sexta-feira, 18 de novembro de 2011

[WoW] Retorno, Experiências no PTR e WoW Br

Então, pessoas. Já estamos a semanas de receber o 4.3 e eu finalmente voltei do exílio auto-imposto atento às novidades do WoW e com algumas novidades próprias.

Antes de mais nada, terminou meu período na Arkanna. Estou momentaneamente na Endless Agony que, apesar do nome, deverá ter vida curta, uma vez que foi criada única e exclusivamente para satisfazer a pedidos de terceiros para que eu criasse minha própria guilda. Curiosamente, os mesmos terceiros não se mantiveram na guilda, então... Zafkiel e seus alts encontram-se momentaneamente sem guilda.

Colocando este assunto de lado, fui ao PTR para testar as novas dungeons e features do 4.3. O que encontrei lá me satisfez e deu a certeza de que este será o melhor patch desde o 3.3. As 5-mans ficaram não apenas divertidas, mas também acessíveis e incrivelmente épicas. 



O Raid Finder parece estável e confiável. A Darkmoon Island ficou divertida, atraente e inesperadamente útil. Em suma, parece que este será um acerto e tanto para a Blizzard e para os jogadores.



Aproveitando que estava passeando pelo PTR, tive minha exposição voluntária ao cliente em pt-Br. E foi, como posso dizer... surpreendentemente indolor. Separei muito algodão antes de logar para garantir que não iria morrer de hemorragia auricular, mas nem foi necessário.



Em um resumão radical, as vozes estão aceitáveis e até mesmo boas, em alguns casos, apesar do onipresente sotaque carioca, os textos ficaram muito bem traduzidos em todas as situações que pude conferir e os nomes de quests e achievements ficaram um show à parte, respeitando a mania da Blizzard de usar referências à cultura pop em todos os cantos, mas adaptando estas referências ao cenário cultural brasileiro. Acerto quase total. Só uma coisa me incomodou um pouco e é óbvio, pois já foi dito e repetido por todos os cantos da internet:



As traduções de nomes. Pérolas como Tempesfúria, Finisterra e Correvento encontram-se por todos os lados e ainda veremos o Top 10 das traduções mais mal-encaixadas do client. Com certeza teremos Fogolândia em uma boa posição. Curtam as Screens. ;)


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

[WoW] Patch 4.3 Preview - Hour of Twilight

[WoW] Patch 4.3 Preview – O Fim do Cataclysm


Chegamos finalmente, ao final do atribulado período, tanto ingame quanto offgame, em que um Cataclisma atingiu Azeroth.

Foi um longo ano, em que Deathwing reapareceu, 5 anos de história se passaram em uma noite, itens e atributos escalaram absurdamente em termos de diferenciação quanto às expansões anteriores. Mas este ano, assim como a expansão, vai chegando ao fim, não sem mudanças e novidades, é claro!

O Patch 4.3, contendo novas dungeons e a última raid da expansão, trará, em um resumo rápido:

·         3 novas dungeons 5-man, lembrando as dungeons introduzidas em ICC, no patch 3.3. A diferença é que as novas dungeons serão acrescentadas dentro de Caverns of Time, como parte do plano desesperado para derrotar Deathwing:

o   End Time – Um dos novos portais de Caverns of Time levará para um dos possíveis Fim dos Tempos. Esta dungeon se passará em uma Dragonblight pós-apocalíptica.
o   Well of Eternity – Removido o obstáculo que impedia a viagem para este período, o segundo novo portal de Caverns of Time levará os jogadores para 10.000 anos no passado, para o momento mais marcante da história de Azeroth, o clímax da War of Ancients, à beira da Fonte da Eternidade.
o   Hour of Twilight – Retornando do passado distante com a Dragon Soul em mãos, os heróis entrarão no terceiro novo portal de CoT para entrega-la para Thrall e escolta-lo até a base de Wyrmrest Temple, quebrando o cerco e preparando o confronto final contra Deathwing.

·         1 nova Raid:
o   Dragon Soul – na qual os jogadores participarão dos esforços desesperados para derrotar Deathwing em uma batalha que iniciará em Wyrmrest Temple e atravessará os céus de toda Azeroth.

·         1 novo Raid Boss:
o   Alizabal – terceiro boss de Baradin Hold. Uma demônia da Burning Legion transferida depois de quase escapar de Violet Hold.

·         Inclusão do Raid Finder – Sistema de criação e teleporte de grupos para formar raids de forma similar ao modo como funciona o Dungeon Finder para as 5-mans.

·         Transmogrification – Inclusão de um recurso do jogo para permitir a alteração da aparência de armas e armaduras. Com algumas restrições, é claro.

·         Void Storage – Inclusão de um banco pessoal especificamente desenhado para armazenar sets de armaduras.

·         Reforging Reestruturado – O sistema de Reforging foi redesenhado, para apresentar menus mais acessíveis e intuitivos. Os npcs que oferecem o serviço também foram movidos para junto dos novos npcs que oferecem os serviços de Transmogrification e Void Storage.

·         Darkmoon Island – A Darkmoon Faire foi completamente reestruturada e agora se apresenta na forma de uma ilha misteriosa, acessível somente a partir de portais disponibilizado nos antigos pontos de apresentação do festival. Ela inclui:

o     Mini-games variados
o   Novas quests com conteúdo para todas as profissões de craft e recompensas adicionais.
o   Novas daily quests para todas as profissões de craft, focando principalmente nas secundárias.
o   Possibilidade de obtenção de armaduras e armas cosméticas, para uso em conjunto com o sistema de Transmogrification.

·         Outland e Northrend sofreram mudanças para facilitar a evolução de personagens nestes ambientes:

o   A quantidade de experiência necessária para passar os níveis do 71 ao 80 foi reduzida em mais 33%.
o   A maioria das quests criadas para ser feita em grupo, nestes continentes, foram redesenhadas, tornando-se acessíveis para jogadores solo.
o   Os npcs que dão quests para serem realizadas dentro das dungeons de Outland e Northrend foram movidos para dentro das mesmas e estas quests passaram a ser consideradas “Dungeon Quests”.

·         A Interface de Usuário também recebeu alguns polimentos:

o   O Mapa Mundi passa a informar os níveis recomendados de cada área.
o   Sob determinadas condições, um líder de guilda inativo poderá ser substituído.
o   Áreas de Arqueologia, pontos de interesse e objetivos de quest passam a aparecer no mini-mapa.
o   Foi adicionado um mecanismo de busca de itens nas bags.

·         E uma mudança que pode ser um pouco mais “polêmica”, sem envolver mamilos, a Remoção dos Acentos (pobre Cláudia...):
o   Os realms norte-americanos não permitirão mais o uso de acentos e caracteres especiais nos nomes de personagens e guildas. Realms brasileiros, latino-americanos e da Oceania, assim como Personagens e Guildas já existentes, não serão afetados por esta restrição.

·         Lembrando dos servidores brasileiros, vale lembrar que logo após a entrada deste Patch, teremos o lançamento oficial dos Realms BR, já com a confirmação da gratuidade dos serviços de transferência de certos realms que ninguém sabemos quais são. \o/