terça-feira, 25 de novembro de 2008

Prévia do CT2.3 Gracia - Final

Também conhecido como CT2.3, a última parte do Gracia está sendo chamada, pelos players mais acerebrados afoitos de "o último update de Lineage II". Hehehehehehe... deve ser o efeito de ler uma palavra forte como "Final" em um update... como se representasse um fim, ao invés de ser o que é: um meio.

Começando por este ponto... é ridículo que venha a ser o último update. A NCSoft não vai alterar tanta coisa para simplesmente abandonar o jogo logo depois. É óbvio que haverá algo depois. Especialmente se considerarmos que ainda há 3 anos de tempo nos separando do lançamento previsto de Lineage III...

Gracia Final trará conteúdos desenvolvidos com o intuito de combater o senso de repetição perpétua que todo jogo antigo exerce sobre a parte top-level de sua comunidade. Um novo continente, novas armas e armaduras, novas customizações, novas skills, novas interfaces, novos meios de jogabilidade e, quem sabe, um novo modelo de pagamento por jogo? Mas isso, em si, será assunto de outro post específico.

Indo por partes, em um resumão, pelo que se sabe até o momento (os assuntos com mais informações serão tratados por extenso em posts específicos):

Itens

Armas e Armaduras de um novo Grade, chamado S84, foram adicionadas. Podem ser obtidas somente em Gracia. Também foram adicionadas Dual Daggers (S80, S82 e S84), que podem ser equipadas após o aprendizado de uma skill Passiva disponível a partir do Nível 81, somente para Daggers.

Também foram adicionados Escudos específicos para Magos, Healers, Buffers e Summoners. Podem ser encantados, mas não podem adquirir características elementais. Dão benefícios de acordo com a classe que os equipa:
  • Mages: +MP Regen, +M.Atk
  • Buffers: +MP Regen, +MaxMP
  • Healers: +MP Regen, +Healing Power
  • Summoners: +MP Regen,+MaxMP
Os limites para características elementais em armas e armaduras foram duplicados. Entretanto, para aumentar além de 150 para armas e 300 para armaduras, são necessários Element Crystals, ao invés das Element Stones anteriores. Element Crystals serão obtidos somente por meio dos PvPs Aéreos em Gracia.

As Armas Icarus passam a ser consideradas armas S82. Suas recipes e partes de craft poderão ser obtidas em Union Station (um dos pontos de pouso em Gracia), em trocas por "Seeds of Destruction" (quest item obtido em Gracia).

As Penalidades por uso de itens fora do grau permitido foram redefinidas e agrupadas por níveis, de acordo com o número de graus de diferença entre o item e o permitido ao personagem que o está equipando. Os níveis de penalidade ficaram com as seguintes definições:
  • Grade Penalty Level 1: Acc -16, Crit Dam -10%, Crit Rate -10%, P.Atk -10%, Atk.Speed -10%, Magic Fail+
  • Grade Penalty Level 2: Acc -16, Crit Dam -20%, Crit Rate -20%, P.Atk -10%, Atk.Speed -10%, Magic Fail++
  • Grade Penalty Level 3: Acc -16, Crit Dam -30%, Crit Rate -30%, P.Atk -10%, Atk.Speed -10%, Magic Fail+++
  • Grade Penalty Level 4: Acc -16, Crit Dam -40%, Crit Rate -40%, P.Atk -10%, Atk.Speed -10%, Magic Fail++++



Capas e Cintos


Cintos podem ser obtidas como espólio nas Guerras Territoriais (Territory Wars).

Já as Capas, que só podem ser combinadas com armaduras Dynasty (S80) e S84. Há dois tipos de Capas, as Knight Capes, disponíveis para chars com rank Captain, podem ser obtidas com o NPC Chamberlain; enquanto as Capes of Holy Spirit são um drop de certos bosses. Ambas as capas podem ser combinadas às armaduras através de npcs em Aden e Rune.



Skills

Praticamente todas as classes ganharão novas skills, principalmente para os níveis 81+.

Skills já existentes estão sofrendo alterações massivas, também para praticamente todas as classes.

A alteração mais drástica é, com certeza, a retirada da necessidade de Spellbooks para as skills aprendidas até o nível 75. Estes spellbooks, além de não serem mais dropados, também não serão mais vendidos em npc, pois não serão mais necessários para o aprendizado das respectivas skills.

Mais detalhes em post próprio.



Território

Inclusão do Continente Gracia, a oeste de Talking Island. O acesso a este continente poderá ser feito somente por transporte aéreo, a partir de rotas comerciais ou aeronaves de clãs. Este acesso também será restrito por nível, sendo possível somente para chars acima do level 75.



Transporte Aéreo

Clãs de level 5+ terão direito a um tipo de transporte aéreo para alcançar Gracia. Este meio de transporte deve envolver gasto de itens para ser obtido/conjurado, além de gastar algum tipo de item como "combustível".

Além das aeronaves exclusivas para Clãs, também serão adicionadas docas e aeronaves "comuns" para embarque em Aden, Rune e Gludio. O ponto de desembarque foi definido, inicialmente, como "Union Station", em Gracia.



Combate Aéreo

Nova modalidade de PvP, possível somente no Continente Gracia e, consequentemente, somente para chars level 75+ que tenham aprendido alguma Transformação que permita o vôo.

De forma similar ao Kratei's Cube, é uma arena que só permite a inscrição de personagens solo, impedindo a formação de parties, para uma luta em modelo TeamBased entre pelo menos 9 personagens.

Cada personagem será alocado em um time diferente, de forma aleatória, recebendo uma Base para o time. Os objetivos são matar os oponentes e destruir suas Bases. O Time com a maior contagem de pontos ao final da partida, de 25 minutos, vence. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento e as partidas iniciam quando houverem pelo menos 9 inscritos. Novas inscrições são aceitas, para uma partida já em andamento, em até 15 minutos depois de iniciado o combate, caso hajam vagas disponíveis.

As partidas rendem itens para uso específico no Continente Gracia, além de SP (dependendo dos resultados e pontuações). Também é possível coletar itens especiais durante as partidas.


Clãs

Clãs podem evoluir até o nível 11, com várias clan skills podendo ser aprendidas até o nível 3. Unidades de Guarda (Royal e Knights) podem ter até 30 membros cada neste nível.

Como já foi mencionado, Clãs poderão obter um meio de transporte aéreo a partir do nível 5. Além disso, haverão benefícios para os Clãs participantes nas Territory Wars.


Monstros

Monstros aéreos farão parte das novas áreas de caça aéreas. Da mesma forma, "monstros imortais" são esperados para a Indestructable Seed e "Dragon Riders" para a Destruction Seed.

Houveram rumores sobre um novo Grande Dragão. Desta vez um Dragão Azul, potencialmente elemento água, mas nada foi confirmado até o momento.


Dungeons

No novo continente, as principais áreas de caça serão novas Instance Zones, cada uma com regras específicas, funcionando de forma a possibilitar a realização de quests para obter os equipamentos S82 e S84, além de oferecer variações sobre as atividades normais de caça. Estas novas Instances são chamadas "Seeds" e cada uma tem um nome específico, que reflete tanto sua temática quanto os inimigos encontrados no local.

As restrições de level para cada Seed, a princípio, serão 75+.


Bot Reporting

De bandeja para criar uma nova polêmica. Se antes a NCSoft não fazia muito a respeito dos botters, agora ela vai continuar não fazendo nada. O que mudou? Agora o sistema fará algo por ela. Funcionando de forma similar a um "Evaluate Inverso", o sistema de Bot Report irá acumular a quantidade de vezes que um char foi reportado por atividade suspeita, fazendo o mesmo passar a sofrer punições automáticas de acordo com esta quantidade.

Cada personagem poderá reportar até 7 vezes por dia (7 "reporting points"). É obrigatório respeitar o intervalo mínimo de 1 hora entre um reporte e outro. Os pontos de reporte são resetados à meia-noite de cada dia.

As punições automáticas incluem: Chat ban; Expulsão automática de party (Party ban); Redução drástica de Atk.Speed e Cast.Speed; Char preso à cidade; Speed reduzida a 0; Status de PvP permanente (nome púrpura); etc...

Nenhuma informação até o momento sobre a duração das punições, ou se a quantidade de vezes que um char foi reportado acaba caindo, com no sistema de Evaluate. O sistema, em si, parece um prato cheio para abusos... resta saber se haverá algum controle ou supervisão humana para coibir mau uso.

