terça-feira, 30 de junho de 2009

Gracia Plus - Crypts of Disgrace

As Criptas da Desgraça+




Um Histórico da Área

Durante o período de existência do Reino Órquico, as tribos conhecidas como os Batur, Morek e Turka Orcs foram banidas de Immortal Plateau.

Devido a este banimento, estes orcs não puderam mais enterrar seus mortos nas terras se seus ancestrais e, consequentemente, estabeleceram um grande complexo de criptas e sepulcrários a leste de Valley of Lords.

O tratamento e diferenciação recebidos acabou por fazer germinar um rancor profundo na alma dos Orcs banidos. Este rancor estava tão enraizado que mesmo após a morte, seus espíritos são incapazes de descansar, tornando-se espectros vingativos, tomados pelo ódio, que assombram a área, conhecida agora como as Criptas da Desgraça.

Para piorar ainda mais a situação, um bando de Anões violadores de túmulos se estabeleceu nas redondezas, passando a saquear em segredo as criptas dos Orcs. Com isto, a ira dos fantasmas cresceu ainda mais.

Os motivos que levaram ao banimento das 3 tribos já foram esquecidos há muito tempo pelos Orcs de hoje em dia. Alguns Orcs, inclusive, gostariam de permitir que os antigos guerreiros descansassem em paz. Estes Orcs iniciaram uma campanha para aniquilar os Violadores de Túmulos, não apenas com um exército normal, mas contando principalmente com aventureiros e mercenários contratados.



Composição e Evolução

A área inteira se encontra dividida em duas partes. Ao sul da estrada que leva para Schuttgart, marcado em azul no mapa abaixo, se encontra o Graverobber Hideout, um campo de caça recomendado para personagens pela faixa de níveis 20~30.


Ao norte da mesma parte da estrada, encontram-se as Criptas em questão, marcadas em vermelho no mapa. Esta área tinha, como principal utilidade, a evolução de Scavengers por volta do nível 30, que podiam fazer estoques inteiros de Greater Antidote durante a caça.


A parte das Criptas foi alterada e agora é um campo de caça voltado para grupos de usuários de Lança de níveis 80~85. Os monstros desta área aparecem com o nome em branco para personagens de nível 82. Confira, na imagem abaixo, um Contaminated Morek Fighter com o ícone de "Fraqueza contra Lanças".



Fauna Local

Os Fantasmas de Orcs que habitam a área continuam parecidos com o que eram, em seus atributos, exceto pela mudança enorme no nível de experiência. Confiram abaixo os detalhes a respeito de suas características:



Contaminated Morek Fighter
Raça: Humanoid
Atributo Elemental: Earth Attribute
Multiplicador: HPx3
P.Atk+ / M.Def++
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)



Contaminated Batur Fighter

Raça: Humanoid
Atributo Elemental: Earth Attribute
Multiplicador: HPx4
Comportamento: Passivo, Não-Social
P.Atk+ / M.Def++
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Grande Resistência contra Adagas e Rapiers
Grande Resistência contra Fist Weapons
Grande Resistência contra Two-Handed Swords
Resistência contra Blunt Weapons
Resistência contra Dual Swords
Resistência contra Espadas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)



Contaminated Batur Commander
Raça: Humanoid
Atributo Elemental: Earth Attribute
Multiplicador: HPx4
P.Atk+ / M.Def++
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Grande Resistência contra Adagas e Rapiers
Grande Resistência contra Fist Weapons
Grande Resistência contra Two-Handed Swords
Resistência contra Blunt Weapons
Resistência contra Dual Swords
Resistência contra Espadas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)


Turka Commander in Chief

NPC




Turka Troop Commander
Raça: Undead
Atributo Elemental: Dark Attribute
Multiplicador: HPx5
P.Def++ / M.Def++
Usa Armadura Pesada (+P.Def/-Evasion)
Grande Resistência contra Arcos e Bestas
Grande Resistência contra Adagas e Rapiers
Grande Resistência contra Fist Weapons
Grande Resistência contra Two-Handed Swords
Resistência contra Blunt Weapons
Resistência contra Dual Swords
Resistência contra Espadas
Fraqueza contra Ataques Corpo-a-corpo
Fraqueza contra Armas de Haste (Pole Arms)

Normalmente, ao matar um Orc do tipo Contaminated, outro do mesmo tipo aparecerá imediatamente. Entretanto, há uma chance de um Turka Commander in Chief aparecer rapidamente e, logo depois, um Turka Troop Commander aparecerá, surgindo por debaixo do solo. Esteja pronto para isto sempre que um Commander in Chief aparecer.

