sexta-feira, 29 de maio de 2009

[Hellbound] Estágio 4 - Derek e os Certificados de Caravana

Derek and Caravan Certificates - Quarto Estágio de Hellbound

Anteriormente:



Mudanças deste Estágio

Se a comunidade de jogadores do seu servidor já acumulou 1 milhão de Pontos de Confiança e alguém, enquanto transformado em Nativo, deu um Native Tresure para Bernarde, então Hellbound já terá avançado para o Quarto Estágio de sua exploração.

Durante este estágio, ainda é possível caçar e matar Keltas para acumular Native Treasures, que podem ser entregues a Jude em troca de recompensas.

O tempo de respawn do Keltas, entretanto, passa a ser variável entre 8 a 16 horas.

Além disso, tanto Keltas quanto os outros monstros que infestam Native Village deixam de render Pontos de Confiança para a comunidade.

Entreguar Darion's Badges para Kief também deixa de significar ganho de Pontos de confiança, portanto, ao invés de entregar as Badges com esta intenção, guarde-as para trocar por um Basic Caravan Certificate. Claro que isto será visto mais abaixo. Por enquanto, procure por Bernarde.


O Espírito de Derek

Bernarde lhe explicará sobre a alma perdida de Derek, que assombra Ancient Temple Remnants.

Mantenha em mente as regras de Hellbound. Especialmente a primeira:

Regra Nº 1 de Hellbound - Não mate Nativos!

Acho que não precisamos revisar a Regra Nº 2, não é mesmo?



De Volta às Ruínas do Templo

Vamos novamente para Ancient Temple Remnants.

Chegando lá, procure pelo fantasma de Derek, um mago humano de nível 83. Não será difícil de avistá-lo, confira sua aparência na imagem abaixo:

Ele pode até tentar, mas não tem como se esconder enquanto estiver empunhando esta espada.

Mate Derek e "alivie seu sofrimento" com a Holy Water para receber 10.000 Pontos de Confiança. Tanto a ação quanto a pontuação devem avançar Hellbound diretamente para o Quinto Estágio.

Como se pode ver na imagem, ainda há uma boa quantidade de Remnant Diviners e Diabolists pela área, todos agressivos e ansiosos para terem seu sofrimento igualmente aliviado. Seja, portanto, um aventureiro generoso e divida um pouco de Água Benta com cada um deles. Lembre-se, entretanto, que não estamos mais no Segundo Estágio e estes monstros não darão nenhum Ponto de Confiança, rendendo apenas itens e xp/sp.



Recuperando a Vila dos Nativos

Após a morte definitiva de Derek, a Vila dos Nativos poderá ser reocupada por seus moradores originais. Tanto os Darion's Executioners quanto os Enforcers que a infestavam não aparecerão mais pela área. O mesmo ocorrerá com Keltas, que não dará mais respawn.

Kief e Tailor Buron passarão a ser encontrados dentro da casa principal da Vila.



Certificados de Caravana

Os Pontos de Confiança ganhos ao caçar os principais monstros de cada Estágio são muito importantes para a evolução de Hellbound e para o avanço de toda a comunidade de jogadores na exploração da Ilha.

Igualmente importantes, mas com foco em outro nível de relacionamento, são os Certificados de Caravana.

Estes Certificados são indicadores pessoais da confiança conquistada em relação à facção neutra nos conflitos de Hellbound, os Mercadores do Deserto.

Comece a avançar este relacionamento conseguindo um Basic Caravan Certificate.



Obtendo o Certificado Básico

Para obter o Basic Certificate, vá até Hidden Oasis e entregue 20 Darion's Badges.

Ele lhe dará o Certificado e encaminhará você ao Caravan Encampment, onde você deverá falar com Hude para tentar conseguir um Standard Caravan Certificate.



Obtendo o Stardard Certificate

Hude pedirá por alguns itens em troca do segundo Certificado. Traga para ele:
  • 30 Mark Of Betrayal Marks of Betrayal
  • 60 Scorpion Poison Stinger Scorpion Poison Stingers
As Marks of Betrayal podem ser obtidas matando Wandering Caravans. Poison Stingers são obtidos caçando Sand Scorpions e Desert Scorpions. Estes mobs todos podem ser encontrados nas Sand Swept Dunes. Cuidado com os ataques de Sangramento - Bleed - dos Scorpions. Além dos itens, você precisará entregar o Basic Caravan Certificate.


