenhum tipo de ataque, sendo quase uma "parte do cenário" que não pode ser atacada ou morta. Qualquer personagem que passe cerca de 10 a 20 segundos perto de um Tar Beetle corre o risco de sofrer os efeitos de um debuff chamado "Tar Spite". Este debuff existe com 3 diferentes níveis de intensidade, sendo que cada nível apresenta os seguintes efeitos, sempre com 5 minutos de duração:
- Tar Spite lvl 1 - Reduz em 30% a Velocidade de Movimentação e em 10% a P.Def e a Evasion
- Tar Spite lvl 2 - Reduz em 60% a Velocidade de Movimentação e em 20% a P.Def e a Evasion
- Tar Spite lvl 3 - Reduz em 90% a Velocidade de Movimentação e em 30% a P.Def e a Evasion
O avanço de níveis do Tar Spite ocorre sempre que um Tar Beetle lança o debuff sobre um personagem que já está sofrendo seus efeitos. Ou seja, se você estiver com Tar Spite em nível 1 e ficar próximo de um Tar Beetle, terá a chance de receber novamente o Tar Spite, passando a sofrer os efeitos do Nível 2 e resetando sua duração de 5 minutos.
O Tar Spite só pode ser removido pela skill Cleanse, aprendida por Cardinals no nível 78. Apesar da chance de receber este debuff ser relativamente baixa, pois conta com dois acontecimentos aleatórios com pouca chance de acontecer - o surgimento de um Tar Beetle e a necessidade de estar perto de um por algum tempo antes de levar o debuff - receber este debuff durante um mob train em Forge of the Gods é quase sempre sinônimo de morte iminente.
Portanto, fique sempre atento ao aparecimento dos Tar Beetles e evite-os ao máximo, fazendo os desvios que forem necessários enquanto estiver caçando e conduzindo mob trains pelas salas. Manter uma boa distância destes besouros é a única forma de não sofrer com seu debuff.
Fauna Local Renovada
O comportamento dos Lavasaurus, que causa o aparecimento de todo um conjunto de monstros, já foi comentado acima. Vamos tratar agora da distribuição e características dos outros monstros de Forge of the Gods. No mapa abaixo, onde temos o detalhamento e população do andar superior da dungeon, com a seguinte legenda de cores por monstro:
- Vermelho Claro - Scarlet Stakato Soldier e Scarlet Stakato Walker
- Vermelho Texturizado - Scarlet Stakato Soldier, Scarlet Stakato Walker e Scarlet Stakato Noble
- Púrpura - Tepra Scarab, Tepra Scorpion e Assassin Beetle
- Azul Escuro - Mercenary of Destruction
- Azul Claro - Knight of Destruction
- Verde Claro - Arimanes of Destruction e Ashuras of Destruction
- Verde Texturizado - Arimanes of Destruction, Ashuras of Destruction e Balrog of Destruction
Os monstros do grupo "of Destruction" são todos Demônios ou Mortos-Vivos. Só é recomendado caçá-los se os integrantes do seu grupo estiverem devidamente preparados com armas e armaduras com Atributo Elemental Holy.
Os Necromancers of Destruction, que habitavam o andar superior, foram removidos, assim como os Golems que ocupavam as últimas salas antes da descida para o andar inferior da dungeon.
Perto da entrada do andar inferior, no lado direito do mapa, você encontrará Arimanes of Destruction e Lavasillisks. O resto da ocupação do andar segue a seguinte legenda:
- Verde Texturizado - Arimanes of Destruction, Lavasillisk e Balrog of Destruction
- Verde-Oliva - Magma Drake, Blazing Ifrit e Lavasillisk
- Marrom - Magma Golem e Lavastone Golem
Os Ashura of Destruction foram removidos do andar inferior, existindo agora somente no andar superior de Forge of the Gods.