É possível também que o Commander in Chief reapareça e suma novamente, após o Turka Troop Commander ser derrotado. Esta segunda aparição é seguida pelo aparecimento de um Treasure Box e um Guardian of the Burial Grounds. O Guardian desfere ataques muito fortes, então tomem cuidado quando ele aparecer.




Estratégias de Caça

Personagens que quiserem caçar solo nesta área devem lembrar-se de que estes monstros são resistentes contra todas as armas, exceto as Pole Arms. Tendo isto em mente, é perfeitamente possível caçar solo nas Criptas.

Os Contaminated Morek Fighters, encontrados na base das criptas, são o alvo ideal, pois além de serem passivos, eles não ajudam nenhum dos mobs em volta. Personagens caçando solo devem dar preferência a este alvo.

Já o grupo ideal de caça, composto por 1 Buffer, 1 Healer, 1 Singer, 1 Dancer e 1~2 Damage Dealers, devidamente equipados com Pole Arms, deve poder caçar com um ritmo estável. Tendo armas e armaduras devidamente preparadas para combater o Atributo Elemental Terra, é possível montar o grupo com apenas 1 Damage Dealer e com um Party Buffer a menos.

O melhor local para um grupo se posicionar e manter um bom ritmo de agrupamento de monstros é na formação rochosa acima das Criptas, onde há alguns pilares. Cheque primeiro, cuidadosamente, o layout do terreno. Além disso, é necessário que os Damage Dealers estejam cientes de como cada um vai se comportar, para evitar que os monstros "escapem" e matem o resto do grupo.

Estando sobre os altares, é possível receber, aleatoriamente, Blessed Focus, um buff de 1 minuto que aumenta a Taxa de Ataques Críticos em 14, ajudando na caça. Este buff é cumulativo com o Focus normal.

Whip, autor original deste tópico, experimentou a caça em grupo nas Critpas usando um Spectral Dancer, fazendo as vezes de Tank e puxando os monstros. O ponto verde no desenho abaixo é o local onde o Tank começa, enquanto o ponto amarelo demarca o local onde o resto do grupo espera para matar os monstros. O Tank segue a linha tracejada, chamando os Contaminated Morek Fighters e puxando-os para o topo da Cripta, onde serão trucidados pelos Damage Dealers.

Podemos ver isto na prática no vídeo abaixo, onde Whip "puxa" 15 mobs para cima de um dos sepulcros:




Testando a Resistência a Ataques de Elemento Terra

Curiosamente, todos os monstros das Criptas da Desgraça atacam com Atributo Elemental Terra. Itens para atribuir Resistência a Terra podem ser obtidos com facilidade em Hellbound, dropando Wind Stones dos monstros de Sand Swept Dunes, por exemplo. Colocando estas Wind Stones em sua armadura lhe dará o efeito desejado, de Resist Earth - a resistência é sempre contra o Elemento Oposto.

Além disso, um Spectral Dancer pode usar o buff Dance of Earth Guard, que aumenta em 30 pontos a resistência dos membros do grupo a ataques com Elemento Terra.

Quanto à diferença no dano recebido ao usar Armaduras com e sem Atributos Elementais, temos a seguinte situação: Whip testou isso com um Spectral Dancer de nível 82, usando um Set Dynasty Heavy e buffado por um Prophet. Abaixo, os status do seu personagem, pronto para o combate:

Mais abaixo estão os danos recebidos de um Contaminated Batur Fighter:
  • Com 0 de Resistência contra Earth Attribute, Whip recebeu um dano médio de 236.
  • Com 120 de Resistência contra Earth Attribute, o dano médio do mesmo monstro foi de 181.
  • Com 150 de Resistência contra Earth Attribute, o dano médio foi de 140, quase metade do dano recebido por um personagem com 0 de resistência.