Caçando os monstros nas Sand Swept Dunes, tome cuidado com o Raid Boss de Nível 84 Typhoon, altamente agressivo.

A partir do momento em que você fechar as quantidades de 30 Marks of Betrayal e 60 Scorpion Poison Stingers, volte para Caravan Encampment e fale com Hude. Ele trocará o seu Basic Caravan Certificate por um Standard, de mesma aparência.



Use Protetor Solar!

Por toda a Hellnound, há um debuff que reduz gradualmente seu HP até chegar a quase zero. Este debuff só faz efeito durante as horas do dia, como consequência da forte luz solar sobre a Ilha (período das 6:00 AM até as 11:59 PM).

Tendo o Standard Caravan Certificate, você poderá comprar de Hude o item Caravaner's Remedy, que neutraliza este debuff por uma hora (tempo offgame). Cada garrafa custa 25.000 Adena, sendo um item que não pode ser dropado ou comercializado entre personagens jogadores.



A Seguir


Fontes:

quinta-feira, 28 de maio de 2009

[Gracia Plus] Sistema de Correio

Postal System

A partir do Gracia Plus, o jogo passa a contar com um Sistema de Correios, permitindo o envio de itens e adena para personagens de qualquer jogador do servidor.

Os envios são tratados como "Encomendas" [Parcel] pelo Sistema do jogo.


Acessando o Sistema de Correio

Abra o menu de sistema (Alt+X) e clique no primeiro ícone, chamado Mailbox. A interface vista na imagem abaixo será aberta:

Até 8 itens podem acompanhar a mensagem a ser enviada em cada "Encomenda".


Recebendo uma Encomenda

O prazo de entrega das encomendas é de 10 minutos, aparecendo para o destinatário como um ícone de Correio piscando no canto esquerdo da tela.

Clicando no ícone de Correio, o destinatário poderá ver a lista de itens e seus respectivos pesos. Você também poderá conferir se tem espaço suficiente, em slots e peso, para receber todos os itens que acompanham a mensagem.

Depois de abrir a encomenda e conferir se terá espaço, você pode tirar os itens e ler qualquer mensagem que a acompanhe.


Tarifas de Envio

O custo para o envio de encomendas pelo Sistema de Correio é definido pelo peso dos itens enviados.

Quanto maior for o peso somado dos itens enviados, mais caras serão as tarifas de envio.

Há duas formas de pagamento das tarifas:
  • Pagamento pelo Remetente
  • Pagamento pelo Destinatário
Na segunda opção, o Destinatário pode escolher entre aceitar - e pagar - ou não
a encomenda.

Se uma Encomenda não for aberta dentro do prazo de 15 dias após o seu envio, ela será devolvida ao Remetente. Nessa situação, a Encomenda é decomposta, seus itens vão para a Warehouse do Remetente e qualquer mensagem que a acompanhasse é deletada.



[Hellbound] Estágio 3 - A Vila dos Nativos

Native Village - Terceiro Estágio de Hellbound

Anteriormente



Terceiro Estágio

Como no estágio anterior, você pode agilizar o ganho de Pontos de Confiança para a comunidade do servidor ao entregar Darion's Badges para Kief, em Hidden Oasis. Para cada Insígnia que Kief receber, a comunidade será beneficiada com o ganho de 10 Pontos de Confiança.


Dica: Mesmo estando no Terceiro Estágio de exploração de Hellbound, você ainda precisa estar transformado em Nativo para poder falar normalmente com Bernarde e, como já explicado anteriormente, você não deve ferir os Nativos.


A Vila dos Nativos

A partir do momento em que Hellbound alcançar o Terceiro Estágio, Keltas, um mini-boss, aparecerá em Native Village, diretamente ao sul dos Enchanted Megaliths. Seu aparecimento é uma dar formas de determinar o Estágio em que Hellbound se encontra.

Antes de prosseguir, fale com o Caravaner Jude. Ele lhe explicará sobre os Tesouros que os Nativos esconderam e que são o alvo da ganância de Keltas e seus seguidores.