Observação Importante: O sistema conta com limites diários de reporte tanto pelo mesmo IP, quanto para membros de um mesmo clã. O mesmo IP só pode reportar um mesmo bot uma vez por dia e o mesmo clã só pode reportar o mesmo bot 3 vezes por dia. Aparentemente, o sistema ainda passará por mais ajustes finos após a implementação.


Olimpíadas

Implementados os combates 3x3 nas Olympiads. Não há restrições de classes nessa categoria. Buffs de NPC e Ress não serão possíveis antes ou durante as partidas.

As recompensas pelas partidas mudaram, sendo que os Noblesse Gate Passes serão substituídos por Olympiad Coins. Estas, por sua vez, poderão ser usadas para comprar diversos itens, como Spellbooks para as novas skills de level 83+, Quick Healing Potions, Shirts e Jóias (estas sendo Shadow Itens de 30 dias de duração, com status especiais). Os ganhos, em Olympiad Coins, variam de 30~50 Coins por partida vencida, de acordo com a categoria de participação:
  • Combate sem restrição de classe: 30 Coins
  • Combate de mesma classe: 40 Coins
  • Combate 3x3: 50 Coins



Mudanças Variadas
  • Limite máximo de adena em um char/warehouse passa a ser de 99.900.000.000
  • Armas de duas mãos para magos (Two-handed Blunt) passam a fazer um pouco a mais de dano, em relação às armas de uma mão só
  • Lifestones 82 e 84 podem ser dropadas de mobs
  • A quantidade de materiais para craftar itens Dynasty foi reduzida
  • Partes de armas de Grade D~B (apenas até Low-B) não dropam mais. Estas armas só dropam inteiras, sejam Common ou Superior.
  • Drops passam a desaparecer 10 minutos depois de caírem de algum mob. Não se aplica a itens dropados por players.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

[Evento] Squish Your Squash

Atenção, players. Novo Evento a partir desta semana no Lineage II! Chama-se
Squish Your Squash
!

Apesar de ter no nome o som de um rato sendo esmagado, o objetivo, novamente, é conseguir nectar, trocar por sementes de abóbora, plantá-las, alimentá-las, e esmagar as abóboras, quando maduras.

Fez algum sentido?

Para ajudar, informações por extenso mais abaixo, diretamente do site oficial:

Cenário (Roleplay Info)

O Jardineiro Fordson - Gardener Fordson - voltou à ativa!

Aparentemente, ele é o mais bem-sucedido plantador de abóboras mágicas. Após mais uma temporada de colheitas bem-sucedidas, Fordson resolveu investir seus lucros em uma nova linhagem de sementes. Como o velho está sempre comprando mais sementes do que pode plantar, ele está vendendo as sobras para quaisquer aventureiros que estejam interessados em ajudá-lo em suas buscas horticulturais.

Alguns fazendeiros locais, entretanto, com inveja do sucesso de Fordson e suas sementes, contrataram os serviços de um Geneticista para tentar clonar as sementes de Fordson. Apesar do sucesso parcial, o geneticista descobriu que a chave para a clonagem está no processo de incubação. Visto por alguns como um processo profano e sobrenatural, o processo de clonagem gerou propriedades místicas similares às das sementes originais, quando plantadas nas várias criaturas que infestam o mundo inteiro.

Talvez por ser um pouco 'fora da casinha', o geneticista perdeu o registro dos monstros que utilizou em seus experimentos. Sendo assim, é impossível distinguir os monstros que portam as sementes clonadas dos que não as portam.

Buzz the Cat, empregado fiel do Gardener Fordson, estará pelas cidades de Aden e Elmore. Em troca de Nectar, Buzz lhe dará uma Semente de Abóbora - mágica, é claro - ou uma Chrono Darbuka. mas não esqueça que as criaturas que passaram pelas experiências do geneticista ainda estão à solta. Segundo os rumores, estas criaturas, ao morrer, desprendem sementes clonadas de seu corpo.

Informações Gerais

Ao enfrentar e derrotar monstros que tenham nível de experiência próximos do seu, seu personagem ganhará Nectar. Você pode trocar seu estoque de Nectar junto ao Buzz the Cat, por sementes encantadas, para plantar e colher sua própria abóbora mágica.

Após plantar uma semente, você precisará alimentar o broto com uma certa quantidade de Nectar, para fazê-lo crescer saudável - é quase irônico. Após amadurecer e tornar-se uma abóbora, é hora de quebrá-la para colher o seu prêmio.

Atenção! Tentar quebrar uma abóbora antes que ela se desenvolva por completo apenas a matará por desnutrição, sem render prêmio algum. Além disso, as abóboras desaparecem rapidamente, então quebre-as rapidamente antes que fujam.

As Sementes de Abóbora (Squash Seeds) podem crescer para tornarem-se Abóboras de Baixa Qualidade (Low Quality Squash), Abóboras de Alta Qualidade (High Quality Squash) ou Reis Abóbora (King Squash). Sementes Grandes de Abóbora (Large Squash Seeds) podem crescer para tornarem-se Abóboras Grandes (Large Squash) ou Imperadores Abóbora (Emperor Squash)!

Esta última categoria de Abóbora - Emperor - não pode ser quebrada com armas normais - deve ser usada uma arma souvenir de alguma das Crônicas anteriores. Além disso, recomenda-se ter ajuda de várias pessoas para quebrá-la antes que desapareça, pois é muito mais resistente que todas as outras abóboras.

Para sua maior conveniência, Buzz the Cat estará vendendo Chrono Darbukas - souvenir da Quarta Crônica - em troca de Nectar.

Lista de trocas do NPC Buzz the Cat:
1 Semente de Abóbora = 1 Nectar
1 Semente Grande de Abóbora = 50 Nectar
1 Chrono Darbuka = 10 Nectar


Itens do Evento

ÍconeNome do Item
Descrição
Squash SeedClique duas vezes para plantar um broto de abóbora.
Large Squash SeedClique duas vezes para plantar um broto grande de abóbora.
Cloned Squash SeedClique duas vezes para fazer aparecer um broto de abóbora. Este item não pode ser dropado ou repassado.
Cloned Large Squash SeedClique duas vezes para fazer aparecer um broto grande de abóbora. Este item não pode ser dropado ou repassado.
NectarBuzz the Cat lhe dará sementes de abóbora em troca deste item, que também pode ser usado para fazer crescer um broto de abóbora.
Chrono DarbukaSouvenir da Crônica IV!!! Este item é necessário para abrir as maiores abóboras.

Os prêmios escondidos dentro das Abóboras incluem Poções, Scrolls de Encantamento de Armas e Armaduras, Soul Crystals e muito mais. Lembre-se, é necessário quebrar rapidamente as Abóboras, antes que desapareçam, para poder obter os prêmios.

O Evento começa no dia 25/11/09. Nectar não poderá mais ser obtido a partir do dia 02/12/09 e o NPC Buzz the Cat estará circulando pelas cidades até o período de manutenção do dia 09/12/09.

Boa sorte e divirtam-se!

FAQ

P: Qual é a novidade deste Evento? Já esmagamos Abóboras antes.

R: Além de trocar Nectar por Sementes junto ao Buzz the Cat, foi adicionado um novo tipo de Sementes dropáveis. Elas podem ser usadas como as Sementes normais, embora não possam ser vendidas nem dropadas. Estas novas sementes estão marcadas com a palavra 'Cloned" em seu nome.

P: Certo. Já consegui uma Semente do Buzz. O que devo fazer agora?

R: Dando duplo-clique na Semente, em seu inventário, um dos dois tipos de broto de abóbora será criado. Para fazê-lo crescer, você deve alimentá-lo com 5 Nectar. Alimente o broto mirando ele e clicando duas vezes sobre o Nectar, em seu inventário.

P: Qual é mesmo a diferença entre um Young Squash e um Large Young Squash?

R: Um Large Young Squash - Broto Grande de Abóbora - tem chances maiores de recompensas melhores do que um Young Squash - Broto Pequeno de Abóbora. Entretanto, a Abóbora gerada por um Broto Grande é muito mais difícil de quebrar. Você deve atacá-la com uma arma Chrono para conseguir danificá-la. Além disso, é quase impossível fazer isso sozinho. Sem buffs, recomenda-se estar acompanhado de pelo menos mais 5 pessoas para ter chances de quebrar as Abóboras Grandes.

P: Qual é a diferença entre uma Abóbora de Baixa Qualidade e uma Abóbora de Alta Qualidade?

R: Uma Abóbora de Alta Qualidade tem uma chance muito maior de render itens melhores. Não significa que a Abóbora de Baixa Qualidade não renderá recompensa alguma. Tente quebrar tantas Abóboras quanto for possível, para aumentar as chances de recompensa.

P: Quanto tempo tenho para alimentar um broto após plantá-lo?