Resultados da Caça na Área

A primeira percepção em relação ao custo-benefício de caçar nas Criptas da Desgraça é a facilidade de acesso. Como a área é acessada diretamente via Gatekeeper pela cidade de Schuttgart, o tempo de deslocamento é bastante curto, embora o custo possa ser alto se você estiver em outra parte do mundo. Acessar Schuttgart via teleporte só é compensatório quando feito através de teleportes indiretos, passando por Aden->Goddard ou Oren->Rune.

Quanto aos itens encontrados nos monstros da área, consegue-se principalmente Metallic Fibers, partes de Armaduras Grade-S e materiais avançados de criação de itens, como Orichalcum e Leonard.

O NPC Karuda continua em seu acampamento, junto da entrada da área. A partir de uma quest iniciada a partir dele, você obtém Cursed Grave Goods ao matar os Orcs da área. A troca de Cursed Grave Goods por itens de criação segue a seguinte razão:
  • 8 Cursed Grave Goods => 1 Leonard
  • 12 Cursed Grave Goods => 1 Orichalcum
  • 15 Cursed Grave Goods => 1 Adamantine
  • 500 Cursed Grave Goods => 1 Recipe de Arma Dynasty (Grade-S80)
Considerando o custo de acesso à área e a dificuldade de caçar aqui, uma recipe de arma Dynasty pode muito bem ser a recompensa adequada. Entretanto, é possível ter um bom lucro com a venda de Leonard, Orichalcum e Adamantine como resultados da caça.

Os pontos de experiência obtidos ao caçar em um grupo de 6 integrantes podem ser conferidos na imagem abaixo, tirada durante o PTS Coreano, com rate de 4x para os Pontos de Experiência e Vitality 3. No servidor normal, com Vitality 0, um Contaminated Batur Fighter daria 12.788 pontos de Experiência para cada integrante de um grupo de 6 personagens, enquanto um Contaminated Batur Commander daria 13.512 pontos.



Conclusões

Então, a reconstrução da área das Criptas será um sucesso?

Descontando os usuários de Lanças e Armaduras Pesadas, que podem vir a jogar solo na área; e grupos formados em torno destes mesmos personagens, as opiniões iniciais são de que os grupos mais diferenciados não verão tanta diferença em relação à parte inferior de Forge of Gods, em termos de dificuldades e recompensas.

Esta passou a ser uma área onde a caça em grupo depende exclusivamente de uma boa configuração da mesma, além da comunicação entre os próprios integrantes. Com um grupo mal organizado, sem os buffs corretos à disposição e/ou sem boa comunicação, a caça pode facilmente se tornar ineficiente.



Para mais informações a respeito dos Atributos Elementais defensivos, veja também:

Evento - Mestres do Encantamento


A História do Mestre Yogi

[/Yoda on]

Um dedicado discípulo, Mestre Yogi é. Retornando de uma longa peregrinação ele está. Muitos conhecimentos a dividir ele tem.

A todos que estiverem a ouvir dispostos, disponível para compartilhar de seus conhecimentos ele está. Aqueles que muita paciência e devoção colocarem a teste, grandes recompensas encontrarão.

Se muita persistência tiver você, as recompensas com as quais sonhar apenas muitos podem, receberá você.

[/Yoda off]



Informações sobre o Evento

Este é, basicamente, um Evento que testa e premia a sorte dos jogadores no Overenchanting, também conhecido pela sigla OE.

Para os leigos, o OE é o ato de encantar um item além dos limites de segurança. Ou seja, para receber alguma recompensa neste evento, você terá de encantar um certo item além de +3.