Keltas e os Native Treasures

Seguindo as explicações, conclui-se que é necessário matar Keltas e seus seguidores ([Darion's Executioner] e [Darion's Enforcer]), para obter Native Treasures e Darion's Badges, além de Pontos de Confiança.


Executioners e Enforcers são fáceis de se encontrar na área da Vila, enquanto Keltas renasce em cerca de 2 a 4 horas após ser morto. Os Pontos de Confiança gerados por cada um destes novos inimigos são os seguintes:

[Darion's Executioner] - 3 Pontos de Confiança

[Darion's Enforcer] - 3 Pontos de Confiança

[Keltas] - 100 Pontos de Confiança


Progredindo

Siga entregando as Darion's Badges coletadas para Kief.

Keltas também deixará Native Treasures. Continue matando-o até obter 41 Native Treasures. Desta quantidade, entregue 40 para Jude e mantenha 1 Native Treasure para entregar para Bernarde (lembrando de estar vestido como Nativo).

Esta última parte é importante na progressão para o Quarto Estágio, onde será necessário retornar para as Antigas Ruínas do Templo.

Isto é o que Bernarde diz se você não estiver vestindo roupas de Nativo:


O Servidor precisará ter acumulado uma contagem global de 1 milhão de Pontos de Confiança antes de poder prosseguir para o Estágio 4 e aliviar o sofrimento da Alma de Derek.



A Seguir



Fontes:

Elliebelly
Elliebelly
Elliebelly
Lineage 2 BBS

quarta-feira, 27 de maio de 2009

[Hellbound] Estágio 8 - Portões do Castelo de Ferro

Iron Castle Gate - Oitavo Estágio de Hellbound

Anteriormente



Invadindo o Iron Castle

Chegamos ao Estágio 8 do processo de exploração de Hellbound.

O único objetivo para passar deste Estágio é eliminar o Outpost Captain, um poderoso demônio, servo de Beleth, armado com Duas Espadas.

Mate-o e o Portão para o próximo Estágio se abrirá.

Fácil, não?


A Abordagem Diplomática

Se você falar com o Tailor Buron, em Native Village, ele lhe dirá que há um Outpost Captain que pode ajudar a abrir o Portão Externo (Enceinte) da Fortaleza de Beleth.

Não dê ouvidos ao que Buron diz. Não só parece, como é uma armadilha.

Se você tentar falar com o Captain, pedindo gentilmente por sua ajuda, ele irá educadamente pedir que você se aproxime, para que ele possa ouví-lo melhor.

O Outpost Captain irá, então, paralisá-lo, para poder examiná-lo melhor. (Alguém mais acha que este NPC sofre de Complexo de Lobo Mau?)

Como já era de se esperar, o Outpost Captain irá considerá-lo um fracote inválido, indigno do esforço de abrir os Portões.

Sem pestanejar, o oficial usará suas Duas Espadas para atingí-lo com um Whirlwind Attack e chamará seus Minions para alvejá-lo com um monte de granadas, à uma distância segura.

Na opinião do Outpost Captain:

"Você pode não ser um Guerreiro à minha altura, mas ainda pode ser um ótimo jantar."



A Abordagem Clássica

Melhor não tentar o diálogo. Onde já se viu um MMORPG em que as situações se resolvem na conversa?

Enfrente o desafio diante dos portões à maneira clássica.

Além de enfrentar o Outpost Captain, você deve tomar cuidado com os Enceinte Defenders. São combatentes capazes de atingir e eliminar combatentes isolados a uma grande distância, tanto com ataques físicos quanto mágicos.

Outros Enceinte Defenders podem eliminar grupos inteiros de oponentes com ataques de dano em área à curta distância.

Entretanto, grupos experientes e com boa organização vão prevalecer facilmente neste combate.

Depois de matar o Outpost Captain, você pode seguir em frente para libertar os Escravos que Beleth mantém aprisionados no Oasis além dos Portões.