R: Você terá 3 minutos para alimentá-lo com 5 Nectar.

P: Quanto tempo tenho para quebrar uma Abóbora?

R: Após amadurecida, a Abóbora existirá por 90 segundos, durante os quais você terá de quebrá-la.

P: Com tão pouco tempo para abrir as Abóboras, como saberei quanto tempo resta?

R: A partir do momento em que faltarem 60 segundos, o diálogo da Abóbora passará a anunciar quanto tempo resta. Por exemplo: "Another 30 seconds

and I'll be out of here." ("Mais 30 segundos e estarei fora daqui").

P: Sou um Mago. Tenho chances de conseguir quebrar uma Abóbora sozinho?

R: Claro que sim! Ainda será recomendável ter companhia para quebrar as Abóboras Grandes. Mesmo assim, qualquer uma das suas magias ofensivas terão força suficiente para quebrar as Abóboras Menores. Lembre-se sempre de que as magias são ineficientes contra Abóboras Grandes.

P: A raça, classe ou nível do personagem fazem alguma diferença quando se usa uma arma Chrono para abrir uma Abóbora Grande?

R: Não. Todas as armas Chrono tem P.Atk 1. Independente de qual é a sua raça, classe, nível ou buffs ativos - nada irá afetar o dano causado por cada ataque.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Uma Boa Sessão Maldita de RPG

Título Alternativo: "Best Freaking Game Session. Ever."

Começou de forma tranquila. Ou tão tranquilo quanto pode ser uma sessão de RPG - AD&D - com personagens jogadores malignos.

Como era de se esperar, os jogadores exacerbaram todas as formas de crueldade que puderam imaginar. Catarse, talvez?

Também, como era de se esperar, parece que os cérebros de todos os membros do grupo tiram folga coletiva durante a diversão. Profanidades à parte, nossa missão de exploração envolvia chegar às ruí nas de uma cidade devastada por um dragão e localizar um grimório perdido. Para facilitar a situação, poderíamos usar um Forte nas proximidades.

O Forte, entretanto, estava tomado por Gnolls, que deveríamos matar, escravizar ou contratar, afim de podermos contar com ajuda na exploração da cidade. Nenhum problema até o momento, pois tínhamos poder de fogo suficiente para lidar com Gnolls.

O grupo era composto por um Necromante Curandeiro Meio-Lich, uma Guerreira Elfa Alcoólatra e Libidinosa, um Dragoniano com Predileção por Metais Estranhos, uma Clériga Drow devota à Divindade do Ódio, um Minotauro mais Esperto do que a Média e um Ladino Drow com um Pendor por Jovens Aprendizes (Michael Jackson cover?). O alinhamento do grupo encontrando-se alguns andares abaixo do Chaotic/Evil, claro.

A primeira decisão foi a de não atacar fazendas nas proximidades, evitando chamarmos a atenção das tropas do Reino ou de Heróis da Vizinhança. Então teríamos poucas buchas de canhão. Primeiro erro.

A segunda decisão foi a de entrar nas florestas em torno do Forte sem nenhum plano. Não sabíamos sequer os equipamentos e habilidades de cada membro do grupo, quanto mais definirmos como reagiríamos a ataques ou emboscadas. Segundo erro.

A terceira decisão foi a de avançar com nossa carroça logo que nos encontramos em uma emboscada. O grupo ficou dividido e viramos alvos fáceis. Terceiro erro.

Para completar o cenário - o grupo acima, acompanhado por uma escrava, contra cerca de 50 Gnolls - estávamos razoavelmente prontos para enfrentar Gnolls, mas não tínhamos quase nada que nos protegesse contra o veneno quase letal com o qual eles banharam suas lanças e virotes de besta.

Um a um os membros do grupo foram caindo:

Rhogar, o Dragoniano, morreu envenenado, após ser crivado de virotes enquanto voava e atacava os Gnolls pelo alto. Foi esquartejado após a morte e carregamos seus pedaços para ressuscitá-lo ou transformalo em uma panela de strogonoff. O que viesse primeiro.

O Minotauro Aldebaron morreu envenenado e perfurado por dezenas de Gnolls. Quase foi salvo pela Clériga, mas já era tarde demais. Após morto, foi castrado pela escrava - estuprada por ele anteriormente - antes de virar almofada de adagas.

Aleste, a Clériga sobreviveu aos Gnolls, entrando em um estado de fúria similar ao Berserk, mas muito mais difícil de contornar, encerrar ou controlar. Após eliminar os oponentes, ela se voltou contra o próprio grupo, terminando crivada de flechas, à beira da morte. Teve a vida salva pelo resto do grupo, com os ferimentos estabilizados e as flechas retiradas.

Por segurança, o ladino usou cordas para amarrar e imobilizar a drow. Tal visão acabou atiçando a libido de Luthien, a elfa guerreira, que partiu imediatamente para abusar sexualmente da ainda ferida companheira de grupo. Linor, o Necromante meio-Lich, sempre acompanhando Luthien em suas "atividades extra-curriculares", gostou da idéia e serviu-se do lado disponível da Clériga, terminando de profaná-la, sem saber que os novos poderes que a Divindade da Morte lhe havia concedido acabariam por drenar a energia vital nela existente.

Imediatamente, Aleste gelou e morreu. Morta da forma mais inesperada e absurda que jamais imaginamos ver. Até então o Necromante já vinha usando almas alheias e sangue para se curar, mas não havia ainda drenado a energia vital de seres vivos de nenhuma forma. Claro que ele também não havia sodomizado nenhuma criatura viva até aquele momento.

Linor, percebendo que inadvertidamente matara a companheira de grupo, só teve tempo de expressar seu espanto, antes de sofrer com um tipo de maldição da Deusa do Ódio. O mesmo tipo de Fúria Berserk, mas mais forte e incontrolável do que com a Clériga - e mantendo a possibilidade de usar estratégias e magias normalmente.

Após mais alguns sustos e combate entre os próprios membros do grupo, o Necromante foi aprisionado e considerado "além de qualquer chance de recuperação". Assim sendo, Luthien terminou decapitando Linor, encerrando a sessão de jogo com apenas dois sobreviventes em um grupo de 6 jogadores.

Estamos melhorando nossa marca! *-*

A seguir, um novo Paladino da Morte!

Obs.: Ao pedir por cura, sempre cuide para que o membro do grupo que for atender não confunda com "curra". ^^

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

[Guia] Kamaloka - Labyrinth of Abyss

Implementada a partir do CT2.2 (também conhecido como Gracia - Part 2), esta nova versão da Kamaloka mantém semelhanças e diferenças em relação às Kamalokas - Hall of Abyss. Indo para os detalhes.

Informações e Tamanho da Instance


As Kamalokas anteriores consistiam em somente uma sala, com um boss no centro.

A Kamaloka Lab - como foi gentilmente apelidada - consiste em um ambiente bem maior, normalmente subterrâneo, dividido em 5 áreas ou salas. Estas salas estão povoadas por mobs de poder crescente, em quantidades variadas.

Requisitos de Entrada


A Kamaloka Hall permitia grupos de até 6 integrantes, todos dentro da respectiva faixa de nível, de acordo com o local de entrada e nível base escolhido. Eram duas opções por cidade, nos níveis base X3 e X6.

A Kamaloka Lab permite grupos de até 9 integrantes, seguindo as mesmas regras quanto às faixas de nível. Existe apenas uma Kamaloka Lab por cidade, com nível base X9.

Em resumo, os requisitos de entrada são os seguintes:

NPC de Entrada
Guard Captain
GrupoGrupo de 2 a 9 integrantes
Tipo de Instance Batalha contra raid bosses em estilo conquistar e avançar
Duração 45 Minutos
Restrições de Entrada
Cada personagem pode entrar uma vez por dia
Tempo de Reset da Instance A zona reseta, recarregando todos os monstros se passarem 5 minutos sem nenhum personagem dentro.


Para entrar na Kamaloka, toda a party precisa estar reunida diante do npc de entrada. O líder da party, então, escolhe as opções de diálogo com o npc - "Enter Kamaloka" > "Kamaloka - Labyrinth of Abyss" transportando todo o grupo para dentro da dungeon.

Lista das Kamalokas - Labyrinth of Abyss


Cidade --- Guard Captain --- Nível Base --- Níveis Permitidos
Gludio -------- Bathis ----------- 29 ------------ 24~34
Dion ---------- Lucas ----------- 39 ------------ 34~44
Heine -------- Gosta ----------- 49 ------------ 44~54
Oren --------- Mouen ---------- 59 ------------ 54~64
Schuttgart -- Vishotsky -------- 69 ------------ 64~74
Rune --------- Mathias --------- 79 ------------ 74~84

Duração da Instance


A Kamaloka Hall tem duração de 30 minutos, contra a duração de 45 minutos da Kamaloka Lab.