O item em questão é o Staff of Master Yogi. É uma Mystic Two-Handed Blunt - um Cajado para Magos - no-grade, com os atributos mínimos para uma arma deste tipo. Não é exatamente eficiente para uso em combate por qualquer personagem que já tenha passado do nível 20.

Este cajado, sendo uma arma no-grade, não pode ser encantado por pergaminhos normais, que só servem para itens D em diante. Não. Esta arma só pode ser encantada com os próprios Master Yogi's Enchant Scrolls - pergaminhos de Enchant especificamente implementados para o Evento.

A partir do bônus de +4, o cajado estará valendo prêmios, quando for devolvido para o Meste Yogi, que se encontra presente em todas as cidades do jogo. Quanto maior o bônus, melhores os prêmios. Caso o cajado quebre, sendo um item no-grade, não se obterá nenhum cristal ou qualquer tipo de recompensa.



Obtendo os Pergaminhos

Os Master Yogi's Enchant Scrolls podem ser obtidos em 4 modalidades diferentes:
  • Drop - Estes pergaminhos podem ser encontrados caçando monstros, tendo sido adicionados a todos os mobs do database do jogo.
  • Compra Padrão - O Master Yogi venderá, a cada 6 horas (para cada Conta, não por Personagem), 24 Scrolls ao preço conjunto de 6.000 Adena pelo pacote.
  • Compra Extra - O Master Yogi venderá também Scrolls ao preço unitário de 77.777 Adena cada.
  • Comércio - Como são itens liberados para troca, há vários jogadores comprando e vendendo os scrolls, sendo tanto fonte alternativa para se obter os pergaminhos a menos de 77.777 Adena, quanto fonte alternativa de lucro para quem não tem muita sorte com os Encantamentos.


Obtendo o Staff

O Mestre Yogi estará vendendo os Staffs of Master Yogi a 1.000 Adena cada. Não há limites de compra por dia.

O único impedimento que existe para a compra de um Staff of Master Yogi é a quantidade possuída. Cada personagem só pode ter um Staff em seu inventário e não é possível derrubá-lo, vendê-lo ou guardá-lo na Warehouse.



Descrição dos Itens

Ícone Nome do Item
Descrição
Master Yogi's Scroll: Enchant Weapon Use este pergaminho para encantar o Staff of Master Yogi. Este item pode ser comercializado normalmente.
Staff of Master Yogi Este cajado pode ser comprado por 1.000 Adena com o Master Yogi. Este item não pode ser comercializado.



Duração do Evento

Este evento estará ocorrendo de 30/06/2009 até 14/07/2009. Serão duas semanas ao total, com o drop de Scrolls nos mobs ocorrendo somente durante a primeira semana.

Durante a segunda semana do Evento, não será mais possível obter os Scrolls por meio da caça de monstros, mas ainda será possível comprá-los do próprio Master Yogi conforme as regras e preços válidos desde o início.

Na manutenção semanal do dia 14/07/2009, todos os itens do evento (Pergaminhos e Cajados) serão removidos.



Recompensas

Enchant
Recompensa
Item Preso?
+0 ~ +3 Nenhuma N/A
+4 Firework Não
+5 2 Fireworks Não
E
Large Firework Não
+6 3 Fireworks Não
E
2 Large Fireworks Não
+7 Shadow Item - Top Hat Sim
OU

Shadow Item - Black Mask Sim
OU
Shadow Item - Rider Goggles Sim
+8 Scroll: Enchant Weapon (D) Não
+9 Scroll: Enchant Weapon (D) Não
E

Scroll: Enchant Armor (D) Não
+10 Scroll: Enchant Weapon (C) Não
+11 Scroll: Enchant Weapon (C) Não
E