As características detalhadas e propriedades dos monstros seguem conforme descrito abaixo:
Armadura Pesada (P.Def+ / Eva-)
Fraqueza contra Armas Blunt
Fraqueza contra Armas Blunt
Fraqueza contra Armas Blunt
Resistência Maior contra Ataques com status Bleed
Fraqueza contra Armas Blunt
Fraqueza contra Armas Blunt
Resistência Maior contra Ataques com status Bleed
Fraqueza contra Armas Blunt
Fraqueza contra Armas Blunt
Resistência Maior contra Ataques com status Bleed
Fraqueza contra Armas Blunt
Fraqueza contra Armas Blunt
Mercenary of Destruction
Raça: Undead
Multiplicador: HPx5
P.Atk+ / P.Def- / M.Atk+ / M.Def+++
Weak to Blunt Weapons
Resist Hold Attacks
Knight of Destruction
Raça: Undead
Multiplicador: HPx5
P.Atk+ / P.Def+++ / M.Atk+ / M.Def-
Fraqueza contra Armas Blunt
Ashuras of Destruction
Raça: Demon
Atributo Elemental: Dark
Multiplicador: HPx6
P.Atk+ / P.Def+++ / M.Atk+ / M.Def-
Arimanes of Destruction
Raça: Demon
Atributo Elemental: Dark
Multiplicador: HPx5
P.Atk+ / P.Def- / M.Atk+ / M.Def-
Balrog of Destruction
Raça: Demon
Atributo Elemental: Dark
Multiplicador: HPx6
P.Atk+ / P.Def- / M.Atk+ / M.Def-
Resistência a Ataques com status Sleep
Blazing Ifrit
Raça: Spirit
Multiplicador: HPx6
P.Atk+ / P.Def+++ / M.Atk+ / M.Def-
Armadura Leve (Eva+ / P.Def-)
Lavastone Golem
Raça: Magic Creature
Multiplicador: HPx5
P.Atk+ / M.Atk+ / M.Def++
Armadura Pesada (P.Def+ / Eva-)
Fraqueza contra Armas Blunt
Magma Golem
Raça: Magic Creature
Multiplicador: HPx5
P.Atk+ / M.Atk+ / M.Def++
Armadura Pesada (P.Def+ / Eva-)
Fraqueza contra Armas Blunt
Com exceção dos Mercenaries of Destruction no andar superior e dos Golems no andar inferior, todos os monstros de Forge of the Gods tem menos M.Def do que o normal para os seus respectivos níveis. Esta é mais uma razão pela qual este passa a ser o campo de caça ideal para grupos formados primariamente por magos.
A Família Lavassauro
Ao eliminar qualquer um dos monstros descritos acima, há uma chance de que seu respawn seja de algum monstro da série "Lavasaurus". Todos os monstros abaixo tem Atributo Elemental Fire, sendo ótimos alvos para os ataques de Elemento Water dos Mystic Muses e Elemental Masters. Todos os Lavasauri tem as mesmas propriedades.
Raça: Magic Creature
Atributo Elemental: Fire
Multiplicador: HPx6
P.Atk- / P.Def- / M.Def-
Atributo Elemental: Fire
Multiplicador: HPx6
P.Atk- / P.Def- / M.Def-
Alguns deles possuem a característica Armadura Pesada (Heavy Armor = P.Def+/Evasion-)
No vídeo abaixo, além de conferir um grupo de usuários de lança caçando Tepra Scorpions, Tepra Scarabs e Assassin Beetles no andar superior de Forge of Gods, também é possível observar o aparecimento dos Lavasauri "extras" durante a caçada:
Recompensas da Caça
As quests permanecem praticamente as mesmas de antes do update, com poucas alterações. Uma atenção especial deve ser mantida à quest "Gather the Flames", iniciada a partir do nível 74. Ao entregar 1.000 Torches para o Blacksmith of Flame Vulcan, você receberá uma Recipe de Arma Grade-S aleatória; podendo também entregar 1.200 Torches para o Blacksmith of Wind Rooney, para poder escolher qual Recipe de Arma Grade-S você deseja receber.
No Gracia Plus, entretanto, foram adicionadas como drops da área partes de Armas e Armaduras dos Grades S e S80. Além disso, pode-se obter Partes de equipamentos Dynasty por Spoil. Além disso, Attribute Stones também podem ser encontradas entre os novos drops.
Quanto aos pontos de experiência recebidos, há vários relatos de que "poderia ser melhor". Os membros de um grupo caçando com Magnus Unicorns no andar superior de Forge relataram estar evoluindo cerca de 1% por hora, no nível 80. Provavelmente haveria como alcançar um nível maior de eficiência mas, por outro lado, esta razão de Exp/hora poderia ser pior em outras áreas.
Somente na prática é que cada jogador poderá decidir se vale a pena caçar na nova Forge of the Gods ou não.
Abaixo, o vídeo de um grupo típico baseado em Magnus, com dois Elemental Masters usando seus Unicorns para caçar Magma Drakes, Blazing Ifrits e Lavasilisks no andar inferio de Forge of the Gods. Novamente, podemos ver grupos de Lavasauri aparecendo durante a matança. Só o aparecimento dos Lavasauri já cuida de melhorar o rendimento da caça, em termos de Exp e Drops, por exemplo.
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