Aparecem avisos de tempo restante para os integrantes do grupo, quando faltarem 10 minutos, 5 minutos, 2 minutos, 1 minuto e 30 segundos.

Estrutura Básica e Inimigos

A estrutura básica consiste em uma Sala de Entrada, com um Pilar chamado "Escape Device", que serve para desistir da dungeon e sair de volta para a cidade, diante do NPC de entrada.
Escape Device - use-o para fugir sair em segurança

A sala seguinte contém cerca de 12 oponentes, resistentes, razoavelmente fortes e não-agressivos. Cada um destes dará um respawn quase instantâneo. Cuidado, pois eles se ajudam.
Lost Guards - Monstros da Segunda Sala da Kamaloka 29

A terceira sala contém cerca de 8 a 10 oponentes agressivos, capazes de causar status variados e que, além de se ajudarem, também ajudam os monstros da sala anterior. Cada um deles dará um respawn quase instantâneo.
Lost Watchers - Monstros da Terceira Sala da Kamaloka 29

A quarta sala conta com um inimigo só. Ele tem atributos similares (talvez um pouco mais fraco) aos de um Raid Boss sem os Raid Fighters. Não é tão forte quanto um Raid Boss Solo. Com um pouco de estratégia e uma party equilibrada, pode ser derrotado tranquilamente. É o primeiro monstro que dará alguma premiação e concede Exp e SP em quantidades comparáveis a um Raid de mesmo nível.
Lost Warden - Raid solo da Kamaloka 29

A última sala contém uma party de inimigos idêntica a uma Raid Party, com um Raid Boss e 4 Raid Fighters, divididos entre dois lutadores e dois healers.
Lost Captain - Raid Boss final da Kamaloka 29

Estratégias Recomendadas


Recomenda-se limpar rapidamente as primeiras salas, concentrando fogo nos mobs e tentando dividí-los para não sofrer com a concentração do dano de que são capazes. Cuide para não misturar os mobs de ambas as salas, isso dificulta mais ainda o trabalho.

O Raid Boss solo pode ser derrotado com facilidade por uma party com vários ranged damage dealers, ou com um tank bem preparado acompanhado de um healer.

Já o último boss requer muita estratégia e habilidade, além de uma ótima configuração de party para manter um dano alto o suficiente, além de contar com um tank que possa correr rapidamente enquanto o boss estiver com seus Fighters vivos ou aguentar o dano completo da party inteira (não recomendado). A estratégia é a padrão para os Raid Bosses acompanhados: dar sempre prioridade a destruir os Raid Fighters, depois concentrar o fogo no Boss até os Fighters começarem a dar Respawn.

Recomenda-se, obviamente, uma party com Tank, Healer e Damage Dealers suficientes para encarar tal desafio.

Morte e Retorno

Em caso de morte, da mesma forma que na Kamaloka original, o char retorna para o npc de entrada, fora da dungeon. A perda de Exp com a morte é a padrão, de acordo com o nível do personagem.

Também é possível sair da Kamaloka a qualquer momento usando um Scroll of Escape. A saída pelo Pilar é considerada desistência e encerra a dungeon para toda a party.

Para reentrar na dungeon, caso o personagem tenha saído por um Scroll ou morrendo, é necessário repetir o processo original de entrada, falando com o npc Guard Captain e escolhendo "Enter Kamaloka", seguido pela escolha da Kamaloka - Labyrinth of Abyss.

Recompensas

Em termos de Exp e SP, as recompensas se igualam às recebidas por derrotar dois Raid Bosses em sequência. Os drops acompanham, em termos de qualidade, mas só o último Boss dispõe de drops.

Os mobs das duas primeiras salas não dão recompensa alguma e o Boss da quarta sala só dá Exp e SP, sem nenhum drop.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Manifesto Private - Adeus DBR

Título alternativo: "Rest in Pieces"

Uma "Era de Ouro"

Era o que esperávamos, ao menos.

Tudo apontava para isso, pelo menos. A Staff estava reorganizada, com funções definidas para cada membro e controles rígidos sobre o que cada um estava fazendo. Os chars players com poderes de GM estavam apagados, o Admin estava banido do próprio server, relegado somente a cuidar das funções financeiras.

Novos players estavam chegando em números crescentes, podíamos reiniciar o marketing, pois cada vez menos gente lembrava-se dos erros do passado e das situações adversas pelas quais o server passara. Os players atuais, com seus clãs e alianças crescento, lutando, conquistando e antagonizando-se, davam vida cada vez maior ao servidor.

O que poderia dar errado, sendo que todos os planos estavam sendo executados à risca e novos projetos, ainda mais ambiciosos, estavam começando a sair do papel?

Duas situações especiais afligiam ainda o server, nos fazendo perder o controle sobre o ambiente e pondo nossos projetos abaixo:
  1. Os Inevitáveis Retornos do Administrador
  2. A infestação de Bug Abusers, resultado de uma péssima escolha de Versão
Ambos os problemas interligados e, infelizmente, sem solução. Voltarei um pouco a fita para explicar isso melhor.
Reestruturação da Staff

Como forma de lidar com as ausências do Admin, a Staff se reorganizou, tendo então membros interessados em levar o server pra frente a qualquer custo. Cada um assumiu um ou mais papéis e responsabilidades, entre regras, fórum, atendimento a players, db, doações, etc.

As doações ainda nos eram um espinho complidado de se lidar. Especialmente por conta da quantidade de jogadores que já havia sacado a fraqueza do sistema.

Cada vez mais e mais falsos doadores apareciam, gerando novos banimentos e punições. Mas como se aplica uma punição sem poder sequer ter certeza a respeito do merecimento? Como saber se um doador é falso ou não quando a única pessoa capaz de prestar esta informação não está disponível?

Nem mesmo a disponibilização de um GM só para tratar das doações serviu para muita coisa. O GM LukeSkyWalker praticamente logava só para passar itens para seu próprio char player, ao invés de atender aos doadores. Quando muito emitia algums announcements e esperava 15 minutos...

Era só qualquer outro GM logar para ser atacado por uma torrente de doadores.

O principal evento desta fase foi, com toda a certeza, o momento em que contivemos as ações dos GMs usando fake chars com poderes de GM. Isso foi feito a partir da deleção e banimento de todas as contas com chars deste tipo. No processo, os chars do Admin foram deletados e o mesmo, banido do server. Mas eis que ele retorna, com uma nova versão do server.
Versão Piorada

O server rodava em uma versão híbrida C1/C3. Haviam, na época, os primeiros rumores sobre uma versão C4Off ripada do server oficial. No embalo, o Rykra (Admin) conheceu uma figura que ofereceu essa tal versão "completa e sem bugs" de um server "C4Off". O preço?

US$ 4.000,00

Entre a própria Staff, consideramos que o Rykra estivesse cantando de galo e o custo real estivesse por volta de 2 a 3 mil Reais. Mesmo assim, era um investimento grande em algo incerto - considerando o quanto o Admin conhece realmente do server oficial. Pedimos se haveria a possibilidade de testarmos o server antes da compra, para garantir que fosse realmente completo e sem bugs. Perguntamos somente para ter a segunda surpresa da noite com a resposta do Admin:
"Tarde demais. Já testei e comprei. Está tudo igual ao Oficial, não vi porque não comprar logo antes que aumente o preço."
Certo. Como explicar para o pobre coitado que uma versão de server não "aumenta de preço", mas o contrário? Que essas versões simplesmente "caem" nas redes P2P e se multiplicam gratuitamente... eu mesmo já dispunha de uma versão idêntica e gratuita em menos de duas semanas - já que o Admin não quis confiar em mim para me passar uma cópia, arranjei por conta própria.

Os problemas da versão? Não saberia nem por onde começar.
  • Talvez pelos laboratórios de poções em Ivory Tower. Um local para os jogadores craftarem poções junto aos npcs, usando como materiais Herbs que dropariam em todos os mobs do jogo. No Oficial as poções são craftadas por meio de Common Craft, coisa que não estava nem perto de funcionar nesta cópia mal-feita.
  • Talvez pelas centenas de npcs que estavam sem nenhum diálogo, htmls limpas. Nem mesmo os npcs de Heine estavam funcionando.
  • Falando em Heine, os castelos e sieges funcionando muito mal ou sequer ativando. A Siege de Innadril, por exemplo, nem podia ser marcada e, caso acionada, iniciava sem npc algum, kickando todos os participantes instantaneamente e terminando sem vencedor.
  • Isso sem contar inúmeros npcs configurados de forma a serem fáceis de matar e dando zilhões de exp ao serem mortos.
  • Mobs de Lair of Antharas em Aligator Island e Forest of Outlaws. Por algum motivo, não me faziam muito sentido... migração, talvez?
  • Sem contar o sistema de Pescaria e a Monster Derby Track, só para citar dois dos sistemas pós-C1 que simplesmente não funcionavam.
Que raios de versão era essa? A resposta, infelizmente, foi a esperada.