Scroll: Enchant Armor (C) Não
+12 Scroll: Enchant Armor (B) Não
+13 Scroll: Enchant Weapon (A) Não
+14 Event - Top Hat Sim
OU
Event - Black Mask Sim
OU
Event - Rider Goggles Sim
+15 Baú de Jóia Grade S
Sim
+16 Top-Grade Life Stone: level 76 Não
+17 Scroll: Enchant Weapon (S) Não
+18 Baú de Armadura Grade S
Sim
+19 Baú de Arma Grade S
Sim
+20 Red Soul Crystal - Stage 14 Não
OU
Blue Soul Crystal - Stage 14 Não
OU
Green Soul Crystal - Stage 14 Não
+21 Top-Grade Life Stone: level 76 Não
E
High-Grade Life Stone: level 76 Não
E um dos seguintes:

Red Soul Crystal - Stage 14 Não
OU
Blue Soul Crystal - Stage 14 Não
OU
Green Soul Crystal - Stage 14 Não
+22 Baú de Armadura Grade S80
Sim
+23~ Baú de Arma Grade S80
Sim



Observações
  • Na tabela de recompensas, a coluna "Item Preso?" indica se o item estão impedidos de troca entre personagens ou não.
  • Os Baús de itens S e S80 são itens presos, mas os itens em que se transformam após abertos não o são.
  • O Baú recebido no encantamento +22 está descrito, ingame, como sendo "S80 Grade Weapon", mas a descrição correta é a que se encontra aqui e no site oficial: "S80 Grade Armor".


Fonte
:

sexta-feira, 26 de junho de 2009

[Hellbound] Estágio 9 - O Oasis Interno

Inner Oasis - Nono Estágio de Hellbound

Anteriormente




Encontrando o Oasis Interno

A partir do Estágio 9 de exploração de Hellbound, Tailor Buron passará a pedir para que você resgate os escravos que Beleth mantém no Oásis, além dos Portões da Muralha Externa (ultrapassados no estágio anterior), dando Darion's Badges a eles para que possam voltar para suas casas em segurança.
Além disso, ele revela que, de acordo com alguns rumores, o Anão que construiu a Cidadela de Aço ainda vive em algum lugar na área. Você encontrará este Anão no Estágio 11.

Depois de passar pelos Portões do Castelo de Ferro e seguir para o Sul, você chegará a um pequeno lago, com algumas árvores e barracas armadas à sombra.



Os Escravos do Oásis

Os escravos que vivem aqui estão muito longe de suas casas. Com pelo menos 5 Darion's Badges, você pode ajudá-los a viajar de volta para o lado ocidental da ilha. Fazer isto também contribuirá para aumentar o número de Pontos de Confiança acumulados para a comunidade do servidor.

Depois de libertar uma certa quantia de Escravos, dando Darion's Badges para cada um deles, será possível avançar para o próximo Estágio. Você saberá que chegou a este ponto quando os Escravos começarem a dizer que estão tendo a sensação de que toda a Hellbound está sendo libertada.



Legendary Blacksmith Shadai

Este Oásis também é o local onde o Legendary Blacksmith Shadai pode ser encontrado. Ele aparece eventualmente, sempre à meia-noite - pelo horário ingame, ao lado de uma das barracas.

Este Blacksmith é capaz de alterar as armaduras que os personagens adquiriram do Caravaner Hude de uma forma que se adapte mais para suas necessidades individuais - deixando-as mais fortes e pesadas para os Anões, mais leves para os Arqueiros, etc...

Vale a pena esperar por ele, pois a lista de itens e serviços que ele tem a oferecer é bastante interessante, incluindo os Forgotten Scrolls para as habilidades de Nível 81, por exemplo. Mais detalhes podem ser conferidos neste post.



Quests

A partir do NPC Matras, é possível iniciar duas quests: Matras' Curiosity e Matras' Suspicious Request. Traduzindo diretamente: "A Curiosidade de Matras" e "O Pedido Suspeito de Matras".

  • Matras' Curiosity

    Falando com Matras e aceitando esta missão, você já ganhará 6 Rough Ores, que podem ser transformados em Attribute Stones normalmente, embora não possam ser comercializadas nem transferidas para nenhum outro personagem.

    Matras lhe dará a tarefa de encontrar e recuperar as Blueprints da estrutura das Torres da Cidadela de Aço. Estes itens podem ser obtidos dos Raid Bosses Demon Prince e Ranku.