A Seguir

Resgatando os Nativos Escravos no Oasis e na Cidade Interna - Estágio 9 de Hellbound



Fontes:

[Hellbound] Estágio 2 - Antigas Ruínas do Templo

Ancient Temple Remnants - Segundo Estágio de Hellbound

Anteriormente



A Resistência dos Nativos

Estando no 2º Estágio de exploração de Hellbound, lembre-se sempre da Regra Número 1 e não mate nenhum Nativo! Isto inclui os Subjugated Natives, Charmed Natives e Quarry Slaves.

Desde que Beleth se entrincheirou em Hellbound, a população da Ilha tem vivido uma história de batalhas entre guerreiros da resistência dos Nativos e as forças malignas de Beleth. Sua missão é ajudar os Nativos na resistência contra Beleth, ao mesmo tempo em que realiza negócios com Caravanas de Mercadores - neutras em relação à Guerra.

Durante os primeiros estágios de Hellbound, você deve conquistar a confiança dos Nativos, além de conseguir informações confiáveis.

Uma forma segura e estável de conseguir Pontos de Confiança mais rapidamente é entregando Insígnias de Darion - Darion's Badges - para os NPCs, como na imagem abaixo. Cada Insígnia entregue renderá o equivalente a 10 Pontos de Confiança.

As Insígnias de Darion são drops regulares e o principal motivo para continuar caçando monstros em Harbor Area e Enchanted Megaliths, mesmo que não signifiquem mais ganho de Pontos de Confiança a partir da abertura do 2º Estágio.

Dica: Atenção especial para os monstros Arcane Watchman e Arcane Scout, pois eventualmente podem dropar dezenas de Darion's Badges de uma só vez.


Transformando-se em um Nativo

Para poder descobrir quais são os próximos passos na exploração de Hellbound, você precisará falar com Bernarde, em Hidden Oasis.

Sendo um NPC muuuito desconfiado, Bernarde só falará com Nativos.

Não. Não adianta você forçar um Nativo a falar por você. Eles também não confiam em você para isso. E não adianta tentar forçá-los, isso só terminará em mais sangue e morte.

Ao invés disso, procure o Tailor Buron, na Área Portuária e compre dele um Native Helmet, uma Native Tunic e Native Pants, por 10 Darion's Badges cada peça. Estas são as partes de armadura necessárias para você poder se transformar em um Nativo e enganar Bernarde.
Um personagem transformado em Nativo:


Adquirindo a Água Benta [Holy Water]

Assim, após vestir suas novas roupas de Nativo, você poderá comprar a Água Benta [Holy Water] do Bernarde, em troca de 5 Darion's Badges.



Ancient Temple Remnants

Após ter conseguido um frasco de Água Benta com o Bernarde, parta em direção às ruínas do Ancient Temple, onde o Profeta da vila dos Nativos foi procurar por sinais divinos.

Lá, você encontrará três tipos diferentes de almas perdidas:

Os Remnant Wraiths podem ser mortos facilmente, sem grandes dificuldades. Já os Remnant Dividers e Diabolists recusam-se a morrer facilmente, precisando ser liberados de seu sofrimento eterno pelo uso da Holy Water.

Que falta faz uma Holy Hand Grenade of Antioche nestas horas...

Dica: A melhor sugestão para esta área é ter a Holy Water associada a um dos slots das barras de atalhos, para ser usada imediatamente após reduzir o HP dos Remnants a zero.

A garrafa de Água Benta pode ser usada quantas vezes forem necessárias, sem gastar. É um item permanente, sem quantidade limitada de usos. Quando utilizada sobre um Remnant Diviner ou Diabolist que esteja com o HP igual a zero, ela impede que ele retorne à vida, matando-o em definitivo. Sem este item, é impossível matar estes dois monstros.

Para cada Remnant Diabolist ou Diviner que for salvo (bela maneira para dizer "Morto em definitivo"), o nível de Confiança dos Nativos aumentará em 5 pontos.

Dica: Para alcançar o Terceiro Estágio de exploração de Hellbound, é necessário aumentar a Confiança Global de 300.000 pontos para 600.000 pontos.



A Seguir



Fontes:

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Territory Wars - Versão para Clãs

Ou também: "Territory Wars para Clannies"

O sistema inteiro das Territory Wars já foi descrito em post próprio.