Era mais uma versão híbrida de C1. Tentando emular aspectos do C4 com enganações e adições que logo ficaram populares como uma variação de um server que o L2Extreme havia abandonado.

Nosso Admin havia comprado gato por lebre, gastando o dinheiro do servidor em algo que só serviria para ganhar tempo, mas que traria mais problemas do que soluções.

Meus trabalhos de correção batiam, todas as noites, em reclamações e cobranças do Rykra, que queria saber se o que eu estaria colocando era realmente "fiel ao Oficial". Imaginem: passar dias inteiros revirando scripts e fuçando a internet para ter certeza absoluta do que está certo e errado, fazer de tudo para confirmar a informação e, no final, ser questionado por um noob que acha que sabe alguma coisa a respeito de Lineage 2. Sounds nice for anyone?

Se alguém ainda tem dúvidas sobre os motivos pelos quais eu abandonei a função de GM no DBR, considerem este o segundo.

Holy Buggers

Desde o wipe que levou à implementação da versão mais estável que o DBR já conheceu, vários bugs foram criados pela Staff, por puro desconhecimento e descuido em relação à posição dos mobs e seus atributos. Colocar os mobs é fácil, mas conferir se estão com os dados corretos em relação ao Oficial não é tão simples assim.

Como resultado, Devil's Isle não só continuou com os monstros incorretos, como os mesmos ainda por cima vieram com tabelas de recompensas de monstros nível 75, mas força comparável a monstros de nível 40. Sem contar que eram os monstros de Tower of Insolence que os noobs da Staff distribuíram por lá...

Foi este o principal bug que levou ao banimento em massa de um clã e meio num dos piores dias do servidor. O conflito escalou rapidamente em cima de uma falsa acusação, seguida de provas que nunca foram exibidas, nem mesmo para a Staff.

Em um rápido resumo, as acusações que foram recebidas não poderiam ser qualificadas, mas acenderam uma suspeita sobre um jogador. Este jogador, já sendo vigiado por outro GM por certeza de botting, foi punido imediatamente, mas sem os comunicados que vinham sendo apresentados para justificar as punições.

Apesar dos meus pedidos de paciência, os amigos dele resolveram "protestar" e começaram a agir de forma que se enquadrava como "Ações contra o Servidor". Se não fossem as ações precipitadas de ambos os lados, não teriam sido necessários os banimentos executados naquele dia, contra o clã DarkTemplars e metade do clã TR - a outra metade saiu "em respeito" aos amigos perdidos.

Não muito tempo depois disso, veio a nova versão bugada que o Rykra comprou. A migração foi tranquila. O problema foi o reconhecimento do novo server e os seus novos bugs.

Não fui o único a reconhecer a versão. Rapidamente, outros jogadores também perceberam não apenas as diferenças em relação ao oficial, como também as falhas e bugs deste inferno de servidor.

A partir daí, a rotina de atendimento a players e os trabalhos de implementação de novos conteúdos foram substituídos por:
  • Patrulhamento do Server em busca de buggers
  • Análise das acusações recebidas
  • Policiamento sobre os novos GAs e GMs
  • Separação das acusações procedentes e do que eram acusações criadas para atacar desafetos
  • Caça aos bugs nos scripts e db antes que fossem descobertos e utilizados pelos players
Simplesmente encerraram-se os trabalhos de atualização e manutenção do servidor. Algumas coisas até puderam ser implementadas, apenas para o novo retorno do Rykra.
O Eterno Retorno

Havíamos organizado as coisas para funcionarem por meio de votações.

Dessa forma, a sugestão do GM FURY foi rejeitada. Como estávamos de posse de uma cópia realmente ripada do servidor C4Off, houve a sugestão de "reiniciar" o DBR, simplesmente dando uma despedida para os players e fechando tudo inesperadamente, para reabrir com um novo nome, parecendo um novo servidor, para ninguém nunca saber que era o DBR. Literalmente, uma saída à francesa para fugir da má fama que o server já carregava - isso em 2006.

Pela mesma decisão por votos, foi aprovado um desconto nos preços dos itens de doação, para estimular mais doadores. Demos duas semanas para o Admin se pronunciar a respeito. O silêncio dele foi considerado consentimento e executamos a alteração... apenas para ele aparecer logo depois (não chegaram a se passar 20 minutos) esbravejando e ordenando que a mudança nos preços fosse desfeita.

Segundo o Rykra, "não é assim que se faz para estimular doações".

Aparentemente, a resposta dele para tudo são "promoções relâmpago" (bônus de X% nas doações) e "inclusão de itens personalizados do servidor". Até parece que ele não pegou a Lila - que ele "inventou", diga-se de passagem - copiada direto de um dos fóruns de desenvolvedores para private servers. Se era assim, por que ele não se manifestou antes?

Em indignação, a Staff inteira o abandonou à própria sorte, MummRa primeiro e todos os outros em seguida. Creio que apenas RaDiX ficou, na época. Os outros foram voltando aos poucos, mas eu preferi me manter firme na decisão.

No que me disseram:
"ele mudou, pode voltar a ser GM que agora tudo vai dar certo". (leia-se "ele não vai mais interferir no nosso trabalho")
Eu respondi, em todas as vezes:
"Já cansei de ouvir falar que o Rykra mudou. Simplesmente não vou mais acreditar até ver provas"
E as provas jamais foram apresentadas. Ao contrário, os GAs e GMs seguintes foram, um a um, abandonando o barco.
Orgulho Cego e Decadência

Compreendam. Nunca foi por "querer um server fiel ao Oficial", ou para fazer um "DBR melhor".

Sempre foi uma questão de que o DBR é propriedade do Rykra e nenhum outro GM pode tentar fazer mais do que ele sem sofrer as consequências.

Nenhum player pode reclamar de algo sem acabar sendo considerado parte do problema. O Admin é tão poderoso que pode voltar atrás até mesmo no próprio banimento.

Banimentos, aliás, são algo que se reverte com o pagamento de módicas quantias, como no caso do Rocker, que recebeu a "oferta" de pagar R$ 50,00 para ser desbanido. O banimento dele foi justo, por fraudar uma doação e ser pego em flagrante. Não havia nenhuma justificativa possível para desbaní-lo por nada menos do que efetuar a dita doação expressiva. Ao oferecer um atalho por menos, o Rykra faz o mesmo que "aceitar propina".

Mas tudo bem, ele é o Admin e faz o que bem entende. Exceto que nenhuma das decisões dele visa outra coisa que não o próprio bem, mesmo que em detrimento do servidor.

Lembrando sempre que, quando ele diz "pagar do próprio bolso" o server, não é bem verdade. Já foram usados os Cartões de Crédito da mãe dele, da irmã dele e até mesmo do irmão do Thunderfire (ex-admin choraminguento do finado LordsBR). O que será que os players pensariam disso?

Enfim, ele poderia ter uma Staff dedicada de verdade, administrando o server dele de maneira exemplar. Jogávamos no próprio server sem usar poderes de GM em nossos chars players que, diga-se de passagem, não foram descobertos sem que disséssemos quem éramos (no meu caso, Yggy). Mantínhamos updates em dia, trabalhávamos tanto para manter as regras sendo seguidas, quanto para corrigir bugs.

O que deu errado?

O Admin nos forçou até o limite a aceitarmos decisões muito, mas muito ruins para o servidor. Decisões que iam contra o que trabalhávamos e contra o interesse comum, tanto da Staff quanto dos players.

Foi isso.
O Adeus que Fiquei Devendo

Este post, diferente de outras partes do Manifesto, não é destinado a ajudar ninguém. Esta é a despedida que fiquei devendo a todos os jogadores do DragonBR daquela época e a todos os que vieram antes e depois. É quase um mea culpa pelo destino do servidor, exceto que a culpa não é minha, claro.

Saí à francesa em respeito ao servidor, pois se eu jogasse tudo no ventilador - como tinha vontade de fazer - acabaria causando mais danos ao servidor do que os jogadores mereciam.

Desde o meu retorno ao Lineage, acabei me afeiçoando novamente a esta comunidade de players e tentando disseminar um pouco de bom senso para ajudar a todos, na forma do Manifesto.