    Completando esta quest, você ganhará acesso direto à [Tully's Workshop], a terceira torre da Cidadela de Aço, podendo acessá-la sem precisar lutar através da [Base Tower] e da [Tower of Infinitum] novamente.

    Perceba que, apesar de poder iniciar esta quest no Estágio 9, não será possível cumprí-la até o Estágio 11.

  • Matras' Suspicious Request

    Para esta missão, Matras pedirá que você elimine os monstros que habitam os primeiros dois andares da [Base Tower] da Cidadela de Aço até coletar 744 Red Stones.

    Trazendo a quantidade solicitada de Red Stones, Matras as trocará por uma Dynastic Essence II, que o Legendary Blacksmith Shadai pode usar para transformar a parte superior das armaduras Dynasty de acordo com a sua classe de personagem, dando a ela habilidades especiais com bônus melhores do que as ganhas através da Dynasty Essence normal.


    Perceba que, assim como com a outra quest, você pode iniciá-la no Estágio 9, mas só terá algum progresso nela a partir do Estágio 10.


A Seguir

A Cidade Mercado - Estágio 10 de Hellbound



quinta-feira, 25 de junho de 2009

Gracia Plus - Giant's Caves

Gracia Plus - Giant's Caves

A Caverna dos Gigantes+




Histórico Local

Houve um tempo em que os Gigantes foram os poderes dominantes sobre a terra.

Em sua arrogância, entretanto, eles ousaram tentar invadir a morada dos Deuses. Em resposta, toda a sua avançada civilização foi destruída em um instante.

Os sobreviventes, fugindo da fúria de Einhasad, alcançaram as terras altas a leste de onde hoje se encontra Aden. Uma vez tendo alcançado as montanhas, esconderam-se em suas cavernas, na tentativa de fugir à atenção da Deusa.

Com o passar dos séculos, embrutecidos pelo tempo de isolamento e vivendo primitivamente, eles degeneraram até transformarem-se em monstros. Ainda assim, devido ao seu tamanho enorme e grande força bruta, os Lesser Giants (Gigantes reduzidos, ou rebaixados), como passaram a ser chamados, ainda são muito temidos pelos homens.


O ambiente de Giant's Cave é dividido, basicamente, em um nível superior, composto de salas de cor turquesa, à altura da entrada; e um nível inferior, composto de salas púrpuras.

Há quatro rotas de entrada para a dungeon e um ponto de Noblesse Teleport para as proximidades do Head Researcher sobling, marcado com um ponto vermelho na entrada mais a esquerda de Giant's Cave, no mapa. Personagens sem o status de Noblesse podem usar o teleporte para Forsaken Plains ou Silent Valley, a partir de Aden, caminhando o resto do caminho.




Fauna Revisada - Andares Superiores

Abaixo, temos as informações a respeito das resistências, capacidades e propriedades gerais dos monstros do nível superior de Giant's Cave. Todos eles tem HPx2, sendo relativamente fáceis de caçar.

Não descuide, entretanto, pois todos eles também têm ataques relativamente fortes, com atributo Água. Além disso, sua Inteligência Artificial foi revisada, caracterizando-os como "monstros dinâmicos", capazes de lançar diferentes debuffs, de acordo com as capacidades de cada alvo.

Confiram os dados:


Pallit (Passivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def+
Fraco contra Pole Arms



Imagro (Passivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def- / M.Def-
Armadura Leve (+Eva / -Def)
Fraco contra Pole Arms



Hirokai (Passivo)
Raça: Animal
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def- / M.Def-
Armadura Leve (+Eva / -Def)
Fraco contra Pole Arms



Hamrit (Aggressivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def- / M.Def-
Fraco contra Pole Arms



Konst Rod (Aggressivo)
Raça: Animal
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def- / M.Def+
Critical Chance / Critical Power
Fraco contra Pole Arms


Konst Seer (Passivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk- / M.Atk- / P.Def+ / M.Def-
Armadura Leve (+Eva / -Def)
Fraco contra Pole Arms



Konst Guardian (Passivo)
Raça: Besta
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def- / M.Def-
Armadura Leve (+Eva / -Def)
Fraco contra Pole Arms



Kyrenot (Aggressivo)
Raça: Gigante
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def- / M.Def-
Armadura Leve (+Eva / -Def)
Fraco contra Pole Arms

Há várias estratégias diferentes para caçar no nível superior desta nova versão de Giant's Cave. Como os monstros tem apenas x2 como Multiplicador de HP, grupos pequenos, de 2 a 3 personagens, devem ser suficientes.