Apresentarei, aqui, uma versão resumida voltada a clãs que pretendam participar das TW em conjunto. Em passos rápidos, veremos:
  1. Inscrição
  2. Preparativos
  3. Organização
  4. Comunicação
  5. Objetivos
  6. Oposição
  7. Recompensas


Inscrição

O Líder do Clã, ou qualquer membro com privilégios para marcar Sieges, inscreve todos os membros do clã para defender um Território.

Clãs donos de Castelo já estarão automaticamente inscritos para defender seu próprio território.

A inscrição é feita junto ao Mercenary Manager, pedindo informações a respeito da Territory Battle e clicando sobre o botão "Clan Request". Não há nenhum custo para a inscrição ou o cancelamento e podem ser feitos até duas horas antes do início da Batalha.

É sempre importante escolher participar defendendo um Território que disponha de um Territorial Lord.
Dica: Para saber se há um Lorde Territorial, simplesmente olhe para a Gatekeeper da cidade. Se ela tiver uma Crest de Clã, o território tem um Lorde. Simples assim.


Preparativos

Personagens que queiram manter anonimato devem comprar os scrolls de Disfarce (Disguise Scroll) antes do início da batalha.

Os Scrolls de Transformação em Mercenário são importantes para, além de mudar a aparência do personagem, permitir que ele evolua nas quests envolvendo seu Status como Mercenário do Território, importantes para abrir mais opções de compra de itens.

É recomendável ter consigo um bom estoque de poções e elixires, especialmente os consumíveis para uso durante Sieges.

Siga os membros do seu Clã e disponham-se em conjunto em um mesmo local para o início da Batalha, seja uma Fortress inimiga, para atacar sua Catapulta, seja na própria Fortress, para defender a própria Catapulta.
Dica: Confirme por chat com o resto do seu Clã antes de se dirigir para o local errado.


Organização

A melhor organização possível é com o Lorde Territorial anunciando qual será o alvo e direcionando suas tropas e recursos para lá. O Outpost deve ser construído no local a ser atacado, para agilizar a conquista de cada Ward. A menos que haja muita oposição, não deve ser necessário um Outpost para destruir as Catapultas.
Dica: A pior organização possível é uma batalha onde o Lorde não esteja sequer logado, ou não saiba o que fazer com o Outpost. Caso seu clã se encontre nesta situação, imediatamente corram para as Fortresses inimigas para tentar pontuar destruindo qualquer Catapulta que ainda existir e seus defensores.
Equipes de defesa devem se concentrar na Fortress Territorial enquanto existir uma Catapulta por lá. A Fortress não terá npcs de defesa, somente personagens jogadores.

Assim que a Catapulta for destruída, a Defesa deve se mover para o Castelo, tentando impedir que a Ward seja tomada. No caso de um Castelo sem Ward, as equipes de Defesa devem partir para o Ataque.

Equipes de Ataque devem seguir as instruções dadas no chat de batalha (^ - cor amarela) e destruir as Catapultas de outros Territórios e atacar os Castelos em busca das Wards. Wards tomadas devem ser escoltadas e protegidas até o Outpost do Território, onde serão Capturadas.

Caso a Ward do próprio Território seja tomada, ela pode ser encontrada pelo Mapa e seu portador deve ser morto para que ela não seja Capturada por outro Território.


Comunicação

Um canal de chat específico para a Territory War é aberto pouco antes de começar a Batalha, ele é acessível pelo caractere ^ antes do texto a ser enviado.

Este canal de chat é lido automaticamente por todos os participantes e, a partir do momento em que a Batalha começa, todos podem utilizá-lo, sendo a principal forma de estratégia e comunicação de cada Território.
Dica: Fique sempre atento ao chat em amarelo e comunique o que for importante por meio do ^


Objetivos

O objetivo Comunitário da Territory War é, para cada facção envolvida, Capturar as Territorial Wards dos outros Territórios, ao mesmo tempo em que se mantém a própria.

Creio que este seja o resumo mais curto possível do processo de tomada de uma Ward:
  • Destruir Catapulta do Território
  • Invadir Castelo
  • Destruir a Ward na Sala do Trono
  • Carregar a Ward até o Outpost
  • Capturar a Ward usando uma skill com 5 minutos de Casting
Já os objetivos individuais vão se concentrar em adquirir Territorial Badges, receber XP/SP e evoluir seu Nível como Mercenário.