A intenção original é que sirva como apontamentos do que players, game masters e admins podem fazer para que seus próprios servidores sejam melhores. Enchi de críticas, pois sem ver os erros, não há como saber o que precisa ser consertado/evitado.

Já esta parte do Manifesto é diferente. Além de ser minha despedida, é a reação às atitudes finais da Staff DBR. Ofereci auxílio mais uma vez, fiz apontamentos a respeito de onde eles estão errando e do que podem fazer para melhorar.

Simples direções que, caso seguidas, reergueriam rápida e completamente o servidor. Como não é do interesse deles, dadas as respostas apresentadas tanto a mim quanto aos outros players do que sobrou de sua comunidade, então que assim seja.

Descrevi aqui um resumo de como foram os meus últimos meses como GM e como parte da comunidade do DBR, deixando claro o que se passou e como funcionou o servidor, como visto pela Staff, durante aquela época.

Considerem esta minha despedida oficial de tudo o que se relaciona ao DragonBR. Posso até voltar a citá-lo em anedotas, mas não voltarei a me relacionar com o servidor em si. Espero poder manter contato com parte da comunidade, relembrando os tempos divertidos. De resto, fica um apelo:

Por favor, cavem uma cova bem funda e enterrem o servidor logo de uma vez. De bruços. Senão, vocês sabem quem vão precisar chamar, não?


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Cruma Tower on Acid

Título Alternativo: "Drogas e Lineage não combinam"

Apesar deste que vos escreve não ser usuário de nenhuma droga que não seja um MMO, pude ter uma idéia de como poderia ser uma possível experiência lisérgica durante o jogo de Lineage II. Não, não me senti como nenhuma minhoca, apenas vi coisas estranhas.

Confiram e cliquem nas imagens caso queiram aumentá-las:
O lugar onde tudo começou. Quem diria que matar um Porta levaria a uma viagem ruim? Rastafari mau! Me serviu muffins com Portas ruins!

Mais tarde, andando entre as torres de Cruma, me veio a embaralhada lembrança, junto com a revelação.

"Não deveria ter misturado Cigarros de Orégano, Mana Drug e Alcaçuz Vermelho!"

Mana Drug nunca mais!

Meu bom senhor google... nunca mais vou fazer isso...

NOT!

domingo, 16 de novembro de 2008

Roupas Novas - II

Dando continuidade das apresentações na nossa Lineage Fashion Week, temos agora apresentações variadas dos novos conjuntos A-Grade.

Acompanhem:
Temos aqui Solaufen, estreando seu Set Nightmare e Zorak, com um Set Full Plate. Ambos em Hunter's Village.

Em seguida, vamos aos arredores de Floran Fortress, em Dion, para encontrar Luciferzinha usando um Set Majestic Light e SarahDean com um Set Zubei.

Um pouco ao lado, mais precisamente em Dion, reencontramos Gilriel, provando seu Set Nighmare Robe para confirmar que é o que ela quer. Podemos ver o porquê, não?

Voltando ao nosso ponto de partida, em Hunter's Village, encontramos Elehir, também provando um Set Nightmare Robe e uma Flaming Dragon Skull.

Aguardem as próximas edições.

sábado, 15 de novembro de 2008

Evolução Natural

Após bastante tempo investido e muitos anões gastos na alimentação do bichinho, eis que o meu hatchling finalmente virou um Strider!

Jormy cresceu!

Diferente da última vez, agora ele cresceu de corpo inteiro e por meios naturais!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Meu Arbusto Upou


Título Alternativo: "Eu Amo Minha Samambaia!"


Esse vai para uma nova categoria que vou abrir: Bizarre Screens. ^^

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Raid Stupidity

Falando sério agora.

Raid Bosses exercem algum tipo de fascínio sobre a mente noob, não é mesmo?


Parece ser só questão de encontrar mais dois ou três fellow clannies que estejam afim e pronto! Num passe de mágica, todo e qualquer Raid Boss poderá ser derrotado facilmente.

Alô? Alguma mente inteligente parou para considerar que são Raid Bosses por algum motivo? E que este motivo costuma ser o fato de que ele pega parties mal-montadas, sem estratégia ou simplesmente despreparadas e as esfrega no chão até cansar?

Infelizmente para mim, acabei aceitando um convite para uma Raid neste estilo. Um fellow clannie estava particularmente insistente na ânsia de confrontar logo seu primeiro Raid Boss.

Peguem um Dark Avenger, no alto dos seus 41 níveis de experiência... some a ele um Rogue de nível 33. Em torno dele, feche a "party" com um Knight 34 (este que vos escreve), um Shaman 36 e uma Shillen Elder 52 (só para buffar antes e tomar silence depois). Com este legítimo "conjunto da obra", encare um Raid Boss... qualquer Raid Boss...

O alvo da vez - não pode ser chamado de vítima pq as vítimas fomos nós... - foi o Breka Warlock Pastu. Um Raid level 34, cercado de Raid Fighters.


Nossas chances? Com uma party falida, formada por um tank e meio, meio dagger e meio healer???

Nulas!

Sem Archers, Mages, ou qualquer outro tipo de Damage Dealer que não fosse um Dagger um level abaixo do Boss. Isso nos leva à questão:
"Se não havia chance de vitória? O que você estava fazendo lá?"
Alguns dos motivos que citei, só para começar, para explicar que tentar uma Raid não ia dar certo nessas circunstâncias...:
  • É muito cedo, upem mais para poder se juntar ao resto do clan em Raids de level mais alto
  • Somente clãs noobs teriam membros suficientes na faixa de level 30~40, pois...
  • ...Raids abaixo de level 40 não dropam nada de interesse
  • Não se faz Raid sem Healers, Buffers e Damage Dealers
Ainda assim, quiseram tentar. Topei trocar de char, pensando em ensinar uma lição na prática. Surpreendentemente, eu acabei aprendendo uma lição mais valiosa ainda:
"É uma completa perda de tempo tentar ensinar/explicar para quem não está disposto a aprender."
Como eu já estava gastando tempo numa busca inútil por Fortresses disponíveis, embarquei nesta legítima canoa furada, que terminou, como não poderia deixar de ser, em um lindo e maravilhoso party wipe.

Até conseguiríamos sobreviver por tempo suficiente para matar o Boss, caso tivéssemos capacidade de gerar dano suficiente para sequer matar os Raid Fighters....... eis o resultado da tentativa:

Image Hosted by ImageShack.us

Após nosso fracasso retumbante contra um Raid Boss 8 níveis abaixo, o autor da proposta inicial concluiu:
É, não foi desta vez... vamos tentar outro?
...

A resposta?


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Preview Gracia Final - Hunting Grounds

Campos de Caça



Gracia e as Seeds

Gracia é a principal nova área de caça deste update. Neste continente, haverão várias novas áreas de caça chamadas "seeds". São construções vindas de outra dimensão, conjuradas por Seguidores de Shillien. As Seeds também são a razão pela qual Gracia decaiu para um estado de puro Caos. Os habitantes de Gracia, desesperados, pediram ajuda de Elmore e foram atendidos, formando a [Gracia Alliance], pronta para retomar o continente e retorná-lo à Ordem.


Algumas Seeds implementadas: Indestructable Seed, Destruction Seed



Indestructable Seed


  • A Indestructable Seed está localizada na metade Norte do Continente Gracia. Esta seed é a morada do "Immortal". Ele é um dos servos de Shillien e a imortalidade o torna ainda mais perigoso.
  • Esta seed é uma Instance Zone de nível 75+
  • A Seed é dividida em três áreas: [Core of Pain], [Core of Decay] e [Core of Indestructibility]. O objetivo desta dungeon é assumir o controle das 3 áreas e depois defendê-las contra a retaliação
  • Itens S82 e S84 podem ser obtidos dentro desta Seed, por meio de quests específicas.
  • Ao capturar cada uma das áreas, materiais para a criação de [Attribute Stones] podem ser coletados.
Ordem de Captura:
  1. Domine「Core of Pain」,「Core of Decay」
  2. Domine「Core of Indestructibility」
  3. Captura encerrada
  4. Defenda「Core of Pain」
  5. Defenda「Core of Pain」,「Core of Decay」
  6. Defenda「Core of Indestructibility」