Atentem, também, ao fato de que todos estes monstros tem Fraqueza a Pole Arms (lanças, alabardas). Um Damage Dealer com uma Pole Arm, acompanhado de um Shillien Saint, por exemplo, já forma um grupo auto-suficiente.

Lembrem-se, por último, da importância de ter a defesa elemental apropriada contra ataques baseados em Água, senão o Healer do grupo ficará rapidamente sobrecarregado.



Os Lesser Giants - Andares Inferiores

Como o nível superior em si continua sendo um campo de caça relativamente fácil, vamos conferir como ficaram os andares inferiores, cuja fauna é composta, em sua maioria, pelos próprios Giants.

Como no passado, os Lesser Giants continuam tendo um poder de ataque físico consideravelmente alto, apesar de serem quase todos Passivos em seu comportamento. Cuidado com os Gamlin e Leogul, que agem como batedores dos Gigantes, alertando-os sempre que iniciam um combate.

A prioridade deve ser sempre isolar e eliminar os Gamlin e Leogul antes de qualquer outra ação.
Na imagem abaixo, um Leogul está alertando os Gigantes da área sobre a presença de intrusos. Neste caso, é recomendado o uso imediato de Party Recall.

Os Gigantes em geral tem quantias relativamente altas de HP (O Lesser Giant Soldier, de nível 81, tem 33.003 de HP, por exemplo) e ataques bastante poderosos. Personagens equipados com Armaduras Leves ou Robes correm um risco de vida imediato, quando expostos a estes ataques.

Este é o local onde os personagens equipados com Armaduras Pesadas finalmente poderão cumprir seu destino de serem os bifes do grupo, levando a maior parte dos ataques dos Gigantes para proteger seus companheiros mais frágeis.

Confiram abaixo as informações a respeito dos monstros encontrados nos níveis inferiores de Giant's Cave:



Leogul (Aggressivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk- / M.Atk- / P.Def+ / M.Def+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)



Gamlin (Aggressivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk- / M.Atk- / P.Def+ / M.Def+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)



Lesser Giant Soldier (Passivo)
Raça: Gigante
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / M.Def+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)
Resistência Maior contra Hold

Alta Resistência contra Arcos/Bestas



Lesser Giant Mage (Passivo)
Raça: Gigante
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / P.Def- / M.Def+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)
Alta Resistência contra Arcos/Bestas



Lesser Giant Elder (Passivo)
Raça: Gigante
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+ / M.Atk+ / P.Def- / M.Def+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)
Resistência contra Adagas/Adagas Duplas

Resistência Maior contra Hold/Sleep
Alta Resistência contra Arcos/Bestas



Lesser Giant Shooter (Passivo)
Raça: Gigante
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)
Alta Resistência contra Arcos/Bestas



Barif (Aggressivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk- / M.Atk- / P.Def+ / M.Def+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)



Barif's Pet (Passivo)
Raça: Criatura Mágica
Elemento: Atributo Água
Multiplicador: HPx2
P.Atk- / M.Atk- / P.Def+ / M.Def+
Armadura Pesada (+Def / -Eva)

Entre as classes para um grupo de Damage Dealers, Duelists e Dreadnoughts usando Armaduras Pesadas são especialmente importantes. A skill Eye of Slayer, aprendida no nível 78, acabará sendo muito útil aqui, devido ao seu efeito de aumentar, por 10 minutos, o P.Atk de quem a usa em 30% contra Gigantes e Criaturas Mágicas.