A aquisição de Territorial Badges ocorre por meio da participação na War, com atividades envolvendo:
  • Matar personagens inscritos para outros Territórios (Só contam personagens de nível 62+ mortos)
  • Destruir Catapultas
  • Destruir Wards
A evolução do nível do personagem como Mercenário exige o cumprimento de uma quest que deve ser iniciada junto ao Mercenary Captain antes de iniciada a Batalha. O primeiro nível desta quest tem como objetivos:
  • Matar 10 personagens inscritos para outros Territórios
  • Destruir uma Catapulta de outro Território
Os níveis seguintes vão tendo objetivos mais difíceis - maiores quantidades a matar.
Dica: A realização dos objetivos é muito mais rápida se você participar de um grupo balanceado, pois os resultados são conjuntos.


Oposição

De forma sucinta, sua oposição serão todos os personagens que estiverem inscritos para os outros 8 Territórios.

Os participantes estarão identificados por War Tags com uma cor e símbolo diferente para cada território.

Participantes de um mesmo território são Aliados e não podem se atacar de maneira alguma.

Participantes de territórios diferentes são Inimigos e podem se atacar livremente sem necessidade de Forçar o Ataque.

Mortes que ocorram nas Zonas de Combate em torno de cada Castelo e Fortress não terão perda de Exp. Já mortes que ocorram fora das Zonas de Combate terão perda de Exp como se ocorressem entre Clãs envolvidos em Clan War, com a perda reduzida a 1/4 do normal.
Dica: Evite perambular entre as Zonas de Combate e prefira sempre andar em conjunto com seu Grupo.


Recompensas

Para os Clãs donos de Castelo, todos os membros do Clã recebem bônus em seus atributos de acordo com as Wards conquistadas, contanto que tenham conseguido manter a própria Ward durante a Guerra.

Para os outros participantes, as principais recompensas serão:
  • Territorial Badges
    Somente personagens de nível 62+ receberão estes itens como recompensa pela quantidade de oponentes abatidos e de Catapultas/Wards destruídas.

    As Territorial Badges são concedidas com base em resultados isolados para participantes que estejam agindo solo, ou com base em resultados conjuntos para todos os membros de cada grupo que estejam participando da Batalha.

    Após o término de cada Batalha, os participantes de nível 62+ devem receber suas Territorial Badges pelo NPC Territory Manager.

  • EXP/SP
    Há premiação em EXP e SP para todos os participantes, a partir de uma base de pontos, mais um adicional de acordo com o desempenho de cada um.

  • Individual Fame
    Há recebimento de Fama individual nos mesmos padrões percebidos em Castle Sieges, com cerca de 125 pontos de Fama recebidos a cada 5 minutos de participação.

    Na conversão em Clan Reputation, pode-se dizer que cada personagem que participe das duas horas de uma TW renderá cerca de 150 pontos de CR para seu Clã, caso converta toda a Fama em pontos de Reputação.

  • Níveis de Mercenário
    Os personagens que tenham participado da Territory War como Mercenários e cujos grupos tenham eliminado a quantidade necessária de oponentes e Catapultas poderão concluir suas quests e evoluir seus níveis como Mercenários, tendo acesso a mais itens do Mercenary Captain.

  • Itens do Mercenary Captain/Territory Manager
    Uma grande variedade de itens fica disponível nos NPCs relacionados às Territory Wars, à medida em que se participa das Batalhas, cumprindo as missões designadas. Mais detalhes virão em um post próprio a respeito.
Dica: Maximize as recompensas tentando atacar primeiro as Catapultas e caçando após quaisquer personagens de nível 62+. Os personagens corretos contarão para a quest do Mercenary Captain.


Considerações

É um sistema bastante interessante, especialmente pelo alto valor e teor único de várias recompensas. Entretanto, não é nada recomendável participar sem estar, no mínimo, em um grupo de personagens de nível 62+ ou, se possível, fazendo parte de um Clã/Ally bastante ativo.

Confira a inscrição do seu Clã/Ally e participe das Batalhas a cada duas semanas, aos Sábados, 15 hrs (GMT-3 - Horário de Brasília).

Obs.: Imagens à caminho.