Destruction Seed

  • Localizada na área oeste de Gracia, esta Seed é ocupada pelo [Dragon Lord], comandante do [Dragon Army]. O [Dragon Lord] tem grandes poderes destrutivos. Em conjunto com seu exército de cavaleiros de dragões, formam uma tropa quase perfeita, capaz de defender muito bem seu quartel-general (a Seed).
  • Esta seed é uma Instance Zone de nível 75+
  • A entrada desta área pode estar no [Secret Port]
  • Itens S82 e S84 podem ser obtidos dentro desta Seed, por meio de quests específicas.
  • Ao capturar cada uma das áreas, materiais para a criação de [Attribute Stones] podem ser coletados.
Invadindo a Seed:
  • O Combate funciona de forma similar a uma Siege de um Castelo, sendo necessário destruir os portões e cristais, antes de matar o [Dragon Lord]. Fazendo isso, a invasão terminará com sucesso.
  • Os personagens podem formar grupos de até 45 integrantes, de nível 75+, para efetuar a invasão e conquista desta Instance
  • Os personagens podem coletar mais informações a respeito por meio do NPC [阿尔里诺斯] (a ser traduzido)
Após a Captura da área:
  • Após a invasão e conquista da [Destruction Fortress] ter sido bem-sucedida, os personagens residentes podem aproveitar os recursos locais
  • Por meio do NPC "Prison Guard", os personagens podem lutar contra [Dragon Army Prisioners]
  • Unidades de reconhecimento podem ser enviadas para vasculhar as áreas em torno da Fortress. Por meio da observação de movimentos das tropas inimigas, pode-se saber de antemão quando ocorrerá o ataque de retaliação dos [Dragon Army Soldiers]

Defendendo a Fortress:
  • Algum tempo após a [Gracia Alliance] conquistar a Fortress, o [Dragon Army] fará um ataque de retaliação, tentando retomar a Seed. Quaisquer personagens que cumpram o requisito de nível mínimo (75+) podem participar da defesa da Fortress, sem limites no número de participantes.
  • Após a batalha começar, nenhum outro personagem poderá entrar na Destruction Seed
  • O alvo do [Dragon Army] será o painel de controle da Fortress, chamado [Destruction Seed Control Device]. O objetivo dos personagens, na defesa da Fortress, é proteger este Dispositivo contra os ataques dos NPCs.
  • Se a defesa falhar, o [Dragon Army] retomará o Fortress e, consequentemente, a Destruction Seed.
  • O status da Destruction Fortress pode ser conferido pelo mini-mapa.



Campos de Caça Aéreos


  • Em Gracia, os personagens ganham acesso a uma Transformação Aérea, que permite o vôo individual. Vários locais terão NPCs chamados "Aerial Hunting Leaders", que permitem a caça aérea
  • Várias novas quests estão relacionadas com a caça nos céus
  • Ao lutar no ar, os itens dropados por monstros irão direto para o inventário do personagem. Nenhum item será dropado no chão nesta modalidade.



Mudanças nos Campos de Caça


Valakas:
  • Como forma de estimular uma maior variedade de classes nos confrontos contra Valakas, a AI do monstro em questão terá mais variações e reações aleatórias
  • Durante os momentos em que Valakas entra em estado de fúria, atacando personagens de forma aleatória, haverá uma chance maior de que ele concentre seus ataques sobre personagens do tipo [Knight]
  • Novos ataques à distância foram acrescentados, incluindo ataques mágicos contra [Healers] e ataques do tipo AoE (dano em área)
  • Os atributos de ataque e defesa do Valakas irão de adequar à proporção das classes de personagens presentes, entre os que atacam à distância e os lutadores corpo-a-corpo. Quando houverem mais combatentes corpo-a-corpo, a P.Def e M.Def de Valakas diminuirão significantemente; Havendo mais combatentes à distância, o poder de ataque (P.Atk e M.Atk) de Valakas terá um aumento dramático.
  • O terreno do Lar de Valakas foi alterado, com a remoção das montanhas que o cercavam.
Silent Valley:
  • Personagens caracterizados como lutadores corpo-a-corpo encontrarão mais facilidades para caçar nesta área.
  • Os monstros residentes desta área passam a dropar Herbs
  • Os monstros residentes não focarão mais ataques iniciais em summons e pets, iniciando ataques somente contra players.
  • Durante uma caça nesta área, haverá a chance de que um [Ancient Chest] drope de algum monstro. Guardas aparecerão junto com o Baú. Estes Guardas são bastante fortes, sendo recomendável analisar e estudar suas fraquezas e habilidades antes de tentar obter o Baú.
Swamp of Screams:
  • Personagens caracterizados como lutadores corpo-a-corpo encontrarão mais facilidades para caçar nesta área.
  • Os monstros residentes desta área passam a dropar Herbs
Monstro Afortunado [Lucky Monster]

  • Um [Lucky Monster] aparecerá aleatoriamente pelas áreas de Valley of Saints, Forest of the Dead, Primeval Island e Silent Valley;
  • Ao matar este Monstro, há uma chance de se receber uma "recompensa muito boa".

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Preview Gracia Final - Territory Wars

Título Alternativo: "World War Lineage"


Guerras Territoriais (Territory Wars)



As guerras territoriais são um novo modelo de Siege centrada no combate conjunto envolvendo clãs e jogadores individuais.



Definição de Território

Um território consiste em toda a área abrangendo uma cidade, residências, campos de caça e plantação, áreas em torno do castelo e fortalezas. Enfim, basicamente tudo o que os jogadores podem tomar e/ou tirar proveito.



Limites Territoriais
Há 9 áreas consideradas "Território":
  • Gludio
  • Dion
  • Giran
  • Oren
  • Aden
  • Innadril
  • Goddard
  • Rune
  • Schuttgart


Estabelecimento do Território

Condições de estabelecimento:
  • Ao término de uma Siege de Castelo, o clã que obteve/manteve o domínio do Castelo automaticamente terá direito a estabelecer a posse do respectivo. Exemplo: O clã que vencer a Siege do Castelo de Dion poderá declarar posse do Território de Dion.
Após o anúncio da Posse, um NPC "Territory Manager" aparecerá no Castelo, com as seguintes funções:
  • Acesso a uma loja especial;
  • Dá acesso a várias recompensas de quests relacionadas ao Território.
Após o anúncio da Posse, um NPC "Mercenary General" aparecerá do lado de fora dos portões frontais do Castelo, com as seguintes funções:
  • Jogadores normais (fora do clan ocupante do território) podem comprar [Mercenary Transformation Scrolls] deste NPC, para participar da Territory War transformados em Mercenary;
  • Completando quests a partir deste NPC, os jogadores podem evoluir para transformarem-se em mercenários melhores;
  • Vende itens de uso exclusivo nas Territory Wars.


Anúncio de Posse de Território



Depois do anúncio de posse do território, o clã que ocupou o Castelo pode começar uma quest exclusiva, chamada [領主正道] (Nome não traduzido até o momento). Além disso, há as seguintes condições ligadas ao anúncio de posse do Território:
Condições para o Anúncio de Posse do Território:
  • As Fortalezas do Território (Territory Fortress) devem estar aliadas ao Castelo. (Border Fortress não contam)
  • A quest [領主正道] deve ter sido completada com sucesso;
  • A Posse deve ser anunciada pelo menos 2 horas antes do início da Guerra Territorial.
Após o anúncio da Posse:
  • O Clã que anunciou a posse do território pode evoluir até o Nível 11;
  • Todos os NPCs terão a crest do clã dominante ao lado de seus nomes (como se fossem membros do clã);
  • As quantidades máximas de compra e venda de sementes e colheitas são aumentadas em 10%.
A Perda da Posse pode ocorrer com:
  • Dissolução do Clã;
  • Perda da posse sobre o Castelo do Território.
Após a perda da posse, todos os efeitos e benefícios a ela relacionados desaparecem.