Estratégias e Recompensas Encontradas

O nível superior é um bom campo de caça para grupos pequenos de 2 a 3 integrantes, rendendo experiência na faixa de 15.000~20.000 pontos por monstro abatido. Há um grande número de monstros, passivos em sua maioria, além de relativamente frágeis. Isto torna a área, apesar do pouco retorno por monstro, propícia para ganho rápido de Exp e Adena, devido à facilidade em eliminar muitos monstros em pouco tempo.

Abaixo, em exemplo dos pontos de experiência ganhos ao caçar Hamrits em dupla: 37.528 EXP, com Vitality 2, seria o mesmo que 18.764 EXP com Vitality 0.

Além disso, haverão Attribute Stones (Holy e Wind) e materiais como Leonard e Metallic Fiber entre os drops da área.

Caçar no nível inferior de Giant's Cave requer um grupo de 6 a 9 integrantes. Os monstros se encontram bem espaçados dentro de salões amplos, forçando um tanto de movimentação entre um alvo e outro (cuidando sempre com os Leogul e Gamlin). Devido aos ganhos relativamente altos em EXP e Adena, espera-se que os andares inferiores tornem-se um campo de caça bastante popular.

Na imagem abaixo, podemos ver os pontos de experiência ganhos ao matar Lesser Giant Elders com um grupo de 4 integrantes: 303.942 EXP, com Vitality 3. O mesmo que 121.577 com Vitality 0.

Quanto aos drops da área, no nível superior é possível conseguir partes de Armaduras e Jóias Dynasty. Nos andares inferiores, partes de armas e armaduras Dynasty. Além disso, Attribute Stones para todos os atributos e materiais de criação para itens S80 poderão ser encontrados especialmente nos andares inferiores, o que devem aumentar ainda mais a popularidade da área.



Quests Revisadas

A partir do nível 79, é possível iniciar a quest "Exploration of the Giants' Caves - Part 1", com o Head Researcher Sobling.

Sim, é a mesma quest que já existia a partir do nível 51, mas que será removida a partir deste update.

Na nova versão da quest, você estará caçando monstros no nível superior da dungeon em busca dos capítulos das escrituras dos gigantes. Ao contrário de obter apenas recipes de armaduras low-A em troca, você estará reunindo quest itens para trocar por recompensas relacionadas à criação de Armas Dynasty S80, de acordo com a tabela abaixo:
  • 3 conjuntos completos de Escrituras = 1 Adamantine
  • 4 conjuntos completos de Escrituras = 1 Orichalcum
  • 6 conjuntos completos de Escrituras = 1 Leonard
  • 10 conjuntos completos de Escrituras = 1 Recipe de Arma Dynasty à escolha

Também no nível 79, é possível iniciar a segunda parte da quest: "Exploration of the Giants' Caves - Part 2".

Como antes, você estará caçando os monstros do nível inferior de Giant's Cave, para completar conjuntos de Capítulos de um Almanaque sobre a Cultura dos Gigantes.

Para cada 5 conjuntos completos, Sobling lhe dará um Giant's Codex (Discipline ou Oblivion), para uso no sistema de Encantamento de Skills. Os conjuntos de Almanac Chapters também podem ser trocados por materiais de criação.



Nova Quest - Raid Bosses em Série

A partir do Dwarven Explorer Drogpo, um NPC novo, adicionado ao nível inferior de Giant's Cave, você pode iniciar a quest "The Control Device os the Giants", de nível 79.

Nesta quest, você terá de matar 3 Raid Bosses: Gorgolos (agora um gárgula), Last Titan Utenus e Giant Marpanak, para acessar o último Raid Boss, Hekaton Prime.

Hekaton Prime, que se tornou acessível somente através desta quest, agora dropa Fists Icarus ou peças da Dynasty Leather Armor. Além disso, ele permite a evolução de Soul Crystals para o Estágio 14.



Raid contra Gorgolos


Raid contra Last Titan Utenus


Raid contra o Giant Marpanak




Raid contra Hekaton Prime