Guerra Territorial

Fase Pré-Guerra:
  • As Guerras Territoriais sempre ocorrerão na mesma semana das Sieges dos Castelos. Ou seja, uma vez a cada duas semanas;
  • O horário das Guerras Territoriais será sempre das 20:00~22:00, aos Sábados. (como consequência deste horário, todas as Sieges dos Sábados passarão a ocorrer aos Domingos).
Início da Guerra Territorial:
  • O início das Guerras Territoriais ocorrerá independentemente do anúncio de posse ter, ou não, sido realizado. Quando chegar a hora marcada para a Guerra, ela começará.
Alistando-se para o combate:
  • O Alistamento pode ser feito no NPC "Mercenary General" do Território desejado, diante do Castelo do respectivo território;
  • Você pode se alistar como indivíduo, ou como clã;
  • Alistamento de Clã: Membros de clã com as permissões adequadas podem alistar o clã inteiro para a Guerra, através do menu de Clã;
  • Alistamento Individual: Só requer falar com o NPC
  • O alistamento deve ocorrer até 2 horas antes da Guerra começar;
  • O clã que possui o Território estará automaticamente alistado.
Início da Guerra Territorial:
  • A partir do momento em que a Guerra começa, todas as Fortalezas e Castelos tornam-se Campos de Batalha;
  • Personagens não-alistados que estejam dentro dos Campos de Batalha serão automaticamente teleportados para fora das áreas;
  • O Clã que possui o Território, assim como seus Clãs Aliados podem erguer Bandeiras e Postos Avançados dentro dos Campos de Batalha;
  • Outros Clãs participantes podem erguer somente Bandeiras normais;
  • Os portões dos Castelos e Fortalezas não podem ser atacados;
  • A partir dos 10 minutos antes de começar a Guerra, canais de Siege podem ser abertos (usando ^ para este chat);
  • Canais de Siege serão fechados automaticamente após passados 10 minutos do final da Guerra;
  • No início da Guerra, surge uma Relíquia em cada Castelo e uma Catapulta em cada Fortaleza;
  • Os equipamentos dos NPCs defensores ficarão melhores a cada contrato existente, além do primeiro, entre Castelo e as Fortalezas de cada Território.
Regras da Guerra:
  • Haverão 3 tipos de relacionamentos em Campo de Batalha diferenciados [Aliados / Inimigos / Neutros] (similar às Sieges)
  • Clãs alistados pelo Território, assim como seus clãs aliados serão considerados [Aliados]
  • Todos os outros personagens alistados em outros Territórios são considerados [Inimigos]
  • Personagens não-alistados são considerados [Neutros]
  • Todos os personagens alistados terão uma flag sobre si, demonstrando sua facção, em relação à sua;
  • Não é possível atacar, de nenhuma forma os personagens marcados como [Aliados];
  • Todos os personagens marcados como [Inimigos] e [Neutros] podem ser atacados livremente;
  • Ataques que causem danos em área não afetarão alvos do grupo [Aliados], nem poderão ser centrados nestes de forma alguma;
  • Contadores de PK/PVP não aumentarão dentro do Campo de Batalha;
  • Clãs em Guerra não causarão aumento nas contagens de PK uns dos outros;
  • Personagens não alistados ficarão com flag de 'pvp' por 120 segundos ao deixar o Campo de Batalha;
  • Personagens alistados não perderão itens, nem receberão Penalidade de Morte ao morrerem nos Campos de Batalha;
  • Personagens não-alistados receberão penalidades normais ao morrerem nos Campos de Batalha;
  • Personagens alistados terão as seguintes opções de retorno, ao morrerem (somente as opções aplicáveis):

    'Clan Hall', 'Closest Village', 'Clan Area'(Clan Fortress, Clan Castle, etc), 'Frontal Base'


Base Frontal

  • O Lorde do Castelo pode construir uma base frontal;
  • O Líder do Clã deve usar 120 [Gemstone: B-Grade] para criar a Base;
  • Somente uma base pode ser construída, mas ela pode ser demolida pelo líder e reconstruída em outro local;
  • Não há como destruir uma Base Frontal;
  • A área em torno da Base dará aos personagens do grupo [Aliados] um bônus adicional e cumulativo de 100% nas regenerações de HP e MP;
  • [Aliados] podem escolher reviver na Base Frontal ao morrerem;
  • Após o final da Guerra, a Base desaparecerá automaticamente.


Condições
de Vitória:

Relíquia Sagrada do Território
  • A Relíquia aparecerá nos Castelos no início da Guerra;
  • Para tomar a Relíquia inimiga, é necessário entrar no Castelo e Destruir a Relíquia;
  • Ao tomar a Relíquia inimiga e levá-la até a Base Frontal [Aliados], você reclama posse da Relíquia;
  • Após reclamar posse da Relíquia, ela reaparecerá dentro do Castelo [Aliados];
  • A posição de uma Relíquia tomada e cuja posse foi reclamada fica demonstrada no mini-mapa;
  • Se o personagem que estiver com a Relíquia morrer ou for desconectado, a mesma cairá no chão.
* Em resumo: É similar a um Capture the flag. As tropas de cada Território tentam invadir os Castelos dos outros Territórios e trazer as Relíquias de lá para suas próprias Bases Frontais, ao mesmo tempo em que tentam defender os seus respectivos Castelos.

* Em resumo 2: Tome a Relíquia alheia e traga-a para sua base - OU - defenda o seu próprio Castelo para não perder a própria Relíquia, assim como quaisquer outras que tenham sido conquistadas no processo.

Catapultas
  • Ao começar a Guerra, Catapultas aparecerão nas Fortalezas;
  • Personagens [Inimigos] podem destruir as Catapultas;
  • Assim que as Catapultas são destruídas, todos os NPCs de defesa desaparecem, as portas do Castelo do Território são abertas e as defesas da Fortaleza são desativadas.

    *Em resumo 3: Para poder entrar nos Castelos, como os portões não podem ser atacados, é necessário concentrar-se primeiro em destruir as Catapultas das Fortalezas, para depois poder atacar os Castelos e tomar as Relíquias. Logo, a Defesa das próprias Fortalezas também é prioritária.



Mercenários


Requisitos para a participação como Mercenário:
  • Todos os personagens alistados podem participar como Mercenários, exceto os membros dos clãs/alianças detentores de Castelos.

Mudança no nome do personagem:
  • Os personagens alistados podem comprar um [Mercenary Certificate] do NPC "Mercenary General". Este item serve para mudar o nome e aparência do personagem, escondendo sua verdadeira identidade;
  • Este item pode ser usado a partir dos 10 minutos antes de começar a Guerra. O status do personagem alterado voltará ao normal após transcorridos 10 minutos do final da Guerra;
  • Chat Normal e Shouts mostrarão o nome falso do personagem transformado;
  • Cuidado! Janelas de Trade e Party continuarão exibindo o nome verdadeiro do personagem;
  • Mesmo em caso de morte ou desconexão do personagem, o nome falso permanecerá;
  • Durante o período de nome alterado, o personagem não poderá usar Common Craft, Dwarven Craft ou abrir Lojas.

Transformação: Mercenary:
  • Ao começar a guerra, personagens de nível 40+ poderão comprar um Mercenary Transformation Scroll, no "Mercenary General";
  • O personagem fica impedido de ganhar Xp ou Sp durante a transformação, inclusive por party, mas pode ganhar fama;
  • Se um personagem completar a quest [Way of a Mercenary], ele pode comprar uma transformação superior;
  • A duração da Transformação é de 30 minutos, só
    podendo ser cancelada voluntariamente pelo jogador. Mesmo a morte não
    cancela a transformação antes do final da duração.

Restrições de Participação:
  • Personagens em estado PK (nome vermelho) - incluisive personagens de posse de alguma das Espadas Demoníacas - e participantes das Olympiads não podem usar esta transformação.



Recompensas

Habilidades Territoriais
  • Territórios diferentes concedem habilidades diferentes, de acordo com as relíquias possuídas pelo Território.
  • Ao final da Guerra, todos os membros dos clãs alistados (exceto membros que estejam na Academia) recebem as respectivas habilidades territoriais
  • As habilidades serão afetadas tanto pelas relíquias obtidas, quanto por sua quantidade.
  • Se você tiver 1 relíquia no castelo do seu território, você receberá 1 habilidade. Tendo X relíquias, você receberá X habilidades.
  • Tabela de Habilidades Territoriais:
  • A mudança de liderança de um Clã residente não afeta a quantidade de relíquias ou as habilidades territoriais;
  • Informações completas sobre as relíquias podem ser conferidas no Mini-mapa.


Produtos do
Território:
  • Personagens alistados podem falar com o "Territory Manager" para comprar produtos do Território, tais como:



  • A compra destes produtos requer [Territory Badge] + [Adena]
  • Os itens abaixo podem ser comprados no "Mercenary General"



  • Capas só podem ser equipadas por membros do Clã residente de um Castelo. É um item S84, que requer o rank de Knight ou superior para ser equipado.

Insígnias do Território:
  • Quests iniciadas a partir do "Territory Manager" podem ser realizadas durante a Guerra Territorial. Ao completar estas quests, o personagem receberá diferentes Insígnias ([Territory Badge]), de acordo com o Território ao qual se encontra alistado no momento.
  • Quests de [Territory War] pertencem uma nova categoria especial de quests criada a partir desta Crônica.

Status de Realeza:
  • Personagens podem usar [Territory Badges] para candidatar-se ao status de Royalty ("Realeza");
  • Não é necessário ter uma subclasse para adquirir o status de Royalty


Vídeo meio tosquinho de uma Territory War. Prêmios para quem conseguir definir alguma coisa. ^^